segunda-feira, 18 de maio de 2009

São João I - Santo do Dia


São João I

18 de Maio

O santo de hoje governou a Igreja por apenas dois anos e meio. Foi eleito Papa em 523. Nasceu na Toscana, Florência, no século V. De Florência foi para Roma e tornou-se um sacerdote, um presbítero cardeal. Com a morte do Papa, ele foi eleito o sucessor de Pedro.

Marcou a Igreja com muitos trabalhos pastorias, foi o precursor do canto gregoriano e da restauração de muitas igrejas, mas o objetivo dele como Papa, foi de confirmar a fé dos irmãos; sem dúvida nenhuma, era o serviço da salvação das almas.

Papa João I viveu em um tempo e em um contexto político-religioso complexo. Quem reinava na Itália era Teodorico, um cristão ariano, ou seja, não era fiel à doutrina católica, mas se dizia cristão. Por outro lado, existia um conflito entre Teodorico e Justino; e os dois imperadores se chocavam. No meio deste contexto complexo, a vítima foi o Papa João I, que foi forçado por Teodorico a uma missão. Nunca um Papa tinha saído da Itália; ele fo o primeiro.

A missão não agradou, porque Teodorico queria que o Papa fosse o porta-voz de uma mensagem ariana, por interesses econômicos e políticos. Mas o que podemos perceber é que este homem santo, autoridade máxima da Igreja de Cristo, não perdeu a sua paz, não perdeu a sua obediência a Deus. Tornou-se santo em meio aos conflitos.

Ele viveu uma vida de oração, uma vida penitencial, oferencendo e sempre buscando ser dócil à vontade de Deus. Papa João I, por causa do ódio de Teodorico, foi aprisionado para morrer de fome e de sede. Foi mártir.

Hoje, podemos recordar este Pastor da Igreja como o pastor que, a exemplo de Cristo, deu a vida pelo rebanho.

São João I, rogai por nós.



.

O PAPEL DO DEFENSOR Jo, 15,26b-27a - HOMILIA DIÁRIA

O PAPEL DO DEFENSOR Jo, 15,26b-27a

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

maio 18th, 2009

No Evangelho de Jesus segundo São João, o tema do Paráclito merece maior atenção. Primeiro por ser o único evangelista a falar sobre ele e depois por estar diretamente relacionado com o mistério da Pasxão Morte e Ressurreição do Jesus.

O Mestre vê chegado o seu fim neste mundo. Devido ao escândalo que a tragêdia da Cruz devia trazer aos Apóstolos, ele resolve fortalecê-los com um discurso de esperança e a promessa de lhes enviar o defensor, advogado, intercessor, consolador.

Jesus no Evangelho segundo São João nos faz ver ordenadamente as sete atividades realizadas pelo Paráclito: ensinar; fazer lembrar tudo o que Jesus disse; dar testemunho de Jesus; convencer do pecado, porque o mundo não crê em Jesus, da justiça e do juízo; guiar a toda a verdade, e Jesus é a verdade; declarar ou anunciar o que Jesus, da parte do Pai, Lhe entrega e por último de glorificar a Jesus.

Hoje, Jesus anuncia não somente aos discípulos o dom do Espírito Santo, Paráclito, Espírito da Verdade mas também a ti e amim. O mesmo Espírito que segundo a promessa, iluminará os discípulos sobre o sentido da missão de Jesus e os moverá em continuidade a esta missão, está sendo derramado em cada dia que passa sobre mim e sobre ti. É preciso que lhe abramos as portas do nosso coração. Contudo, não tenhamos ilusões. Precisamos saber e entender que a missão de testemunhar Jesus no mundo, além das alegrias que proporciona, supõe perseguições e tribulações. Até porque um Cristo sem Cruz não existe. É por isso que Jesus adverte os discípulos para que compreendam que o empenho pela vida se faz em confronto com as forças da morte. É preciso que o grão caido na terra morra para dar fruto.

Foi precisamente por isso que Jesus solidificou a fé dos Apóstolos e o faz também com nosso. Acredite. A primeira coisa que o Espírito faz é dar testemunho de Jesus: Ele dará testemunho de mim. O Espírito não é um ser espiritual sem definição. Nõo! Ele é o Espírito da verdade que vem do Pai, será enviado pelo próprio Jesus e nos introduzirá na verdade plena. A verdade plena é o próprio Jesus: Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida!

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 16,11-15) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 16,11-15)

Segunda-Feira, 18 de Maio de 2009
6a Semana da Páscoa

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

11Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, 12de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia, e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade.
13No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentados, começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. 14Uma delas chamava-se Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo.
15Após ter sido batizada, assim como toda a sua família, ela convidou-nos: “Se vós me considerais uma fiel do Senhor, permanecei em minha casa”. E forçou-nos a aceitar.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Salmo (Salmos 149) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 149)

Segunda-Feira, 18 de Maio de 2009
6a Semana da Páscoa

— O Senhor ama seu povo de verdade.
— O Senhor ama seu povo de verdade.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembléia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!
— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória aos seus humildes.
— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca, eis a glória para todos os seus santos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (João 15,26–16,4a) - Liturgia Diária

Evangelho (João 15,26–16,4a)

Segunda-Feira, 18 de Maio de 2009
6a Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
15,26"Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

FRASES de PADRE PIO (São Pio de Pietrelcina) Abril/09

FRASES de PADRE PIO (São Pio de Pietrelcina) Abril/09




4/30 - "Tudo o que vem do demônio começa com a calma e acaba com a tempestade, com a indiferença e com a apatia."

4/29 - "Não se pode ter meia-consciência, isto é, quando está com os bons, fazer o bem; quando está com os maus, seguir o mal. A consciência tem que ser única!"

4/28 - "Não tema, Jesus é mais poderoso do que todo o inferno."

4/27 - "Se permanecer em pé dependesse de nós mesmos, sem dúvida cairíamos nas mãos dos inimigos de nossa salvação ao primeiro sopro."

4/26 - "Na solidão o Senhor nos fala."

4/25 - "O demônio sempre procura torcer as coisas."

4/24 - "O Divino Mestre promete o prêmio não a quem começou bem, mas a quem persevera até o fim."

4/23 - "Como um viajante que erra o caminho e, assim que se apercebe, rapidamente retorna à estrada correta, assim também você continue a meditar sem se fixar nas distrações."

4/22 - "Reze. Reze. Reze."

4/21 - "Reze ainda com mais fervor, para que Deus o console, quando sentir que o peso da sua Cruz está aumentando."

4/20 - "Se Deus nos tirasse tudo o que nos deu, ficaríamos em farrapos."

4/ 19 - "O passado não conta para Deus. O que conta é estar atento no presente para cumprir os bons propósitos de se corrigir."

4/18 - "Nunca fuja da sua mente o Seráfico Padre São Francisco que, com tanta beleza, soube imitar em si o Filho de Deus."

4/17 - "Coragem! Avante! Na vida espiritual se nao se vai para a frente se vai para trás!"

4/16 - "Fixe o horário da sua meditação sobre a Palavra de Deus, marque a duraçao da sua meditação, e nao saia do lugar até terminá-la."

4/15 - "Quando alguém ia falar com Padre Pio para agradecer-lhe, ele sempre respondia: 'Agradeçamos a Jesus!' "

4/14 - "Respondamos solícitos à chamada de Deus para a causa do bem, cada um cumprindo o próprio dever."

4/13 - "Olhe para Jesus crucificado e você encontrará a solução de todos os problemas."

4/12 - "A cruz é a bandeira dos eleitos. Unidos a ela triunfaremos em tudo."

4/11 - "Que o doce Jesus repouse sempre no seu coração. Que Ele deixe-o sempre repousar a Seus pés e seja a sua força."

4/10 - "Faça a penitência de meditar com arrependimento nas ofensas feitas a Deus; a penitência de ser constante na prática do bem; a penitência de combater seus defeitos."

4/9 - "Mantenha-se unido à cruz de Jesus."

4/9 - "Comece hoje a fazer o bem."

4/7 - "O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

4/6 - "Não queira o que Deus não quer!"

4/5 - "A misericórdia de Deus, meu filho, é infinitamente maior do que a tua maldade."

4/4 - "Invoquemos sempre o auxílio de Nossa Senhora."

4/3 - "Não se chega à salvação sem atravessar o mar borrascoso, sempre ameaçador."

4/2 - "O autor da verdadeira paz é Jesus."

4/1 - "Obedeça prontamente. Não olhe nem para a idade, nem para o mérito da pessoa. E, para conseguir, imagine que está obedecendo Nosso Senhor."


FONTE: http://www.padrepiogroup.org

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...