quarta-feira, 10 de junho de 2009

Padre Marcelo Rossi - Mensagem do dia 10 de Junho de 2009



O passarinho e a oração

Você já viu um passarinho dormindo num galho ou num fio, sem cair?

Como é que ele consegue isso?

Se nós tentássemos dormir assim, iríamos cair e quebrar o pescoço.

O segredo está nos tendões das pernas do passarinho.

Eles são construídos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa.

Os pés não irão soltar o galho até que ele desdobre o joelho para voar.

O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa.

É uma maravilha, não é ?

Que desenho incrível que o Criador fez para segurar o passarinho.

Mas, não é tão diferente em nós.

Quando nosso "galho" na vida fica precário, quando tudo está ameaçado de cair, a maior segurança, a maior estabilidade nos vem de um joelho dobrado, em oração.

Se você algumas vezes, se vê num emaranhado de problemas que fazem você perder a fé, desanimar de caminhar; não caminhe mais sozinho.

Jesus quer fortalecer você e caminhar com você por toda sua vida!

É Ele quem renova suas forças e sua fé. E se cuida de um passarinho, imagina o que não fará por você, Seu filho amado. Dobre os joelhos e ore, Deus escuta o silêncio do seu coração e o seu clamor.

Passos da mãe

Era um daqueles dias de muito serviço em casa.

E com 6 crianças e um à caminho, ficava ainda mais agitado.

Neste dia em particular, eu estava com mais dificuldades para fazer as tarefas de rotina, por causa de um pequeno menino.

Igor, que tinha cinco anos naquela época, estava em meus calcanhares, não importava onde eu ia.

Sempre que eu parava para fazer alguma coisa e virava para voltar, eu tropeçava nele.

Diversas vezes, eu pacientemente sugeri atividades divertidas para mantê-lo ocupado e afastado.

- Você gosta de brincar no balanço, não gosta? Então vai brincar lá.

Eu pedi outra vez.

Mas ele simplesmente me lançou um sorriso inocente e disse, - Eu gosto, mãe.

Mas eu prefiro ficar aqui com você.

E continuou a saltar feliz atrás de mim.

Após pisar em seu pé pela quinta vez, eu comecei a perder a paciência e insisti que fosse para fora brincar com as outras crianças.

Quando eu lhe perguntei porque estava agindo daquela forma, ele me olhou com aqueles doces olhos verdes e disse,

- Sabe o que é?

Na aula de domingo o professor disse para a gente andar nos passos de Deus.

Como não posso vê-lo, estou seguindo os seus.

Eu recolhi Igor em meus braços e o apertei bastante.

Lágrimas de amor e humildade derramaram sobre a oração que brotou em meu coração - uma oração de agradecimento pelo simples, contudo bonito ponto de vista de um menino de cinco anos.

Comece fazendo a sua parte: EVANGELIZANDO!!!

Sim, evangelize.

Passe essa mensagem para alguém nessa quarta-feira.

Lembrando com a intercessão de Santo Antonio estamos colocando nossa vida e relacionamentos, familiar, afetivo e modo especial, porque não no trabalho e na igreja.

Paz e bem! Abençoe-vos o Deus todo - Poderoso Pai + e Filho e Espírito Santo.Amém.

Fique com Deus! Paz e bem.

Bem-Aventurada Ana Maria Taigi - Santo do Dia


Bem-Aventurada Ana Maria Taigi

10 de Junho

Com grande alegria lembramos a vida de santidade daquela que soube viver sua missão de esposa e mãe cristã, e desta luta conseguiu a graça da vivência do Evangelho. Ana Maria Taigi nasceu em Sena (Itália) no ano de 1769 em um tempo em que a França e toda a Europa sofria com as loucuras de Napoleão.

Aconteceu que Ana Maria era filha única de um abastado farmacêutico de Sena que teve de ir para Roma em busca de melhorias na vida, mas infelizmente encontrou a pobreza e mais problemas. Ana Maria com sua mãe sofreram com o desespero do pai, a ponto de Ana deixar os estudos para trabalhar e mais tarde casou-se com um jovem que buscava com ela a felicidade nas festas, vaidades e diversões.

Ana Maria tocada pela Graça, viu o vazio de sua vida familiar e o quanto estava necessitada de Jesus, desta forma procurou um santo sacerdote que a atendeu em Confissão e se tornou amigo em Cristo, ou seja, um Diretor espiritual. No decorrer desta vida nova, Ana quis se entregar a grandes penitências, mas o padre amigo aconselhou-lhe dizendo: "A melhor penitência é a paciência".

Na vida de Ana Maria Taigi, os sofrimentos físicos e lutas espirituais, tudo foi oferecido pela conversão dos pecadores, e necessidades da Igreja, até ir para o Céu no ano de 1837.


Bem- Aventurada Ana Maria Taigi...rogai por nós!

A LEI DE MOISÉS Mt 5,17-19 - HOMILIA DIÁRIA

A LEI DE MOISÉS Mt 5,17-19

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

junho 10th, 2009

A Lei de Moisés, como nós hoje a concebemos, é descrita nos livros bíblicos de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Assim, para Jesus, a lei moral é obra da Sabedoria divina. Por isso, Podemos defini-la, em sentido bíblico, como uma instrução paterna, uma pedagogia de Deus. Ela prescreve ao homem os caminhos, as regras de procedimento que o levam à bem-aventurança prometida e lhe proíbe os caminhos do mal, que desviam de Deus e do Seu amor. E ao mesmo tempo, firme nos seus preceitos e amável nas suas promessas. Eis a razão do porque Jesus diz: o céu e a terra passarão; porém, nada será tirado da Lei - nem a menor letra, nem qualquer acento.

A questão da obediência aos mandamentos divinos, ou tudo quanto Deus ordena, não visa à salvação, pois entra no campo da santificação, e não da justificação. Entender o papel da lei como meio de salvação seria um uso “ilegítimo” da mesma (1 Timóteo 1:8).

O fracasso espiritual de Israel, que motivou sua rejeição como propriedade de Deus, não estava na lei, que é “perfeita”, “santa, justa, boa, espiritual, prazerosa” (Salmo 19:7; Romanos 7:12, 14, 22). Mas sim na atitude de autoconfiança do povo quanto às suas possibilidades de obedecê-la plenamente.

Por isso é que Jesus dirigindo-se ao povo diz: Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Assim, Ele ressaltou os princípios básicos da lei divina como sendo “amor a Deus sobre todas as coisas” e “amor ao próximo como a si mesmo” (Mateus 22:36-40). Paulo o confirma em Romanos 13:8-10 e ambos estes princípios sempre foram reconhecidos pelos cristãos como a síntese da lei divina tanto na linha “horizontal” ou seja, no amor ao próximo, quanto “vertical” o amor para com Deus, de relacionamento.

Com uma pouca margem de erro diria que há preceitos de caráter cerimonial, civil e moral na lei divina independentemente de ocorrer tal linguagem “técnica” nas páginas bíblicas, fato reconhecido por Confissões de Fé e autoridades cristãs de diferentes confissões do passado e do presente. Em toda a Lei está a defesa da vida que a final é um dom de Deus.

No sermão da montanha, bem como no diálogo com o jovem rico, ao Cristo tratar do verdadeiro espírito da lei, Ele lembra que Deus leva em conta não só a mera obediência ao seu texto, mas as reais e íntimas intenções do indivíduo quanto a tal obediência.

Nenhum dos mandamentos da Lei de Deus tem aplicação limitada a Israel. O próprio princípio do sábado foi estendido aos “filhos dos estrangeiros” (Isaías 56:2-8), e todas as pessoas de todas as nacionalidades têm necessidade de um dia regular de repouso, daí porque “o sábado foi feito por causa do homem” (Marcos 2:27).

No novo concerto os princípios básicos da lei divina são escritos por Deus nos corações e mentes dos Seus filhos, judeus ou gentios, nos moldes do que havia sido prometido ao antigo Israel em Ezequiel 36:26, 27 e Jeremias 31:31-33.

Nos debates de Cristo com os escribas e fariseus sobre o sábado, Ele está corrigindo a prática extremada e insensível deles do Decálogo, e não combatendo uma norma estabelecida por Ele próprio como Criador e Legislador. De agora em diante, deve-se viver a novidade do Reino dos Céus, que é a prática e o ensino das bem-aventuranças.

Primeira leitura (2 Cor 3,4-11) - Liturgia Diária

Primeira leitura (2 Cor 3,4-11)

Quarta-Feira, 10 de Junho de 2009
10a Semana Comum

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 4é por Cristo que temos tal confiança perante Deus, 5não porque sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos, mas essa nossa capacidade vem de Deus. 6Ele é que nos tornou capazes de exercer o ministério de uma aliança nova. Esta não é uma aliança da letra, mas do Espírito. Pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida. 7Se o ministério da morte, gravado em pedras com letras, foi cercado de tanta glória, que os israelitas não podiam fitar o rosto de Moisés, por causa do seu fulgor, ainda que passageiro, 8quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito? 9Pois, se o ministério, da condenação foi glorioso, muito mais glorioso há de ser o ministério ao serviço da justificação. 10Realmente em comparação com uma glória, tão eminente, já não se pode chamar glória o que então tinha sido glorioso. 11Pois se o que era passageiro foi marcado de glória, muito mais glorioso será o que permanece.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 98) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 98)

Quarta-Feira, 10 de Junho de 2009
10a Semana Comum

— Santo é o Senhor nosso Deus!
— Santo é o Senhor nosso Deus!

— Exaltai o Senhor nosso Deus e prostrai-vos perante seus pés, pois é santo o Senhor nosso Deus!
— Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. E também Samuel invocava seu nome, e ele mesmo, o Senhor, os ouvia.
— Da coluna de nuvem falava com eles. E guardavam a lei e os preceitos divinos, que o Senhor nosso Deus tinha dado.
— Respondíeis a eles, Senhor nosso Deus, porque éreis um Deus paciente com eles, mas sabíeis punir seu pecado.
— Exaltai o Senhor nosso Deus e prostrai-vos perante seu monte, pois é santo o Senhor nosso Deus!

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Mateus 5,17-19) - Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 5,17-19)

Quarta-Feira, 10 de Junho de 2009
10a Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo; disse Jesus aos seus discípulos: 17"Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Pe. Marcelo Rossi - Mensagem do dia 09 de Junho de 2009


A História da Lagarta

Imagine uma lagarta.

Ela passa grande parte de sua vida no chão, observando os pássaros, indignada com seu destino e com sua forma.

Muitas vezes ela pensa:

"Sou a mais desprezível das criaturas, feia, repulsiva, condenada a rastejar pela terra."

Um dia, entretanto, a Natureza pediu que fizesse um casulo.

A lagarta se assustou e naquele instante pensou que estivessem construindo para ela seu túmulo...

Já estava quase preparada para morrer...

Indignada com a vida que ela teve, reclamava novamente com Deus.

"Quando finalmente me acostumei com a terra, o Senhor me tirou o pouco que tenho."

Desesperada, se trancou no casulo e aguardou o fim de sua vida.

Alguns dias depois, tornou-se uma das mais lindas borboletas...

Nem ela percebeu quão linda se tornou.

Queridos nesta semana, não reclame com Deus dos problemas que surgem em sua vida, louve e agradeça por cada dificuldade...

Não enchergamos a grandeza que existe por detrás do que Deus tem preparado para cada um de nós...

Vamos nos tornarmos borboletas.

Sabedoria Oriental

Um Jovem Príncipe Mandarim, ao chegar às vésperas de assumir seu reinado tinha por obrigação contrair matrimônio.

Preocupado em escolher a companheira ideal, resolveu instituir uma pequena obrigação para as pretendentes.

Assim, distribuiu entre todas o mesmo tipo de semente, e pediu para que em 6 meses apresentassem o resultado da fecundação em um vaso identicamente distribuído.

Ao final do prazo estabelecido, surpreendentemente diversos tipos de vegetais foram apresentados, com exceção de uma das jovens , que tristemente apresentou seu vaso admitindo não ter conseguido a fecundação da semente que lhe havia sido confiada, ao que o Príncipe imediatamente respondeu:

“Fostes a escolhida, porque fecundaste a semente da verdade, pois todas as sementes que distribui eram estéreis, e apenas tu tivestes a coragem de apresentar a realidade".

Evangelize...

Assim como a lagarta na sabedoria oriental que possamos semear, isso mesmo fecundar as pessoas no amor, evangelizando mais na verdade.

Quem busca a verdade, a verdade é Jesus.

“Tenha certeza: “Eu sou o caminho a verdade e a vida”, estará cada vez mais crescendo no seu relacionamento.

Que a verdade reine sempre, seja familiar, seja entre marido e mulher, no namoro, e porque não até no trabalho.

Deus abençoe. Paz e bem!

Observação:

Hoje na rádio eu vou explicar, mais uma vez.

Se possível conforme o horário que você entrou as 09h00hs da manhã, ao meio dia, as 18h00hs, as 21h00hs e a meia noite.

Entre na capelinha virtual e coloque o nome da pessoa se você é casada, casado coloque o nome do seu marido, da sua esposa, ou se infelizmente aconteceu do ex-marido.

Coloque em oração, vamos colocá-los em oração.

Só acrescento o seguinte, o namorado, o noivo, a noiva, o companheiro, a companheira, ok?

Abram o leque.

***

Bem-Aventurado José de Anchieta - Santo do Dia


Bem-Aventurado José de Anchieta

9 de Junho

Nascido nas Ilhas Canárias, pertencente a uma grande família de 12 irmãos, o santo de hoje viveu no século XVI.
Por motivos de estudo, foi enviado para Coimbra – Portugal, local onde teve o primeiro contato com a Companhia de Jesus e com o testemunho de São Francisco Xavier.

Muitas coisas o levaram a discernir seu chamado à vida religiosa, e aos 17 anos diante de uma imagem de Nossa Senhora, ele fazia o seu compromisso de abandonar tudo e servir a Deus.

Anchieta entrou na Companhia de Jesus em 1551, fez um noviciado exigente, e mesmo com a saúde frágil fez os seus votos de Castidade, Pobreza e obediência, em 1553. Neste mesmo ano, foi enviado para o Brasil, e chegando na Terra de Santa Cruz, ele pôde evangelizar.
Ainda não era sacerdote. Estudava Filosofia, Teologia, e sempre evangelizando, dando aulas, indo ao encontro dos indígenas. Respeitava a cultura do povo, conheceu a língua Tupi-Guarani para melhor evangelizar.

Fiel a santa doutrina, a sua congregação e acima de tudo, fiel ao Espirito Santo.

Esteve em diversos lugares do Brasil, como São Paulo, Rio de janeiro, Espirito Santo, Bahia e etc. Se consumia na missão.

José de Anchieta é um modelo para todos os tempos, para uma nova evangelização no poder do Espirito Santo e com profundo respeito a quem nos acolhe, a quem é chamado também a ser inteiro de Jesus.

Bem-Aventurado José de Anchieta, rogai por nós!



.

VÓS SOIS O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO Mt 5,13-16 - HOMILIA DIÁRIA

VÓS SOIS O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO Mt 5,13-16

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

junho 9th, 2009

Depois de nos ter apresentado o seu plano pastoral no Sermão da Montanha. Jesus agora nos faz responsáveis pela vida dos nossos irmãos e irmãs. E por isso usa as figuras do sal, da cidade e da luz.

Mas padre, o que é ser sal e luz para o meu irmão e minha irmã? E então eu responderia: Ser sal é ser o que dá gosto às coisas. Ser luz é ser o que ilumina. Todavia, cuidado. Porque a prerrogativa de ser sal e de ser luz pode tanto se inclinar para o bem, quanto para o mal. Aquele que se volta para o mal se torna também uma pessoa salgada, porém, salga a si mesma, dá gosto a si própria. Veja bem, aquele que se projeta como um grande político ateu, um maçom em alto grau, um empresário inescrupuloso, um déspota, ou mesmo um criminoso famoso são exemplos de ser sal, mas para o mal.

Quer coisa mais salgada do que Hitler? Ele foi luz e sal, porém, em oposição ao bem. Quantas pessoas brilham por aí… brilhos efêmeros. Por exemplo, quantos cantores, compositores, atores, apresentadores, jogadores de futebol brilham ou brilharam como um cometa? Gostar de futebol, tudo bem! Mas quantos assalariados se privam de coisas para ir ao campo de futebol, fazendo com que certos jogadores ganhem fortunas. Isto é acender luzes. São luzes que acendemos impróprias, mas que “iluminam”. Poderiam ser chamadas de trevas, pois estão em oposição à luz de Deus, que é a verdadeira luz.

Devemos ter muito cuidado com o nosso agir, com o nosso ser. Deus quer que sejamos sal e luz para glorificá-lo, para a construção do Seu Reino. E isto só é possível vivendo conforme nos ensina. Por isso termina dizendo que a luz deve ser mostrada. Devemos mostrar isso às pessoas em louvor a Deus.

Ser luz e ser sal para glorificar a Deus é muito diferente do que se pensa e é difícil agir com este entendimento, porque a tentação está sempre a nos sugerir que sejamos luz e sal para nós mesmos. A todo momento sentimos aquela tentação: Por que ser luz de outra forma? Seja luz para si mesmo, assim vai brilhar muito mais. Por que ser gosto de outra forma? Seja gosto para si mesmo. Você é bonito, inteligente e vai perder tudo isto por uma bobagem? Não! Pense em você, colha para si mesmo os louros de seu trabalho, de sua vitória, de seu sucesso. O pecado original surgiu daí: da vaidade e da soberba.

Este Evangelho é muito claro. Essa luz e esse sal podem ser dados para ambos os lados, adquirindo, obviamente, conotações opostas e consequências distintas. Jesus disse que não se acende uma luz para colocá-la debaixo da mesa, mas na luminária. Disse ainda que não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha, quer dizer, se estivermos crescendo diante de Deus ou do demônio, vamos aparecer de forma positiva ou negativa, naturalmente.

Este é também o Evangelho do discernimento. Devemos discernir a luz que brilha para Deus e o sal que salga para o bem. Precisamos desse discernimento, para refletirmos a luz de Deus e sermos o sal da terra louvando-o; caso contrário vamos brilhar e salgar para outras finalidades, que não conduzem ao Pai que está no Céu. Mas sim ao pai da mentira, ao pai das trevas que é satanás.

Primeira leitura (2º Coríntios 1,18-22) - Liturgia Diária

Primeira leitura (2º Coríntios 1,18-22)

Terça-Feira, 9 de Junho de 2009
Beato José de Anchieta

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 18eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: O ensinamento que vos transmitimos não é sim e não. 19Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós – a saber: eu, Silvano e Timóteo – pregamos entre vós, nunca foi sim e não, mas somente sim.
20Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu sim garantido. Por isso também, é por ele que dizemos amém a Deus, para a sua glória.
21É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. 22Foi ele que nos marcou com o seu selo e nos adiantou como sinal o Espírito derramado em nossos corações.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 118,129-135) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 118,129-135)

Terça-Feira, 9 de Junho de 2009
Beato José de Anchieta

— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!
— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Maravilhosos são os vossos testemunhos, eis por que meu coração os observa!
— Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.
— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.
— Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, como fazeis para os que amam vosso nome!
— Conforme a vossa lei, firmai meus passos, para que não domine em mim a iniquidade!
— Libertai-me da opressão e da calúnia, para que eu possa observar vossos preceitos!
— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, e ensinai-me vossas leis e mandamentos!

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Mateus 5,13-16) - Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 5,13-16)

Terça-Feira, 9 de Junho de 2009
Beato José de Anchieta

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13"Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...