sábado, 25 de abril de 2009

São Marcos Evangelista - SANTO DO DIA


São Marcos Evangelista

25 de Abril

Celebramos com muita alegria a vida de santidade de um dos Evangelistas: São Marcos. Pertencente de uma tribo de Levi, era judeu de origem e de uma família tão Cristã que sempre acolheu Jesus, Maria e os apóstolos em sua casa: "Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembléia a orar"(Atos 12,12).

A tradição nos leva a crer que na casa de São Marcos teria acontecido a Santa Ceia celebrada por Jesus, assim como dia de Pentecostes, onde "inaugurou" a Igreja Católica. Encontramos na Bíblia que o Santo de hoje acompanhou inicialmente São Barnabé e São Paulo em viagens apostólicas, e depois São Pedro em Roma.

São Marcos que na Igreja primitiva fez um lindo trabalho missionário, que não deu fim diante da prisão e morte dos amigos São Pedro e São Paulo, por isso evangelizou no Poder do Espírito Alexandria, Egito e Chipre, lugar onde fundou Comunidades. Conhecido principalmente por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária que deram origem ao Evangelho querigmático de Jesus Cristo segundo Marcos.


São Marcos...rogai por nós!

SEJA TESTEMUNHA DO SENHOR RESSUSCITADO Mc 16,15-20 - HOMILIA DIARIA

SEJA TESTEMUNHA DO SENHOR RESSUSCITADO Mc 16,15-20

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

abril 25th, 2009

Estamos diante das narrativas de aparições do ressuscitado que segundo os exegetas seriam (16,9-20) acréscimos posteriores, feitos pela Igreja estruturada, provavelmente já no segundo século, a qual achou por bem reforçar neste Evangelho a dimensão do Cristo glorioso.

Glorioso porque? A razão é simples. Os Apóstolos estavam angustiado por não poder realizar o seu sonho de levar o Evangelho a todos os povos conforme Jesus os havia mandado. Pois, eles enviados pelo poder que Jesus recebeu do Pai, os apóstolos deveriam partir, dispostos a caminhar por todas as estradas do mundo, e a anunciar a Boa Nova da salvação a quantos encontrassem. Ninguém podia ser deixado de lado, pois a salvação é um direito de todos. Assim como hoje também os discípulos muitas vezes vacilaram. Tiveram medo de anunciar e pregar o Evangelho com viva voz. E então ressurge Jesus e os confirma na fé dando-lhes a certeza da sua presença entre eles.

Para que eles não ficassem duvidando dá-lhes sinais visíveis e concretos. O primeiro sinal é o de adesão. Assim, Jesus envia-lhes soprando sobre eles afim de que recebam a Força do Espírito Santo. Portanto, o sinal de adesão a Jesus se dá no batismo feito “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Ele é a forma de vincular toda a humanidade com o Pai, por meio de Jesus, na força do Espírito Santo. Desta comunhão de amor deveria surgir uma humanidade nova, fundada na filiação divina e na fraternidade.

Por sua vez os apóstolos têm como tarefa levar os novos discípulos a pautar suas vidas pelos ensinamentos do Mestre. Bastaria ensinar os batizados a observar tudo quanto Jesus lhes havia ensinado: nada mais do que amar a Deus e ao próximo, como fora explicitado no Sermão da Montanha.

Uma certeza deveria animar os apóstolos: o Ressuscitado estaria para sempre junto deles, incentivando-os a serem fiéis à missão. Portanto, nada de se deixarem abater pela grandiosidade e pelas exigências da tarefa recebida.

Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Ou seja, tornai-vos a esperança dos homens, vós que sois, para vós mesmos, causa de desespero. Descobrireis a extensão de vossa incredulidade quando virdes o mundo crer em vossa palavra, vós que sequer confiastes no testemunho de vossos olhos. Sabereis qual a dureza de vosso coração, quando virdes no mundo inteiro os povos mais selvagens proclamarem meu nome sem jamais me terem visto, enquanto vós me renegastes quando vivi entre vós.

Vereis pela terra homens divididos, homens encerrados em ilhas, encravados em rochedos, perdidos no deserto, mágicos, gregos tagarelas, romanos bem-falantes, procurarem a fé pela própria fé, que vós procurastes com a mão e com o dedo no fundo de minhas chagas.

Assim Jesus enviou os Apóstolos ontem, assim faz com você. Ele está enviando hoje a você meu irmão, minha irmã como testemunha de Sua Paixão, de Sua Morte e Ressurreição; aceite que olhe mais de perto esses mistérios. Não deixe que a sua lentidão se serva de obstáculos para os seus irmãos e irmãs. Não tenha medo. Ele está com você. Nada acontecerá com você durante a sua missão. Saiba que a sua disponibilidade em aceitar o convite do anúncio do Evangelho vai fortificar a fé daqueles que hão de crer por meio de você. Quem crer e for batizado será salvo (Mc 16, 16), diz o Evangelho.

Como batizado, batizada saiba que, a fé é para o Batismo o que a alma é para o corpo. Assim, aquele que nasce da água vive da fé: O justo, diz S. Paulo, viverá pela fé (Rm 1, 17). Portanto, aceite o convite, não tenha medo, coloque-se ao serviço do Senhor, servindo os seus irmãos. Seja testemunha do Senhor Ressuscitado.

Primeira leitura (1º Pedro 5,5b-14) - Liturgia Diária

Primeira leitura (1º Pedro 5,5b-14)

Sábado, 25 de Abril de 2009
São Marcos, evangelista


Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos, 5brevesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte.
7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.
11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. 14Sau­dai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Salmo (Salmos 88) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 88)

Sábado, 25 de Abril de 2009
São Marcos, evangelista


— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme como os céus.
— Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, e o vosso amor fiel, a assembléia dos eleitos, pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?
— Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Marcos 16,15-20) - Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 16,15-20)

Sábado, 25 de Abril de 2009
São Marcos, evangelista

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...