domingo, 26 de julho de 2009

São Joaquim e Sant'Ana - Santos do Dia

São Joaquim e Sant'Ana

26 de Julho

São Joaquim e Sant'Ana Com alegria celebramos hoje a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant'Ana.

Em hebraico, Ana exprime "graça" e Joaquim equivale a "Javé prepara ou fortalece".

Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant'Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora.

Sant'Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galiléia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.

O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant'Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça.

A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.


São Joaquim e Sant'Ana...roguem por nós!

.

.

O GESTO DA CARIDADE, PARTILHA E SOLIDARIEDADE Jo 6,1-15 - HOMILIA DIÁRIA

O GESTO DA CARIDADE, PARTILHA E SOLIDARIEDADE Jo 6,1-15

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

julho 26th, 2009

Jesus sabe que o caminho dos homens é longo e que eles são fracos. Podem desfalecer enquanto caminham pelo mundo afora. É o que vemos no evangelho de hoje: Jesus tem pena daquele povo que já estava cansado e com fome. Assim, com pena de despedi-los neste estado, o Senhor realiza o portentoso milagre da Multiplicação dos pães. O que vinha a ser este milagre de Nosso Senhor? Uma figura da multiplicação de um pão muito mais excelente: vendo nossa fraqueza espiritual, Jesus, por amor, quer multiplicar um pão para alimentar nossa alma na caminhada para o céu: Ele mesmo na Santíssima Eucaristia!

A multidão seguia Jesus "porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes", no entanto, o Senhor tinha para com eles um zelo e um olhar de quem via todas as suas necessidades. Assim foi que logo ao enxergar a multidão que vinha ao seu encontro, Jesus lembrou-se de que eles deveriam estar com fome e precisavam alimentar-se. Jesus aproveitava todas as oportunidades para instruir os seus discípulos e para dar testemunho da bondade do Pai. Por isso, Ele os punha à prova a fim de medir a generosidade daqueles que caminhavam com Ele. Ele sabia que a multidão faminta não poderia aprender os mistérios do Pai e, ao mesmo tempo, exercitava os Seus discípulos a não se omitirem diante dos desafios e a se colocarem a mercê da providência do Pai. "Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?" Assim foi que questionados sobre o que teriam de fazer apareceu André que lhe deu notícia de alguém que tinha cinco pães e dois peixes. São lições que hoje servem para a nossa vida: Como alimentar tanta gente, tendo pouco? O que fazer? O que pensar? Desistir? Resmungar? Murmurar? Assim como os discípulos fizeram devemos também nós fazer: "Está aqui alguém que tem cinco pães e dois peixes, mas o que será isto para tanta gente?" "Fazei sentar as pessoas!" O que isto pode significar para nós? Quando nos sentamos em família, em comunidade e colocamos o pouco que temos nas mãos de Deus, quando juntamos os nossos poucos dons e os oferecemos ao Senhor o milagre acontece. Cada um de nós tem seu papel no diálogo, na compreensão, na serenidade, na partilha do amor. Quando nós nos colocamos nas mãos do Pai e nos dispomos a partilhar o que temos, com amor, Ele multiplica suas graças de provisão e nunca nos faltará nada.

Você tem vivido isto na sua família? Já percebeu na sua casa o que cada um tem para oferecer? Costuma sentar-se para fazer uma avaliação das suas possibilidades colocadas nas mãos de Deus? E o que é feito do milagre? Ele já aconteceu? Todo milagre é possível, porque Jesus se despiu de Sua glória e se tornou ser humano e habitou entre nós. Vemos nesse texto que Jesus estava sempre próximo da multidão, dando-lhes acesso por meio de sua convivência na sociedade. Jesus vivia no meio do povo: religiosos e pecadores, fariseus, sacerdotes, prostitutas, romanos, samaritanos, judeus, fenícios, ricos, pobres, fazendeiros, agiotas, lavradores, coletores de impostos, militares, pescadores, revolucionários, leprosos, cegos, aleijados, loucos, possessos, homens e mulheres. Jesus congraça com pervertidos, bêbados, adúlteros, tratantes e prostitutas. Jesus encontrava as pessoas onde elas estavam – seja um cego na beira da estrada, uma mulher no poço, agiota desiludido caminhando. Ele sempre aceitava o convite para passear, jantar, ir a sua casa, conhecer uns amigos, visitar doentes, ler a Bíblia, beber uma jarra de vinho numa festa etc. Assim, deves hoje sair do templo e ires conviver com as pessoas. Vá ao encontro das pessoas. Deves ser o milagre entre o povo.

Reveja as prioridades da sua agenda. As pessoas eram priorizadas na agenda de Jesus. Este é o contexto anterior ao milagre da multiplicação de pães e peixes que Jesus estava inserido: a) O dia havia sido exaustivo. b)  Jesus recebe a notícia do assassinato de João Batista. c)  Jesus sabe que Herodes perguntava por ele.  Jesus respirava ameaças de morte. d)  Jesus recebe seus discípulos contando tudo que tinham feito e ensinado, após serem enviados dois a dois. e)  Jesus não teve tempo de almoçar e nem de descansar. f) Mas, diante da multidão necessitada, Jesus reviu sua agenda. Ele permitiu que a necessidade da multidão carente se impusesse à sua. A compaixão venceu o luto, a ameaça de morte, a explosão de alegria, o cansaço e a fome. A compaixão é o instrumento de Deus para nos fortalecer para servir os pobres e necessitados. Fuja do ativismo religioso que prioriza templo, coisas, programações. Priorize sempre pessoas.

"Quem não serve para servir, não serve para viver". Pregue o evangelho para todo o mundo. Para falar de amor eu tenho que aprender a repartir o pão, chorar com os que choram e me alegrar com os que se alegram. Lembro-te que o serviço acontece como uma ponte que liga a palavra do evangelho pregada e a necessidade humana. E nós, os discípulos de Cristo, somos os construtores dessa ponte para transformar as vidas e salvar almas.

Pai, que a Páscoa de Jesus renove em mim a consciência de pertencer a teu povo, cuja existência deve se pautar pela caridade e pela partilha solidária.

Primeira leitura (2º Reis 4,42-44) - Liturgia Diária

Primeira leitura (2º Reis 4,42-44)

Domingo, 26 de Julho de 2009
17º Domingo do Tempo Comum


Leitura do Segundo Livro dos Reis:

Naqueles dias, 42veio também um homem de Baal-Salisa, trazendo em seu alforje para Eliseu, o homem de Deus, pães dos primeiros frutos da terra: eram vinte pães de cevada e trigo novo. E Eliseu disse: "Dá ao povo para que coma".
43Mas o seu servo respondeu: "Como vou distribuir tão pouco para cem pessoas?" Eliseu disse outra vez: "Dá ao povo para que coma; pois assim diz o Senhor: 'Comerão e ainda sobrará'".
44O homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Segunda leitura (Efésios 4,1-6) - Liturgia Diária

Segunda leitura (Efésios 4,1-6)

Domingo, 26 de Julho de 2009
17º Domingo do Tempo Comum

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 1Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes; 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor.
3Aplicai-vos a guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados.
5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. — Palavra do Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 144) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 144)

Domingo, 26 de Julho de 2009
17º Domingo do Tempo Comum

— Saciai os vossos filhos, ó Senhor!
— Saciai os vossos filhos, ó Senhor!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,/ e os vossos santos com louvores vos bendigam!/ Narrem a glória e o esplendor do vosso reino/ e saibam proclamar vosso poder!
— Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam/ e vós lhes dais no tempo certo o alimento;/ vós abris a vossa mão prodigamente/ e saciais todo ser vivo com fartura.
— É justo o Senhor em seus caminhos,/ é santo em toda obra que ele faz./ Ele está perto da pessoa que o invoca,/ de todo aquele que o invoca lealmente.


Confira: sugestão de melodia e cifra do salmo deste dia

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (João 6,1-15) - Liturgia Diária

Evangelho (João 6,1-15)

Domingo, 26 de Julho de 2009
17º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.
2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos.
4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5Levantando o olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: "Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?"
6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.
7Filipe respondeu: "Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um".
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9"Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?"
10Jesus disse: "Fazei sentar as pessoas". Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.
12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: "Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!"
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido.
14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: "Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo".
15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Padre Marcelo Rossi - Mensagens do dia 20 de Julho até 25 de Julho de 2009

 
O TEMPO DE DEUS


Um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho.

Alguém intrigado com aquele comportamento, lhe perguntou qual a razão daquele hábito. O nadador sorriu e respondeu:

- Há alguns anos eu era um professor de natação. Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim.

Certa noite, eu não conseguia dormir, e fui até a piscina para nadar um pouco. Não acendi a luz, pois a lua brilhava

através do teto de vidro do clube.

Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente.

Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz.

Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem.

Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado.

Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido na cruz para nos salvar pelo seu Precioso Sangue.

Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram à mente e me fizeram recordar do que eu havia aprendido

sobre a morte de Jesus.

Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos.

Finalmente desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água.

Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina.

Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido.

Tremi todo, e senti um calafrio na espinha.

Se eu tivesse saltado seria meu último salto.

Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida.

Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina, confessei os meus pecados e me entreguei a Ele, consciente

de que foi exatamente em uma cruz que Jesus morreu para me salvar.

Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me esquecer, sempre que vou até a piscina molho o dedão do

pé antes de saltar na água...


Queridos Deus tem um plano na vida de cada um de nós, não adianta querermos apressar ou retardar as coisas,

pois, tudo acontecerá no seu devido tempo e somente Deus pode guiar nossos passos!!!

Vamos nos entregar a Deus e pedir a intercessão de NOSSA SENHORAAAAAAAAAA.

***

PAI OCUPADO



- Alô! Meu pai tá ai?

- Seu pai? Mas quem é seu pai?

- Ué! Meu pai, marido da minha mãe...

- Eu sei, mas como é o nome dele?

- Bom, ai depende, né? Minha mãe chama o meu pai de "benzinho".

Eu chamo de Paiê. Já a minha avó chama de João...

- Tá bom, tá bom, garoto, mas como ele é?

- Ai também depende, né? De manhã, ele é bem apressado.

Se eu pergunto alguma coisa, ele diz que à noite a gente conversa.

Já de noite, ele diz que está cansado e diz que amanhã a gente conversa...

- Não foi isso o que eu perguntei. Eu quero saber como é ele fisicamente.

Com quem ele parece...

- Ah, bom! Minha avó diz que ele parece comigo...

Ou será que eu é que pareço com ele? Mas só que é

mais alto, assim ó... e tem bigode.

- Olha aqui garoto. Eu tenho mais que fazer. Passe bem.

- Que sujeito nervoso. Até parecia o meu pai... . Será que era ele???

***

A HISTÓRIA DA LAGARTA


Imagine uma lagarta.

Ela passa grande parte de sua vida no chão, observando os pássaros, indignada com seu destino e com sua forma.

Muitas vezes ela pensa: "Sou a mais desprezível das criaturas, feia, repulsiva, condenada a rastejar pela terra."

Um dia, entretanto, a Natureza pediu que fizesse um casulo.

A lagarta se assustou e naquele instante pensou que estivessem construindo para ela seu túmulo...

Já estava quase preparada para morrer...

Indignada com a vida que ela teve, reclamava novamente com Deus.

"Quando finalmente me acostumei com a terra, o Senhor me tirou o pouco que tenho."

Desesperada, se trancou no casulo e aguardou o fim de sua vida.

Alguns dias depois, tornou-se uma das mais lindas borboletas... Nem ela percebeu quão linda se tornou.


AMADOS, nesta semana não reclame com Deus dos problemas que surgem em sua vida, louve e agradeça

em cada dificuldade...

Não enchergamos a grandeza que existe por detrás do que Deus tem preparado para cada um de nós...

Vamos nos tornarmos borboletas

***

A ARANHA..


Uma vez um homem estava sendo perseguido por vários malfeitores que queriam matá-lo.

O homem, correndo, virou em um atalho que saia da estrada pelo meio do mato e, no desespero, elevou uma oração a

Deus da seguinte maneira:

- Deus todo poderoso fazei com que dois anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não

me matem!!!!!!

Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha

apareceu uma minúscula aranha.

A aranha começou a tecer uma teia na entrada da trilha.

O homem se pôs a fazer outra oração cada vez mais angustiado:

- Senhor eu pedi anjos, não uma aranha.

Senhor, por favor, com tua mão poderosa coloca um muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não possam

entrar e me matar...

Então ele abriu os olhos esperando ver um muro tapando a entrada e viu apenas a aranha tecendo a teia.

Os malfeitores estavam entrando na trilha, na qual ele se encontrava, e ele estava esperando apenas a morte.

Quando passaram em frente da trilha o homem escutou:

-Vamos, entremos nesta trilha.

-Não, não está vendo que tem até teia de aranha?

Nada entrou por aqui.

Continuemos procurando nas próximas trilhas.

Fé é crer no que não se vê e, é perseverar diante do impossível.

Às vezes pedimos muros para estarmos seguros, mas Deus pede que tenhamos confiança nele para deixar que

sua Glória se manifeste e faça algo como uma teia, que nos dá a mesma proteção de uma muralha.

Nunca desanime em meio às lutas, siga em frente, pois Deus disse:

"Diga ao fraco que Eu sou forte".

São nos momentos mais difíceis que encontramos em Deus a nossa força.

 
 
***

MENSAGEM DE AMOR DE UMA FILHA AO SEU PAI


Pai...

Eu quero que saibas que embora tenhas partido deste mundo, em mim tu continuas vivo dentro do meu coração, alegre,

como tu sempre foste!

Como eu gostaria de ter aqui a tua presença, para registrar o meu carinho.

Continuas forte e vivo em minhas lembranças porque você foi e será eternamente o melhor Pai do mundo...

Os momentos que como amigo que tu foste ao meu lado, memórias lindas e vivas que não me saem da lembrança

um só momento.

Eu amei estar junto do senhor, tê-lo como melhor amigo, assim como eu estarei ao teu lado um dia, pai querido.

Nas lembranças agradáveis, te abraço e te beijo, te faço tantos carinhos, que saudades.

Isso porque AMO VOCÊ, com todas as letras...!

Você me fazia sentir num mundo agradável e diferente a ponto de me ausentar do presente, mas Deus soube me dar

um homem, marido para suportar tua temporária ausência.

Agradeço a Deus, por ter colocado você com meu pai, homem carinhoso e mais atencioso, amigo, prestativo, pois

são tantos os teus predicados.

Muito assimilei e guardo comigo, meu amado...

Quero pai, um dia estar junto de ti, no mundo eterno, junto ao Pai Celestial...

Filhos aproveitem em vida para serem os melhores filhos, amem seus pais, dêem carinho, enquanto eles estiverem conosco

aqui ao nosso lado.

Você não deve valorizá-lo só depois que ele estiver partido, será tarde, para esta nossa rápida passada por aqui.

Evangelize...

***

A ÁRVORE GIGANTESCA



Um carpinteiro e seus auxiliares viajavam pela província de Qi, em busca de material para construções.

Viram uma árvore gigantesca; cinco homens de mãos dadas não conseguiam abraçá-la, e seu topo era tão alto que quase

tocava as nuvens.

-- Não vamos perder nosso tempo com esta árvore -- disse o mestre carpinteiro. -- Para cortá-la, demoraremos muito.

Se quisermos fazer um barco, ele afundará, de tão pesado o seu tronco. Se resolvermos usá-la para a estrutura de um teto,

as paredes terão que ser exageradamente resistentes.

O grupo seguiu adiante.

Um dos aprendizes comentou:

-- É uma árvore tão grande e não serve para nada!

-- Você está enganado -- disse o mestre carpinteiro.

Ela seguiu seu destino à sua maneira. Se fosse igual às outras, nós já a teríamos cortado.

Mas porque teve coragem e ser diferente, permanecerá viva e forte por muito tempo.

***
 
DEMONSTRAÇÃO DE FÉ

Vamos até a montanha onde Deus mora?

Comentou um cavaleiro com seu amigo.

Quero provar que ele só sabe pedir e nada faz para aliviar o nosso fardo.

Pois vou para demonstrar minha fé - disse o outro.

Chegaram os dois à noite no alto do monte e escutaram uma voz na escuridão:

"Encham seus cavalos com as pedras do chão!"

Viu - disse o primeiro cavaleiro - depois de tanto subir ele ainda nos faz carregar mais peso.

Jamais obedecerei.

O segundo cavaleiro, homem de fé, fez o que a voz dizia.

Quando terminaram de descer o monte a aurora chegou e os primeiros raios de sol iluminaram as pedras que o cavaleiro

piedoso havia trazido.

Eram diamantes puríssimos.

As decisões de Deus são misteriosas, mas estão sempre a favor daqueles que o amam.

Há momentos em nossas vidas em que realmente fica difícil enxergar desta forma, pois o fardo se torna tão pesado

que parece impossível achar a saída.

É inacreditável as coisas que acontecem quando deixamos de lado o medo, a impaciência e passamos a cultivar a

Fé e ouvir a voz de Deus.

Evangelize....





Aproveite e faça a diferença, pedindo para que os seus amigos se cadastrem no site www.padremarcelorossi.com.br.

Para que eles sejam evangelizados com orações e mensagens maravilhosas.


CADASTRE-SE!!!

Vamos formar novos amigos na Rede Eletro-Cristo com MARIA. DIVULGUE.

EVANGELIZAR = FELICIDADE, SEJA FELIZ, EVANGELIZE!

Convide também seus amigos para orar junto com você o Rosário Virtual, que esta disponível em nossa

Capela Virtual.


Ouça a Benção do Padre Marcelo Rossi. Ouvir

Amados,Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso o Pai † e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Paz e bem! Fique com Deus, e Evangelizem!

Padre Marcelo Rossi

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...