sexta-feira, 9 de abril de 2010

São Leopoldo Mandic - Santo do Dia

São Leopoldo Mandic

9 de Abril

 
São Leopoldo Mandic O santo de hoje foi um herói dos confessionários. Nasceu na Dalmácia (ex-Iugoslávia) no ano de 1866, dentro de uma família croata, que o formou bem para a vida com Deus e para o amor aos irmãos.

Foi discernindo sua vocação, e aos 16 anos tomou uma decisão: queria servir a Deus promovendo a reconciliação, a reunificação dos cristãos ortodoxos na Igreja Católica. E o Espírito Santo o encaminhou para entrar na vida franciscana.

Leopoldo tinha a saúde muito fragilizada e, ao mesmo tempo, aquele desejo de ir para o Oriente e promover a comunhão dos cristãos.

Ingressou na Ordem em 1884 e em 1890 já era Sacerdote. Seu pedido era insistente a seus superiores, para que o enviasse para essa missão de unificação, mas dentro do discernimento e de sua debilidade física, ele tinha que obedecer e ir de convento em convento, até que em 1909 chegou em Pádua, na Itália, no Convento de Santa Cruz.

Esse frade descobriu em cada alma o seu 'Oriente'. E por obediência e amor, atendia-os por horas, sempre em espírito de oração e de abertura aos carismas do Espírito Santo.

Com 76 anos partiu para o Céu, e hoje intercede por nós.

São Leopoldo Mandic, rogai por nós!

.


.

É o Senhor!* - HOMILIA DIÁRIA

É o Senhor!*

Postado por: padrepacheco

abril 9th, 2010

O Evangelho de hoje tira-se do apêndice do quarto Evangelho e relata uma aparição de Cristo ressuscitado a seis dos Seus discípulos às margens do lago de Tiberíades ou mar da Galileia, ao amanhecer de uma noite de pesca infrutuosa. Mas, seguindo as indicações de Jesus, a rede encheu-se de peixes. E embora fossem tantos, a rede não se rompeu ao ser arrastada até à margem, onde os esperava Jesus com pão e um peixe sobre as brasas, convidando-os para comer.
Nesta aparição do Senhor, às margens do lago, compreendidos os dois momentos: pesca e refeição, verificam-se todas as constantes das aparições pascais do Ressuscitado, exceto uma. Efetivamente, a iniciativa é de Jesus, que não é reconhecido de imediato pelos discípulos, mas depois, graças a uma palavra ou gesto Seu e mediante um processo gradual de fé.
Este processo é iniciado nesta ocasião "pelo discípulo que Jesus tanto amava", João, que diz a Pedro: "É o Senhor!" Certeza essa de que participam a seguir os outros cinco discípulos ali presentes. "Senhor" é o título que a fé pascal da comunidade cristã primitiva deu a Cristo ressuscitado.
Mas à primeira vista falta uma das características das aparições de Cristo ressuscitado, isto é, o envio missionário. Dizemos à primeira vista porque, de fato, a missão está indicada no simbolismo missionário da barca, da pesca, da rede e dos peixes. Pormenores todos eles que apontam para a missão universal da Igreja, herdada de Cristo e iniciada por aqueles a quem Jesus constituiu "pescadores de homens" e que agora trabalham comunitariamente e veem como transborda de peixes a sua rede.
A Igreja missionária, que tem presente o aviso de Cristo na comparação da videira e dos ramos: "Sem mim nada podeis fazer" (Jo 15,5). Porque, porém, estava ausente Jesus e o Seu mandato missionário: "Lançai a rede", resultou que ficaram vazias as redes dos apóstolos na primeira tentativa.
Igualmente, a refeição fraterna que se seguiu à pesca deve entender-se em termos de chave Eucarística. É o segundo nível de leitura do Evangelho de hoje. Quando os discípulos despejaram a rede, que não se rompe apesar do grande numero de peixes – pormenor que acentua a unidade da Igreja dentro da sua plural universalidade -, Jesus convida-os a comer do pão e do peixe que Ele lhes preparou sobre as brasas, assim como dos peixes que acabam de pescar.
A todos nós diz Jesus neste dia da Páscoa: "Lançai a rede", isto é, "estai a serviço da minha missão redentora entre os vossos irmãos, os homens". Para esta missão nos remete à Eucaristia que continuamente celebramos em nossas comunidades.

Padre Pacheco

Comunidade Canção Nova

*Cf. B, CABALLERO. A Palavra de cada dia. p. 185-186. Paulus: 2000.

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 4,1-12) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 4,1-12)

Sexta-Feira, 9 de Abril de 2010
Oitava da Páscoa


Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, depois que o paralítico fora curado, 1Pedro e João ainda estavam falando ao povo, quando chegaram os sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e os saduceus. 2Estavam irritados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam a ressurreição dos mortos na pessoa de Jesus.
3Eles prenderam Pedro e João e os colocaram na prisão até o dia seguinte, porque já estava anoitecendo. 4Todavia, muitos daqueles que tinham ouvido a pregação acreditaram. E o número dos homens chegou a uns cinco mil.
5No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém os chefes, os anciãos e os mestres da Lei. 6Estavam presentes o Sumo Sacerdote Anás, e também Caifás, João, Alexandre, e todos os que pertenciam às famílias dos sumos sacerdotes. 7Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogavam: "Com que poder ou em nome de quem vós fizestes isso?"
8Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: "Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, – aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos – que este homem está curado, diante de vós. 11Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 117) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 117)

Sexta-Feira, 9 de Abril de 2010
Oitava da Páscoa


— A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular.
— A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! "Eterna é a sua misericórdia!" A casa de Israel agora o diga: "Eterna é a sua misericórdia!" Os que temem o Senhor agora o digam: "Eterna é a sua misericórdia!"
— A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravilhas ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!
— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade! Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!


Evangelho (João 21,1-14) - Liturgia Diária

Evangelho (João 21,1-14)

Sexta-Feira, 9 de Abril de 2010
Oitava da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: "Eu vou pescar". Eles disseram: "Também vamos contigo". Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: "Moços, tendes alguma coisa para comer?" Responderam: "Não".
6Jesus disse-lhes: "Lançai a rede à direita da barca, e achareis". Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: "É o Senhor!" Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: "Trazei alguns dos peixes que apanhastes".
11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: "Vinde comer". Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Desculpite - Mensagem do dia 09 de Abril de 2010 e Terço Bizantino

 
MENSAGEM E TERÇO BIZANTINO


MENSAGEM


Desculpite


Como é que é? O que é isso Padre ? Existe em português?

Desculpa, mas eu sou velho demais.

Há! Eu sou jovem demais.

Há! Eu sou gordo demais, fraco demais. Eu não tenho boa educação.

Há! Meu currículo é bom demais.

Feio demais. "Bonito demais.

Há! eu sou negro. Há, sou branco, sou amarelo.

Sou rico, sou pobre, sou muito inexperiente.

Há! eu tenho muita experiência.

Eu sou um homem, eu sou uma mulher.

Eu não tenho sorte, eu sou sempre perseguido.

Quando as pessoas querem usam qualquer coisa como desculpa, qualquer coisa mesmo.

Ei tome uma vacina contra a desculpite ( vamos usar esta palavra que em português não existe ).

Assuma o controle de sua vida, desperte o líder que há em você e se surpreenda com os resultados.

Isso mesmo ficar parado, fugir da responsabilidade não leva a nada, seja responsável. Como Padre?

Como líder! Evangelizando de Coração.




TERÇO BIZANTINO.


TERÇO BIZANTINO - PÁSCOA


Terço Bizantino, uma oração simples que chega ao céu.


( SEXTO DIA )


Terço Bizantino em Vídeo. Assistir


Terço Bizantino em Áudio. Ouvir

***

Ouça a Benção do Padre Marcelo Rossi. Ouvir

Amados,Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso o Pai † e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Paz e bem! Fique com Deus, e Evangelizem!

Padre Marcelo Rossi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...