quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Santo Tomás de Aquino - Santo do Dia

Santo Tomás de Aquino

28 de Janeiro

Santo Tomás de Aquino Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia Católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: "Quem é Deus?".

A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.

Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.

Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade Eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.

Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado doutor Angélico, Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

Semeie a Palavra de Deus - HOMILIA DIÁRIA

Semeie a Palavra de Deus

Postado por: homilia

janeiro 27th, 2010

Marcos 4,1-20

As pessoas já estão preparadas só esperando que alguém vá lá e fale de Deus para elas. Hoje Jesus começa dizendo o seguinte: Escute, ó semeador, sai a semear. Se nós formos às roças, aos lugares onde se planta nós vamos ver que o semeador pega a semente e a joga. Penso que é isso que Jesus quer que façamos; jogar a semente, pois ela vai cair em algum lugar. Um dia ela vai dar fruto. Eu pego a Palavra e a "jogo" e ela vai ao coração de qualquer pessoa e uma vez que está lá ela vai crescer. Mas nós que somos os semeadores da Palavra de Deus temos de saber que ela tem poder de mudar qualquer coração. Quando eu leio a Palavra de Deus ao coração de alguém ela vai semear frutos.

"Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão" (Isaías 55,10).

A Palavra não volta sem ter produzido seu efeito. A Palavra de Deus precisa surtir efeito no coração daqueles que ainda não a ouviram. Antes de mais nada, é preciso que você acredite naquilo que você está dizendo.

"E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra. Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério."(II Timóteo 3, 15-17; 4,1-5)

Se hoje nós estamos aqui perseverando é porque as palavras da Sagrada Escritura um dia fizeram efeito em nosso coração. Quem produz salvação no coração do homem é a Palavra de Deus, por isso tem de ser direta. Toda a Escritura é inspirada pelo Senhor, portanto, cada palavra vai tocar o coração de quem a ouvir. O povo tem sede e tem fome da Palavra de Deus.

Esse negócio de viver dizendo que temos de anunciar a Palavra do Senhor com outras palavras não existe! Para o demônio quanto mais nós não falarmos de Jesus tanto melhor será para ele.

Tem muita gente que não persevera no Cristianismo porque vive atrás de novidade. A Palavra é a mesma ontem e por toda a eternidade ela será sempre a mesma. Você é chamado a se tornar um consagrado à Palavra de Deus, porque hoje os homens estão sendo levados pelas falsas doutrinas. O inferno está usando de todos os meios para que nós nos calemos, mas nós não podemos fazer  isso! Jesus disse que nós não devemos ter medo de quem pode matar o nosso corpo, mas sim, de quem pode matar a nossa alma. Feliz daqueles que forem perseguidos por causa do nome do Senhor, pois o Reino dos céus a eles está reservado. O Evangelho está aqui e é ele que nós devemos anunciar. Oportuna e importunamente precisamos usar a Palavra de Deus para isso.

Homilia de padre José Augusto
Missionário da Comunidade Canção Nova

Primeira leitura (2º Samuel 7,18-19.24-29) - Liturgia Diária

Primeira leitura (2º Samuel 7,18-19.24-29)

Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010
Santo Tomás de Aquino

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Depois que Natan falara a Davi, o rei entrou no tabernáculo 18foi assentar-se diante do Senhor, e disse: "Quem sou eu, Senhor Deus, que é a minha família, para que me tenhas conduzido até aqui? 19Mas, como isto te parecia pouco, Senhor Deus, ainda fizeste promessas à casa do teu servo para um futuro distante. Porque esta é a lei do homem, Senhor Deus!
24Estabeleceste o teu povo, Israel, para que ele seja para sempre o teu povo; e tu, Senhor, te tornaste o seu Deus. 25Agora, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste a teu servo e à sua casa, e faze como disseste! 26Então o teu nome será exaltado para sempre, e dirão: 'O Senhor todo-poderoso é o Deus de Israel'. E a casa do teu servo Davi permanecerá estável na tua presença. 27Pois tu, Senhor todo-poderoso, Deus de Israel, fizeste esta revelação ao teu servo: 'Eu te construirei uma casa'. Por isso o teu servo se animou a dirigir-te esta oração.
28Agora, Senhor Deus, tu és Deus e tuas palavras são verdadeiras. Pois que fizeste esta bela promessa a teu servo, 29abençoa, então, a casa do teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. Porque és tu, Senhor Deus, que falaste, e é graças à tua bênção que a casa do teu servo será abençoada para sempre".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 131) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 131)

Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010
Santo Tomás de Aquino

— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado; do juramento que ao Senhor havia feito e de seu voto ao Poderoso de Jacó:
— "Não entrarei na minha tenda, minha casa, nem subirei à minha cama em que repouso, não deixarei adormecerem os meus olhos, nem cochilarem em descanso minhas pálpebras, até que eu ache um lugar para o Senhor, uma casa para o Forte de Jacó!"
— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: "Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!
— Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que te dei!"
— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: "Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!"

Evangelho (Marcos 4,21-25) - Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 4,21-25)

Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010
Santo Tomás de Aquino

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21"Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça". 24Jesus dizia ainda: "Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...