quinta-feira, 1 de abril de 2010

Nossa Lista de Nunca Mais - Mensagem do dia 01 de Abril de 2010 e Terço Bizantino

 
MENSAGEM E TERÇO BIZANTINO


MENSAGEM


Nossa Lista de Nunca Mais


- Nunca mais direi "não posso", pois "tudo posso naquele que me fortalece" ( Fil 4, 13 ).

- Nunca mais direi que "não tenho", pois "o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus,

cada uma de minhas necessidades" ( Fil, 4, 19 ).

- Nunca mais direi que "tenho medo", "porque Deus não nos tem dado um espírito de covardia, mas de poder,

de amor e de moderação" ( II Tim ( 1, 17 ).

- Nunca mais direi que "tenho dúvidas ou falta de fé", porque eu tenho "a medida da fé que Deus repartiu

a cada um " ( Rom 12, 3 ).

- Nunca mais direi que sou fraco, porque "o Senhor é a fortaleza da minha vida" ( Sal 27, 1 ) e "o povo que conhece

ao seu Deus se tornará forte e ativo" ( Dan 11,32 ).

- Nunca mais temerei a Satanás, porque "maior é aquele que está em mim do que aquele que está no mundo"

( I João 4, 4 ).

- Nunca mais direi que estou derrotado, porque Deus "em Cristo sempre me conduz em triunfo" ( II Cor 2,14 ).

- Nunca mais direi que "não tenho sabedoria", pois "Cristo Jesus... derramou-a sobre mim" ( I Cor 1, 30 ).

- Nunca mais direi que estou doente, pois "pelas suas pisaduras fui sarado" ( Is 53, 5 ) e Jesus "mesmo tomou

as minhas enfermidades e carregou com as minhas doenças" ( Mat 8, 17 ).

- Nunca mais direi que "estou preocupado" e frustrado, pois estou "lançando sobre Ele toda a minha ansiedade

porque Ele tem cuidado de mim" ( I Pe 5, 7 ).

Em Cristo estou livre de cuidados.

- Nunca mais direi que "estou preso", pois, "onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade" ( II Co 3, 17 ).

Meu corpo é o templo do Espírito Santo!

- Nunca mais direi que "estou condenado", pois "já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

( Rom 8, 1 ).

Estou em Cristo, portanto estou livre de condenação.

Evangelize...




TERÇO BIZANTINO.


TERÇO BIZANTINO - SEMANA SANTA


Terço Bizantino, uma oração simples que chega ao céu.


( QUINTO DIA )


Terço Bizantino em Vídeo. Assistir


Terço Bizantino em Áudio. Ouvir

***

Ouça a Benção do Padre Marcelo Rossi. Ouvir

Amados,Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso o Pai † e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Paz e bem! Fique com Deus, e Evangelizem!

Padre Marcelo Rossi

Santo Hugo de Grenoble - Santo do Dia

Santo Hugo de Grenoble

1 de Abril

Santo Hugo de Grenoble O santo de hoje,nasceu em Castelo Novo, na França, no ano de 1053. Fez toda uma caminhada de formação, tornou-se sacerdote e depois foi levado ao Papa Gregório VII para ser ordenado Bispo.

Ele disse o seu 'sim'. Assumiu o bispado em Grenoble e se deparou com uma realidade do clero, leigos e famílias, que precisavam de uma renovação no Espirito Santo.

Na oração, na penitência, no sacrifício, nas vigílias, junto com outros irmãos, ele foi sendo esse sinal de formação, e muitas pessoas foram abraçando e retomando o Evangelho.

Passado um tempo, Hugo se retirou para um Mosteiro Beneditino, mas por obediência a um pedido do Papa, retornou à Diocese.

Homem zeloso pela comunhão da Igreja, participou do Concilio em Viena e combateu a toda a mentalidade que buscava um 'cisma' na Igreja, e com outros bispos, semeou a paz, fruto da verdade.

De tantos sacrifícios que fez, oferecendo pela Igreja e salvação das almas, ficou muitas vezes doente, mas não desistia. Diante de sua debilidade física, Papa Inocêncio II o dispensou. Passado um tempo, com quase 80 anos, veio a falecer.




.

A Ceia do Senhor* - HOMILIA DIÁRIA

A Ceia do Senhor*

Postado por: padrepacheco

abril 1st, 2010
 

Hoje é um dia memorável na vida de uma comunidade cristã. Quinta-feira única no ano litúrgico. Se a Celebração Eucarística é sempre memorial da Morte e Ressurreição do Senhor, hoje o é mais, se é que isso é possível. Durante quarenta dias, preparamo-nos para a Páscoa, que hoje começa com o  Tríduo  Pascal, cujo centro celebrativo é o mistério da redenção humana pela Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. O Tríduo Pascal evidencia a união inseparável que existe entre a teologia da cruz e a teologia da glória, como se representa visivelmente em Jesus Ressuscitado, mostrando aos Seus discípulos os sinais da cruz no Seu Corpo glorioso. Hoje celebramos a instituição da Eucaristia por Jesus na Santa Ceia de despedida dos Seus discípulos, na véspera de Sua Paixão. Tarde cheia de recordações, palavras de despedida, sinais sacramentais e gestos de profundo sabor fraterno.

Entre os temas principais que se destacam na liturgia de hoje: Eucaristia, sacerdócio ministerial e amor fraterno na comunidade cristã, o primeiro e determinante dos outros é a Eucaristia, memorial da Paixão e Morte do Senhor até que Ele volte de novo, e nova Páscoa ou Banquete  Sacrifical do povo cristão, que vem substituir a Ceia Pascal judaica, memorial de libertação.

A Ceia do Senhor é situada por alguns teólogos como o nascimento da Igreja, pois é evidente que o mandato de Jesus: "Fazei isto em memória de mim" origina a repetição da Eucaristia e, portanto, a convocação permanente da assembleia eclesial através dos tempos. Do mesmo modo, esse mandato e desejo de Cristo de repetir a sua Ceia Eucarística é possível na comunidade graças ao ministério sacerdotal dos bispos e presbíteros em continuidade com os apóstolos do Cenáculo.

No decorrer da Última Ceia, Jesus disse aos discípulos: "Resta-me pouco tempo para estar convosco. Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. O sinal pelo qual conhecerão que sois meus discípulos será que vos amais uns aos outros". O amor fraterno ou mandamento de Jesus aparece como sinal visível da comunidade cristã. Será o que a identifica perante o mundo.

Há dois gestos na Ceia do Senhor que apontam o amor fraterno: o ato do Lava-pés dos apóstolos por Jesus e a mesa comum, que se torna Eucaristicamente e, pela primeira vez, o Seu Corpo e o Seu Sangue. Ambos os gestos são expressão de serviço, amor e entrega por parte de Cristo e convite para que nós façamos o mesmo, pois a ambos aplica Jesus o mandato de os repetir em memória e a exemplo d'Ele.

O amor do Senhor não ficou apenas em palavras, nem sequer nestes dois sinais: Eucaristia e Lava-pés, mas passou à ação: Cristo deu a vida pelos Seus amigos e por todos nós. De fato, é o amor o que dá perspectiva e a profundidade de espaço ao quadro da Quinta-feira Santa. Naquela tarde, realizaram-se duas entregas bem diferentes. Jesus dá-se aos amigos na Eucaristia: "Este pão é o meu Corpo, que se entrega por vós; este vinho é o meu sangue, derramado por vós". A esta doação sem reservas Judas responde com a traição, que o Senhor já conhecia: "Um de vós vai entregar-me".

Dar-se a si mesmo, como Jesus, ou vender o irmão, como Judas, é o paradoxo que constantemente nos apresenta a vida. A nossa opção de cristãos não pode ser outra a não ser a de Jesus em tal dia como hoje: amar os outros como Ele nos amou.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

*Cf. B, CABALLERO. A Palavra de cada dia. p. 169-170. Paulus: 2000.

 

Segunda leitura (1 Cor 11,23-26 ) - Liturgia Diária

Segunda leitura (1 Cor 11,23-26 )

Quinta-Feira, 1 de Abril de 2010
Ceia do Senhor


Primeira Carta de São Paulo apóstolo aos Coríntios:

Irmãos: 23O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória". 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória". 26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até ele que venha.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Primeira leitura (Êxodo 12,1-8.11-14 ) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Êxodo 12,1-8.11-14 )

Quinta-Feira, 1 de Abril de 2010
Ceia do Senhor


Livro do Êxodo:

Naqueles dias: 1O Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egito: 2"Este mês será para vós o começo dos meses; será o primeiro mês do ano. 3Falai a toda a comunidade dos filhos de Israel, dizendo: 'No décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro para cada casa. 4Se a família não for bastante numerosa para comer um cordeiro, convidará também o vizinho mais próximo, de acordo com o número de pessoas. Deveis calcular o número de comensais, conforme o tamanho do cordeiro.. 5O cordeiro será sem defeito, macho, de um ano. Podereis escolher tanto um cordeiro, como um cabrito: 6e devereis guardá-lo preso até ao dia catorze deste mês. Então toda a comunidade de Israel reunida o imolará ao cair da tarde. 7Tomareis um pouco do seu sangue e untareis os marcos e a travessa da porta, nas casas em que o comerem. 8Comereis a carne nessa mesma noite, assada ao fogo, com pães ázimos e ervas amargas. 11Assim devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. E comereis às pressas, pois é a Páscoa, isto é, a 'Passagem' do Senhor! 12E naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até os animais; e infligirei castigos contra todos os deuses do Egito, eu, o Senhor. 13O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue, passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora, quando eu ferir a terra do Egito. 14Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 115) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 115)

Quinta-Feira, 1 de Abril de 2010
Ceia do Senhor


— O cálice por nós abençoado/ é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.
— O cálice por nós abençoado/ é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.

—Que poderei retribuir ao Senhor Deus/ por tudo aquilo que ele fez em meu favor?/ Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.
— É sentida por demais pelo Senhor/ a morte de seus santos, seus amigos./ Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,/ mas me quebrastes os grilhões da escravidão!
— Por isso oferto um sacrifício de louvor,/ invocando o nome santo do Senhor./ Vou cumprir minhas promessas ao Senhor/ na presença de seu povo reunido.


Evangelho (João 13,1-15) - Liturgia Diária

Evangelho (João 13,1-15)

Quinta-Feira, 1 de Abril de 2010
Ceia do Senhor


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + escrito por João.
— Glória a vós, Senhor!

1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: "Senhor, tu me lavas os pés?" 7Respondeu Jesus: "Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás".
8Disse-lhe Pedro: "Tu nunca me lavarás os pés!" Mas Jesus respondeu: "Se eu não te lavar, não terás parte comigo".
9Simão Pedro disse: "Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça".
10Jesus respondeu: "Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos".
11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: "Nem todos estais limpos".
12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: "Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz".




- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Olhar para a Cruz - Padre Marcelo Rossi

 
MENSAGEM E TERÇO BIZANTINO


MENSAGEM


Olhar para a Cruz


Quando todos te condenarem, quando ninguém te escutar.

Olhe para a Cruz, e tenha certeza Jesus Perdoa, perdoa e perdoa.

Quando todos te abandonarem e ninguém te queira ver, olhe para a Cruz.

Olhe para a Cruz que ela o segue, ela o procura e ela o compreende.

Quando todos te negarem um pó, um beijo, um olhar.

Olhe para a Cruz, ela ampara, ela acarinha, pois quem olha para a Cruz encontra JESUS.

.

É agora gente, Tríduo Pascal.

Evangelize, Evangelize!

Vamos pescar almas para Jesus, através da Sua Cruz.




TERÇO BIZANTINO.


TERÇO BIZANTINO - SEMANA SANTA


Terço Bizantino, uma oração simples que chega ao céu.


( QUARTO DIA )


Terço Bizantino em Vídeo. Assistir


Terço Bizantino em Áudio. Ouvir

***

Ouça a Benção do Padre Marcelo Rossi. Ouvir

Amados,Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso o Pai † e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Paz e bem! Fique com Deus, e Evangelizem!

Padre Marcelo Rossi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...