domingo, 24 de maio de 2009

São Vicente de Lérins - Santo do Dia


São Vicente de Lérins


24 de Maio




Nascido no norte da França, São Vicente de Lérins, viveu sua juventude em busca das vaidades do mundo e tornou-se militar.

Vicente ao encontrar-se com Deus e se converter, foi se tornando cada vez mais obediente à Palavra do Senhor. Amou a Palavra de Deus.

Entrou para a vida monástica, tornando-se um exemplo de monge. Aprofundou-se nos mistérios de Deus, tornando-se um grande pensador, teólogo e místico.

Combateu muitas heresias no século V.

Eleito Abade, o Mosteiro de Lérins tornou-se um lugar de forte formação para santos e bispos da Igreja.

São Vicente foi um homem doutorado na graça, defensor da verdade e que se consumiu pelo Evangelho.

São Vicente de Lérins, rogai por nós!


ESTAMOS JÁ COM UM PÉ NO CÉU! Mc 16,15-20 - HOMILIA DIÁRIA

ESTAMOS JÁ COM UM PÉ NO CÉU! Mc 16,15-20

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

maio 24th, 2009

Acredite nesta afirmação! Tu e eu já estamos com um pé no céu. Celebrando hoje o Domingo da Ascensão, a Igreja nos leva a contemplar em Cristo o nosso triunfo lá no céu. É fundamental conhecermos a Cristo para que saibamos a esperança que seu chamado nos dá, descobre-nos as riquezas da glória que está na herança dos santos e o imenso poder que exerceu em favor dos que crêem. Essa riqueza não é algo a buscar no futuro, mas a viver já aqui hoje e agora, na sagrada liturgia na qual estamos com Ele, o Sumo Sacerdote, glorificando o Pai. Seria tão bom se pudéssemos celebrar com intensidade, não apegados a ritos, mas ao mistério que nos é revelado em cada celebração.

Em cada uma delas as portas do Céu, no qual entramos com Cristo glorificado se abrem. Com o Espírito que nos é dado, podemos nos alegrar com o Pai que vê seu Filho voltando, com os filhos que adotou.

E nesta incontável alegria, Jesus nos encarrega a missão: Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura!. Se por um lado estamos com Ele na glória, por outro lado estamos na história da qual é o condutor, pois é o Senhor da História. Por mais que sejamos desconhecidos, Ele conduz o universo e nos deixou com a missão de, com Ele, colocar todos os seus inimigos debaixo de seus pés. O inimigo é toda espécie de mal. O anúncio do Evangelho retirará do mundo o poder do mal e o conduzirá a criar, já aqui na terra, um novo céu e uma nova terra, com dores, mas com a esperança da glória.

A Ascensão de Jesus não marca um fim ou uma virada de página. Ele continua vivo e presente, pois estamos unidos a Ele. Ele é a cabeça que atrai o seu corpo para o Pai, vivificando-o por meio de seu Espírito. A Ascensão coloca-o no centro de nossa vida e de nossa história. Jesus é o Senhor de todas as coisas, é a pedra angular que fora rejeitada pelos construtores. Ele é elevado até junto do Pai, com o qual se torna na sua humanidade vivificante, fonte do rio da vida.

Na Ascensão, Cristo não desaparece, mas, pelo contrário, começa a mostrar-se e a vir. Por isso os Anjos dizem: Ele vai voltar do mesmo modo como vistes partir para o Céu. Ele está sempre vindo. Ele levou os cativos, que somos nós, para o mundo novo da sua Ressurreição, e derrama sobre os homens os seus dons, o seu Espírito. Sua Ascensão é um movimento progressivo. Sua ascensão é para que cheguemos ao estado de homem perfeito, à medida de Cristo na sua plenitude. O movimento da Ascensão só ficará completo quando todos os membros do seu corpo estiverem sido atraídos para o Pai e vivificados pelo Espírito. Ela é a energia pascal do Cristo que enche o universo. A liturgia é o momento de sua vinda. Nos encontramos tudo isso na liturgia que é feita em união com a liturgia celeste. Ele é sumo-sacerdote que continua a presidir no templo da glória. Em Jesus há uma volta ao Pai em cada liturgia celebrada. Celebramos a alegria do Pai ao ver o regresso do Filho amado da parábola. Ele não volta só, mas volta na carne, trazendo os filhos de adoção. Eis-me aqui com os filhos que Deus me deu. Cada filho tem a face do Filho amado. O Pai se faz acolhimento de todos os filhos. Partilhamos da liturgia eterna.

Já estamos com um pé no Céu. Somos um só Corpo com Jesus, por isso temos uma parte nossa no Céu. Ele, ao deixar o mundo, no dia da Ascensão, não subiu aos céus para afastar-se de nossa humildade, mas para dar-nos a certeza de que nos conduzirá à gloria da imortalidade.

Meu irmão minha irmã. Escute o que dizem os dois Anjos aos discípulos: Por que olham para o alto? Agora é a vez de fazer o que Ele fazia. É a hora de nossa missão. Não estamos sozinhos. Temos o Espírito Santo. Por isso, lança-te à missão e vai anunciar que já a nossa natureza já está lá no Céu com Cristo nosso irmão, esforcemo-nos para ir a conquistando a cada dia que passa.

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 1,1-11) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 1,1-11)

Domingo, 24 de Maio de 2009
Ascensão do Senhor


Leitura dos Atos dos Apóstolos:

1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 2até o dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo, depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus.
4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”.
6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?”
7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria, e até os confins da terra”.
9Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo.
10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galiléia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Segunda leitura (Efésios 1,17-23) - Liturgia Diária

Segunda leitura (Efésios 1,17-23)

Domingo, 24 de Maio de 2009
Ascensão do Senhor

Leitura da Carta São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 17O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente.
20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro.
22Sim, ele pôs tudo sob seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 46) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 46)

Domingo, 24 de Maio de 2009
Ascensão do Senhor

— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.
— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.

— Povos todos do universo, batei palmas,/ gritai a Deus aclamações de alegria!/ Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo,/ o soberano que domina toda a terra.
— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta./ Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,/ salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra,/ ao som da harpa acompanhai os seus louvores!/ Deus reina sobre todas as nações,/ está sentado no seu trono glorioso.

Confira: sugestão de melodia e cifra do salmo deste dia

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Marcos 16,15-20) - Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 16,15-20)

Domingo, 24 de Maio de 2009
Ascensão do Senhor

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos,
15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.
17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas;
18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus.
20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

-Palavra da Salvação.
-Glória a vós senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...