sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Newsletter do Blog da CNBB

 

Blog da CNBB


Pastoral Carcerária lembra 20 anos do massacre do Carandiru

 
 

Para relembrar o Massacre do Carandiru, que completa 20 anos nesta terça-feira, 2 de outubro, a Pastoral Carcerária e movimentos sociais vão fazer um ato na Praça da Sé, a partir das 15h, no centro da capital paulista. Leia a denúncia das lideranças e a recordação de um dos mais graves crimes contra a população brasileira.
O primeiro ato, ecumênico, terá início na Catedral da Sé. Cerca de uma hora depois, na Praça da Sé, acontece um ato político-cultural.

No dia 2 de outubro de 1992, policiais invadiram o presídio do Carandiru durante uma rebelião e mataram, com uso de metralhadoras, fuzis e pistolas, ao menos 111 presidiários. Até hoje, ninguém foi responsabilizado pelos crimes.

"O ato não é apenas um resgate da memória dos 20 anos do Carandiru, uma situação clara de que não esquecemos e não esqueceremos jamais do que aconteceu, mas é também uma denúncia pública sobre todas essas políticas de massacre das populações periféricas, pretas e pobres, que ainda acontece nos dias de hoje", disse Rodolfo Valente, advogado da Pastoral Carcerária em São Paulo e integrante da Rede 2 de Outubro.

A denúncia, segundo Valente, não é só do Massacre do Carandiru. "É também uma denúncia ao massacre dos Crimes de Maio, ao Massacre de Eldorado do Carajás", disse.

Nos ataques comandados pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) de 2006, que ficaram conhecidos como Crimes de Maio e que ocorreram entre os dias 12 e 20 de maio daquele ano, 493 pessoas foram mortas, entre elas, 43 agentes públicos. Um estudo feito pela organização não governamental (ONG) Justiça Global, divulgado no ano passado, apontou que, em 71 desses casos, houve fortes indícios do envolvimento de policiais que integram grupos de extermínio.

Já em Eldorado dos Carajás, no Pará, a ação da Polícia Militar causou a morte de 21 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Dezenove sem-terra morreram no local e dois a caminho do hospital. As mortes ocorreram durante o confronto com a polícia no quilômetro 96 da Rodovia PA-150, na chamada Curva do S.

No sábado (6), os movimentos sociais também pretendem fazer uma caminhada cultural, marcada para ocorrer no Parque da Juventude, onde antes estava instalado o Complexo Penitenciário do Carandiru.
Fonte: Agencia Brasil (matéria de Elaine Patricia Cruz)

Nota de pesar pelo falecimento de dom Antônio Maria Mucciolo

 


Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, emitiu neste domingo, 30 de setembro, nota de pesar em nome da Conferência pelo falecimento do arcebispo emérito de Botucatu (SP), dom Antônio Maria Mucciolo. A missa exequial será celebrada na manhã desta segunda-feira, 1 de outubro, na catedral mteropolitana e, em seguida, acontecerá o sepultamento na cripta da catedral.
Leia a íntegra da nota abaixo:
Nota de falecimento de dom  Antônio Maria Mucciolo
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebe, com pesar, a notícia do falecimento do arcebispo emérito de Boticatu (SP), dom Antônio Maria Mucciolo e se solidariza, na fé, com os familiares, com dom Maurício Grotto e com as comunidades por onde esse nosso Irmão deixou rastros do seu trabalho apostólico.
Dom Mucciolo deixa-nos um legado de grande empenho pelo anúncio do evangelho pelos meios de comunicação social, especialmente pela Televisão. Ele dedicou vários anos do seu ministério episcopal ao cuidado de fazer com que o testemunho e a palavra da fé fosse traduzida para um veículo no qual a imagem é uma expressão importante da mensagem. Dom Mucciolo tem seu nome associado particularmente à formação e consolidação da Rede Vida de Televisão e esteve presente, nos últimos, anos em sua programação religiosa.
O lema escolhido para seu serviço no episcopado "Sentire cum Ecclesia" (sentir com a Igreja) representa uma marca espiritual do trabalho que realizou, com alegria, junto ao povo primeiramente na diocese de Barretos (SP) e, depois, na arquidiocese de Botucatu. E mesmo depois de sua renúncia, em 2000, dom Mucciolo continuou ativo e vibrante no trabalho de evangelização.
Rezamos pelo nosso Irmão que parte para a eternidade, agradecidos ao Pai que nos deu de presente a companhia e o serviço de um homem extraordinário que tanto lutou pela causa da expansão do Reino.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário geral da CNBB

Faleceu dom Antônio Mucciolo

 


A arquidiocese de Botucatu (SP) comunicou na tarde deste sábado, 29 de setembro, o falecimento do bispo emérito, dom Antônio Maria Mucciolo. A missa exquial, segundo informações da arquidiocese, será celebrada no dia 1 de outubro, as 9 horas da manhã, na catedral metropolitana.
Eis a biografia de dom Mucciolo apresentada no site da arquidiocese:

Dom Antônio Maria Mucciolo foi o 6° bispo e o 3° arcebispo da arquidiocese de Botucatu. Nasceu em Castel San Lorenzo, Itália em 01 de maio de 1923. Veio para o Brasil com um ano se fixando em São Paulo, depois Sorocaba. Entrou para o Seminário, matriculando no Seminário de Botucatu em 02 de fevereiro de 1937. Ordenou-se padre em em 04 de novembro de 1949, por dom José Carlos de Aguirre, na Capela do Seminário São Carlos Borromeu.
Nomeado bispo de Barretos (SP) em 26 de maio de 1977, foi ordenado em 15 de agosto de 1977 na Catedral de Sorocaba pelo núncio apostólico, dom Carmine Rocco. Posse em Barretos em 03 de setembro de 1977. Nomeado arcebispo de Botucatu em 28 de junho de 1989. Tomou posse em 09 de setembro de 1989. Criou várias paróquias. Ordenou um bom número de sacerdotes.
Construiu uma grande casa para os sacerdotes idosos denominada "Casa Cura D'Ars".
Colocou no ar a Rede Vida de Televisão. Deu impulso aos meios de Comunicação social. Deu impulso a Pastoral Vocacional. Desmembrou a Arquidiocese de Botucatu criando a nova diocese de Ourinhos em 30 de dezembro de 1998. Renunciou em 07 de junho de 2000. Atualmente era presidente da Rede Vida de Televisão.

Papa nomeia bispo de Caxias do Sul membro de Pontifício Conselho

 
O papa Bento XVI nomeou na manhã de sábado, 29 de setembro, o bispo de Caxias do Sul (RS), dom Alessandro Carmelo Ruffinoni, como membro do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes. Dom Alessandro Ruffinoni, nascido na Itália em 1943, é religioso da Congregação dos Missionários de São Carlos (scalabrinianos).
Dom Alessandro, ordenado em 1970 em Bassano del Grappa, na Província de Vicenza, veio para o Brasil em novembro de 1970. O bispo trabalhou como formador nos seminários das cidades de Casca, nos anos de 1971 a 1978; e de Guaporé, nos anos de 1979 a 1981. Em 1982, foi transferido para Porto Alegre, no CIBAI, e atuou até 1984 como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Pompéia. Em 1984 voltou à formação como animador vocacional, na cidade de Guaporé, até 1987.
Em 1988 deixou o Brasil para iniciar uma nova experiência missionária no Paraguai, na localidade de Ciudad del Este, onde atuou como formador e diretor do Centro Missionero Padre Luigi Valtulini. Neste período, foi por duas vezes vigário geral da Diocese de Ciudad del Este, em 1992 e em 1998. Em 1999, voltou para o Brasil como superior provincial da Província São Pedro, residindo em Porto Alegre até o ano de 2004.
Em 2005 foi destinado para Assunção, onde trabalhou na arquidiocese como coordenador da Pastoral dos Migrantes, até a nomeação de bispo. Em 18 de janeiro de 2006 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar de Porto Alegre, com o título episcopal de Fornos Maior. Foi vigário episcopal do Vicariato de Gravataí, responsável pelas Pastorais Sociais do regional Sul-3 da CNBB e bispo referencial da Pastoral dos Migrantes, de 2007 a 2011.
De maio de 2007 a maio de 2011, ele foi o bispo responsável a nível nacional na CNBB pela Pastoral dos Brasileiros no Exterior. Recebeu no dia 10 de dezembro de 2008 a Medalha do Mérito Farroupilha, outorgada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Em 16 de junho de 2010 o Papa o nomeou coadjutor da diocese de Caxias do Sul, e em 6 de junho de 2011, após a renúncia de dom Paulo Moretto, tornou-se o quarto bispo da diocese de Caxias do Sul.
Junto com dom Alessandro, como membro do mesmo Pontifício Conselho, também foi nomeado Dom Vjekoslav Huzjak, bispo de Bjelovar-Križevci (Croácia).
 

São Francisco de Assis, semente de paz! - Padre Léo Eterno

São Francisco de Assis, semente de paz!

 

O Papa João Paulo convocou os líderes religiosos do mundo inteiro para uma oração da paz. Onde? Em Assis. Por quê? Porque há oitocentos anos um jovem teve a coragem de ser um profeta da paz. Francisco não imaginaria que aquele gesto dele, de se despir diante do mundo, de encher-se de Deus e de se fazer um instrumento da paz lá em Assis, um cafundó do mundo, que aquilo fosse produzir sementes. 



Assis é uma cidade que tem a parte alta e a baixa. Assis era na parte baixa. A parte alta era onde ele ia rezar. Entre a parte alta e a parte baixa era uma pirambeira imensa. Então, quando a justiça italiana condenava alguém a morte, eles jogavam a pessoa ali. Era chamado o Buraco do Inferno. São Francisco nunca aceitou aquilo, mas não adiantava ele ir contra. Quem tem a paz não briga por seus ideais. Torna-se semente de paz. 

Com quarenta e quatro anos, tomado pela doença, Francisco fez com que os irmãos fizessem um juramento. Assim que ele morresse deveria ser jogado naquele buraco. Porque ele dizia: 

"Se existe alguém no mundo que merece ser jogado naquele buraco, essa pessoa sou eu." 


Quando ele morreu, cavaram um buraco na pedra, lá embaixo, e colocaram o seu corpo. No dia seguinte, o Papa mandou um emissário do Vaticano à Assis e comprou o terreno em volta. O buraco do inferno foi comprado pelo Vaticano. E em cima desse buraco foi construída a primeira basílica, e embaixo a segunda, e depois a terceira, onde está o túmulo de Francisco. Com o corpo de Francisco semeado, o Buraco do Inferno virou semente de paz para o mundo inteiro, inclusive oitocentos anos depois.

 Padre Léo - Trecho de pregação realizada na Comunidade Canção Nova.
 
 

Bethânia, um jardim nas mãos do Senhor! - Padre Léo Eterno

 

Bethânia, um jardim nas mãos do Senhor!

 
Deus plantou um jardim e colocou o homem e a mulher para usufruírem da bela natureza e vida plena, com a condição de trabalhar e cultivar o jardim. Mas também os criou livres para amar e obedecer ao seu Criador...

Deus está em todo o universo, em todo lugar, caminhando conosco, na trilha que nos leva à cura, à salvação. "Aliás, se você tiver a graça de estar numa pracinha florida... Basta contemplar as flores, nos falando o tempo todo do amor e da ternura de Deus... Basta olhar bem para um jardim e perceber que a flor é um lindo sinal de Deus para o mundo" (do livro: "Rastros de Deus"). 

O coração Bethânia bateu forte em Cachoeira Paulista, na sede da Canção Nova, nos dias 15 e 16 de Setembro de 2012, no "Encontro com a Comunidade Bethânia", com o tema: "Na trilha da Cura". Fomos chamados a dar passos, fazer a nossa parte, caminhar nessa trilha, segundo o coração de Jesus, para tomar posse da Cura Interior.
Padre André Luna, em sua pregação: "O amor coloca nos caminhos do Senhor", numa homenagem ao padre Léo, que era apaixonado por jardim, faz uma analogia da vida do homem que vai crescendo como as plantas de um jardim. As plantas de um jardim que demoram a se formar, mas é preciso, trabalhar a terra, cultivar, regar, podar... E depois de algum tempo vemos uma beleza sem igual. Assim é a nossa vida.

"No recanto de Lorena, esta semana, um trabalho intenso, toda a comunidade envolvida porque tínhamos uma meta: fazer um jardim e uma praça (praça padre Léo). No jardim se trabalha a vida, se restaura a vida e o coração". 

Este jardim ficará maravilhoso daqui a uns meses, com todos os cuidados especiais, assim como Deus cuida de nós. Do Coração de Jesus, ponto central do jardim, está o busto do padre Léo e em torno, a coroa de Cristo amarela.

Só vamos alcançar a plenitude da vida quando valorizarmos a Criação, e tudo o que nela contém, a natureza, a importância de uma planta, a beleza e o perfume de uma flor... Ao contemplarmos uma flor, vamos enxergar a sua beleza no rosto do irmão. Assim seremos um jardim nas mãos do Senhor.

O Poder da bênção! - Padre Léo Eterno

 

O poder da bênção!

 
Continuamos, hoje, nossa jornada rumo à graça de sermos libertos da maldição de toda contaminação maligna. E este texto de Efésios, capítulo 6, versículo 10 ( "Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder." ), é muito propício para que tenhamos a couraça, a armadura para nos revestirmos contra as ciladas do inimigo. 

E precisamos nos educar na verdade. E a verdade é um aprendizado, por isso precisamos buscar essa verdade. Jesus disse: "Eu sou a verdade". Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. 

 Graças a Deus, o Brasil tem buscado esta verdade e isso nós vemos porque o Brasil é um dos países que mais investe na evangelização através de livros, cds, etc... Na Europa, por exemplo, não há muito material religioso.



O Papa, ainda quando cardeal, lançou o compêndio do Catecismo da Igreja Católica, e para quê? Para melhorar nossas vidas, para tornar mais fácil o nosso estudo da doutrina da Igreja Católica.

Eu quero falar uma coisa muito triste, mas eu tenho de falar: A ignorância tem levado muita gente para o inferno.

Vocês, pais, eduquem seus filhos na fé. A bênção de Deus está nas mãos de vocês. Se o Papa Bento XVI, que virá ao Brasil em maio de 2007, colocar as mãos na cabeça do seu filho, essa bênção não é maior do que a bênção de vocês, pais. Não pense que você é o 'todo poderoso' e sair por aí distribuindo bênçãos. Você tem autoridade para abençoar seus filhos! Temos de retomar a força da bênção nas famílias.

O inimigo sabe que a bênção é muito importante e boa para os filhos, por isso tem tentado acabar com essa atitude tão bela e tão santa. Sendo assim, ele tem feito com que as pessoas levem as roupas de seus filhos a centros espíritas, benzedeiras etc., em vez de abençoarem elas mesmas os seus filhos.
Olha a sutileza que os meios de comunicação gastam para colocar no ar novelas espíritas! 

É realmente sutil, porque muitas vezes você chega em casa após sua jornada de trabalho, cansado, depois de ter trabalhado o dia inteiro, já chega em casa e busca um sofá para se deitar e já aproveita e liga a TV, que está passando a novela em determinado canal. Você nem viu e o 'encardido' já entrou ao assistí-la.

Você deve me perguntar: "Mas, Padre, só de assistir uma novela o demônio vem?" Da mesma maneira como você atrai muitas bênçãos através da TV, como por exemplo, através da Canção Nova, você pode atrair coisas ruins através dessas porcarias de novelas e de tantos outros programas.
O inimigo tem usado de duas coisas muito fortes para fazer as pessoas se perderem: as falsas doutrinas e a mídia (os programas de televisão). Seis horas da tarde, o horário do terço, a maioria da população está na frente da TV assistindo uma novela espírita. Você pode até dizer: "Não tem nada, não! Eu vou à Missa todo domingo, não tem problema, não".

O 'encardido' é muito sutil. Ele tem agido nessas pequenas coisas. Você não lê a Santa Bíblia, mas, a novelinha você não deixa de assistir um capítulo sequer.
Nós não temos a autoridade de ser exorcistas, mas nós temos o dever de fazer orações de libertação. Clame ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo; reze o terço Bizantino. Peça a Deus!

Se o seu marido é alcoólatra e você quer que ele seja curado, reze, peça: "Senhor, liberta meu marido do alcoolismo!".

Nós, da Comunidade de Bethânia, temos cinco momentos de oração. Rezamos muito! Isso porque sabemos que o demônio age e precisamos estar em ordem de batalha. Não podemos ser bobos de pensar que ele não existe.

"Pai Santo, Pai Querido, Pai Amado, liberta-nos de toda maldição. Nós acolhemos a graça da libertação, por isso, livremente, eu renuncio a todo objeto consagrado aos demônios, a toda marca do 'encardido' em minha vida; a toda maldição; a tudo aquilo que não vem de Ti, Senhor. Eu quero sair daqui hoje liberto."


Padre Léo - Pregação: O poder da bênção

Adquira na loja virtual da Comunidade Bethânia >> Clique aqui

Escolham o nome da anta =D

 
Notícias do mundo.

Nasceu, num Zoo da República Tcheca, um filhotinho de anta. Vejam só que liiiiiiiinda:




zoológico de Brno está pedindo sugestões pro nome do novo bebê. 

Vamos ajudar a escolher? =D


Close no filhote de anta e sua mamãe dando selinho estilo "Hebe":



Reparem na descrição no site:

 "Nativo das regiões de planície do norte e América do Sul central, antas brasileiras comem frutas, folhas, caules, brotos, pequenos ramos, ervas, plantas aquáticas, cascas de árvores, organismos aquáticos e cana, melão, cacau, arroz e milho das plantações . Eles são considerados vulneráveis ​​à extinção por causa da destruição de seu habitat." 

( QUEM SE IDENTIFICOU, LEVANTE A MÃO \o/  rsrsrsrsrsrs )

Leiam a notícia original, em inglês >> clique

( Aos que não foram alfabetizados em inglês, façam como nós: apelem pro São Google Tradutor hehehehe )


Pra quem ainda não entendeu o que uma notícia dessas faz num blog católico, vale lembrar que nosso eterno Pe. Léo nos chamava muitas vezes carinhosamente de "ANTAS". Abaixo, folder com explicação:


Nós, que fazemos o Blog Padre Léo Eterno, nos orgulhamos muito em nos identificarmos com termo ANTA que Pe. Léo usava. Todas vez que nos enxergamos "ANTA", nos compreendemos mais humanos e melhoramos. Quem nunca olhou pra si mesmo e pensou: COMO FUI ANTA, MUITO ANTA, SUPER ANTA, ULTRA ANTA?

Às vezes, alguém no twitter ou facebook do blog estranha maneira bem humorada que Pe. Léo tinha de nos evangelizar... Mas naum dá pra entender de alguém se sentir ofendido depois de ver fotos com coisa marlinda dessas, nenaum? =D


P.S: Nós, do blog, estamos disputando pra ter nosso nome colocado na anta. Mas eu achei a bichinha muito parecida com nosso colaborador JonANTAn, pq ele já carrega bichinho no nome =D

Terço Bizantino - Padre Marcelo Rossi

 

Ágape: amor incondicional, o amor generoso, o amor sem limites.

Adquira esta obra de evangelização em uma livraria próxima a você ou pela internet.

TERÇO BIZANTINO


CONFIANÇA


Terço Bizantino, uma oração simples que chega ao céu.


( DÉCIMO SEGUNDO DIA )


Terço Bizantino em Vídeo. Assistir



Ouça a Benção do Padre Marcelo Rossi. Ouvir

Amados,Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso o Pai † e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Paz e bem! Fique com Deus, e Evangelizem!

Padre Marcelo Rossi

Mensagem do dia 05 de Outubro de 2012 - Padre Marcelo Rossi

 

Ágape: amor incondicional, o amor generoso, o amor sem limites.

Adquira esta obra de evangelização em uma livraria próxima a você ou pela internet.



Se você pode imaginar, pode alcançar.



Se você pode sonhar, pode realizar.

Se você tem um sonho, você tem tudo.

Se você tem tudo, mas não tem um sonho, então tudo não quer dizer nada.

Ei!! Dia das crianças está aí, dê para sua criança o Agapinho, que vai levá-la
ao tudo, que é Jesus.

E se você ainda não teve a oportunidade de ver o DVD-Ágape Amor Divino,
veja, e todos seus sonhos serão realizados.



Um forte Agapinho!!!!





Lojas Americanas



Saraiva

 

EVANGELIZAR = FELICIDADE, SEJA FELIZ, EVANGELIZE !!!



Ouça a Benção do Padre Marcelo Rossi. Ouvir

Amados,Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso o Pai † e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Paz e bem! Fique com Deus, e Evangelizem!

Padre Marcelo Rossi


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...