segunda-feira, 4 de abril de 2011

Santo Isidoro - Santo do Dia

Santo Isidoro

4 de Abril


Santo Isidoro O santo de hoje é resultado de uma família de santos, gente que buscou a vontade de Deus em tudo.

Nasceu na Espanha no ano de 560, perdeu os pais muito cedo e ficou aos cuidados dos irmãos que, recebendo dos pais uma ótima formação cristã, puderam introduzir o pequeno Isidoro a este relacionamento com Deus.

Ele se deparou com muitos limites, por exemplo, nos estudos. E fugia desse compromisso.

No entanto, com a graça divina e o esforço humano, ele transcendeu e retomou os estudos, tornando-se um dos homens mais cultos, versados e reconhecido pela Igreja como doutor.

Santo Isidoro foi um homem humilde, de oração e penitência, que buscava a salvação das almas, a edificação das pessoas.

Com o falecimento de um irmão seu, foi eleito bispo em Sevilha, consumindo-se de amor a Cristo, no povo.

Santo Isidoro, rogai por nós!

Somente em Jesus você encontra vida em plenitude - HOMILIA DIÁRIA

Somente em Jesus você encontra vida em plenitude

Postado por: homilia

abril 4th, 2011
 

Estamos mais uma vez diante de um milagre ou simplesmente sinal, característica fundamental do Evangelho de Jesus segundo João. O Senhor, conforme narra o Evangelho, sai de Sua terra e vai a Galileia. Como era de se esperar, depois de tantos milagres e prodígios que fizera em Jerusalém, Cristo é bem recebido nessa região. E, por encontrar receptividade, continua fazendo milagres. É de salientar que, apesar de essa cidade [Galileia] ser uma região predominantemente gentílica, com presença de descendentes de colonos judeus, fora em Caná da Galileia que Jesus havia transformado a água em vinho por causa da fé daqueles homens.

Hoje, nesse trecho do Evangelho, salienta-se mais um sinal, um milagre. O milagre da vida como sendo o dom de Deus.

No Evangelho segundo João, Jesus – respondendo ao apóstolo Tomé – afirma com toda a Sua autoridade: "Eu sou a vida" (Jo 14,6). Muitas vezes, me pergunto sobre o profundo sentido dessa afirmativa. Em outro tópico, Ele parece completar o que ali está dito: "Eu vim para que todos tenham vida, e vida em plenitude" (Jo 10,10). Outra afirmação categórica de Jesus a Maria, irmã de Lázaro, é esta: "Eu sou a Ressurreição e a Vida" (Jo 11,25). Isso equivale a dizer: "Sou o princípio, o autor também da nova vida, após a morte".

Quem n'Ele procura a vida sempre a encontra. Veja a certeza com que pronuncia as belas palavras ao funcionário do rei: "Podes ir, que teu filho está vivo".

Para os homens com grande fé, como o alto funcionário do rei, novos céus e nova terra existirão. Porque, na verdade, reconhecem o Evangelho como Palavra de salvação eterna.

A plenitude da vida que Jesus nos veio trazer não se restringe aos horizontes fechados da vida presente, como pensavam muitos humanistas e utopistas. A vida humana, acima de tudo, é dom de DEUS: vem de Deus e se realiza na posse terrena e eterna de Deus. Foi essa a vida que o Altíssimo concedeu aos nossos primeiros pais e que Jesus Nazareno nos veio reconquistar pela Encarnação, pelo mistério de Sua Vida, Morte e Ressurreição. Por isso, Santo Agostinho afirma, com tanta propriedade: "O nosso coração está inquieto até que descanse em Vós".

Escolha, pois, a vida, descansando nos braços e no colo de Jesus para que tenha vida e vida em abundância.

Padre Bantu Mendonça
Fonte: Blog do Padre Bantu

Primeira leitura (Isaías 65,17-21) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Isaías 65,17-21)

Segunda-Feira, 4 de Abril de 2011
4ª Semana da Quaresma

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Assim fala o Senhor: 17Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. 18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria.
19Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. 20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos, passará por maldito. 21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 29) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 29)

Segunda-Feira, 4 de Abril de 2011
4ª Semana da Quaresma

— Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!
— Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

— Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!
— Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.
— Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!


Evangelho (João 4,43-54) - Liturgia Diária

Evangelho (João 4,43-54)

Segunda-Feira, 4 de Abril de 2011
4ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho.
Havia em Cafarnaum um fun­cionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Ca­farnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: "Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais". 49O funcionário do rei disse: "Senhor, desce, antes que meu filho morra!" 50Jesus lhe disse: "Podes ir, teu filho está vivo". O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.
51Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: "A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde". 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: "Teu filho está vivo". Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...