terça-feira, 2 de março de 2010

São Simplício - Santo do Dia

São Simplício

2 de Março

São Simplício Papa da Igreja, pertencente ao clero de roma, o santo viveu mergulhado num contexto de grande instabilidade, seja por parte das heresias que rondavam a Igreja, como também por parte externa, da sociedade e do Império que estava para ruir.

Foi escolhido para sucessor de São pedro no ano de 468. Um homem de testemunho e oração, sensível aos ataques internos que a Igreja sofria por parte do nestorianismo - que buscava espalhar a mensagem entre os cristãos de que Cristo não teria nenhum ligação com Deus, negando o mistério da encarnação - e também o monofisismo, onde pregravam como verdade que a natureza divina suprimiu a natureza humana de Cristo.

Simplício se deparava com essa realidade, mas com autoridade, cheio do Espírito Santo e em comunhão com o Clero, se tornou cada vez mais canal da luz, que é Cristo, para essas situações.

São Simplicio demontrou com a vida que vale a pena caminharmos com o coração fixo na recompensa que o Senhor quer nos dar na Glória.

Faleceu em 483, e hoje intercede por nós.

São Simplício, rogai por nós!

Cuidemos com a hipocrisia - HOMILIA DIÁRIA

Cuidemos com a hipocrisia

Postado por: padrepacheco

março 2nd, 2010
 

Costumamos ouvir que "a Igreja manda" isso ou aquilo. Cristãos dizem que "a Igreja abusa" etc. Mas não são eles mesmos a Igreja? Muitos "cristãos" consideram a autoridade da Igreja como algo alheio à sua vida; e, chamando de "Igreja" apenas a cúpula eclesiástica, esquecem que eles mesmos são Igreja.

Que as autoridades religiosas nem sempre estão isentas de críticas, o sabemos pelos jornais de hoje e pelos profetas de antigamente. O profeta Malaquias, por exemplo, critica os sacerdotes por seus desvios. Eles praticam a discriminação entre as pessoas, esquecendo que Deus é o Pai de todos e que a Aliança é igual para todos. Jesus profere críticas semelhantes contra os doutores da lei e os fariseus – leigos que tinham "revezado" os sacerdotes na liderança religiosa do povo. Eles fazem tudo para sobrepujar os outros.

Na comunidade de Cristo não deve ser assim: um só é pai, Deus; e um só é líder, Cristo. No ser humilde está a verdadeira grandeza. O líder religioso não pode ser uma parede que separa Deus dos fiéis. Deve ser transparente , para não distorcer a visão sobre Deus. Deve ser "homem de Deus". Toda auto-exaltação é idolatria, pois só Deus é o Pai de todos.

Ora, contrariamente ao que o evangelho de hoje aconselha, os líderes religiosos católicos são chamados de "pai" ("padre"). Houve algum desvio do espírito de Cristo? A palavra de Cristo nos obriga a relativizar o termo "padre". Há uma maneira legítima de falar em "paternidade na fé". Mas Jesus lembra que, em matéria de religião, só Deus pode ser chamado de Pai, mesmo. No seu tempo, os mestres religiosos abusavam da dignidade de "pai" para exercer uma liderança autoritária e patriarcal.

Embora os pastores dos povo de Deus às vezes falhem, como humanos que são, essa não é a razão para abandonar a Igreja, a fé e a prática religiosa, como fazem alguns. Em certa ocasião um sacerdote espirituoso dizia aos seus fiéis: "certamente é uma pena que eu não pratique o que prego, mas seria muito pior se pregasse o que pratico".

Os sacerdotes e pastores da Igreja não são mais que substitutos do grande pastor e mestre que é Cristo; e ele não falha. O seu exemplo acompanhou a sua doutrina. A nossa fé não depende dos homens, mas de Deus e de sua palavra, que é verdade perene.

A condenação da hipocrisia religiosa por parte de Jesus é um aviso extensivo a todos os membros da comunidade cristã que devem seguir o seu exemplo, mas especialmente aos praticantes habituais, para evitar que a duplicidade, o fingimento e a impostura malogrem a sua boa vontade e o fulgor do seu testemunho.

Padre Pacheco,
Comunidade Canção Nova.

Primeira leitura (Isaías 1,10.16-20) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Isaías 1,10.16-20)

Terça-Feira, 2 de Março de 2010
2ª Semana da Quaresma

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos — diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. 19Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 49) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 49)

Terça-Feira, 2 de Março de 2010
2ª Semana da Quaresma

— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.
— Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!
— Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.
— Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Evangelho (Mateus 23,1-12) - Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 23,1-12)

Terça-Feira, 2 de Março de 2010
2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2"Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado".



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Padre Marcelo Rossi - Mensagem do dia 02 de Março de 2010 e Terço Bizantino

 
MENSAGEM E TERÇO BIZANTINO


MENSAGEM


Pedi a Deus


Pedi a Deus pra tirar minha dor. Deus me disse:

-"Não cabe a mim tirá-la,mas a você desistir dela."

Pedi a Deus pra que fizesse meu filho deficiente físico ficar perfeito. Deus me disse:

-"Não,seu espírito é perfeito,e o seu corpo é apenas provisório".

Pedi a Deus pra me dar paciência. Deus me disse:

-"Não, a paciência não é doada,é conquistada"

Pedi a Deus pra me dar felicidade. Deus me disse:

-"Não, eu lhe dou bênçãos, a felicidade depende de você."

Pedi a Deus pra me proteger do mal. Deus me disse:

-"Não,o sofrimento lhe separa dos conceitos do mundo e lhe traz pra mais perto de mim."

Pedi a Deus pra fazer meu espírito crescer. Deus me disse:

-"Não,você tem que crescer sozinho,mas eu lhe podarei para que possa dar frutos."

Pedi a Deus todas as coisas pra que eu pudesse gostar da vida. Deus me disse:

-"Não, eu lhe dou a vida pra que você possa gostar de todas as coisas".

Pedi a Deus pra ajudar a amar os outros tanto quanto ele me ama. Deus me disse:

-"Ah,finalmente você entendeu!!!!! AMA O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO".

DEMONSTRE QUE VOCÊ AMA O PRÓXIMO FALANDO DESSE MOMENTO.

Evangelize...




TERÇO BIZANTINO.


TERÇO BIZANTINO - QUARESMA


Terço Bizantino, uma oração simples que chega ao céu.


( DÉCIMO QUARTO DIA )


Terço Bizantino em Vídeo. Assistir


Terço Bizantino em Aúdio. Ouvir


 
Ouça a Benção do Padre Marcelo Rossi. Ouvir

Amados,Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso o Pai † e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Paz e bem! Fique com Deus, e Evangelizem!

Padre Marcelo Rossi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...