domingo, 29 de março de 2009

Quaresma: Concretização da nova e eterna aliança

A plenitude dos tempos que é a nova e eterna aliança foi o tema que refletimos até hoje, que é último domingo da quaresma, onde Jeremias anuncia uma nova aliança, onde a lei será impressa na alma e escrita no coração e não mais em pedra, como a lei dada a Moisés.

O biblista brasileiro, padre Pedro Luís Schiavinato, amigo da comunidade Canção Nova, medita sobre a vida e a morte, sobre o apego à vida, sobre o medo de morrer e sobre a vida eterna.

O vídeo foi gravado na entrada do Portão de Santo Estevão, também chamado como Porta dos Leões. Este é um dos portões que dá acesso à cidade velha de Jerusalém, provavelmente, o lugar onde havia a porta probática, por onde as ovelhas eram conduzidas para o sacrifício. É, também, conhecido como o local onde Jesus foi aclamado rei e também será o lugar por onde a procissão de ramos do próximo domingo passará.

Padre Pedro nos aponta uma nova maneira de olhar a morte, tendo consciência e convicção de que morrer seguindo os passos de Jesus se chega à vida eterna.

A reflexão continua no vídeo, acompanhe:

 



A morte foi vencida, ela não tem mais poder

A morte foi vencida, ela não tem mais poder

Padre José Augusto
Foto: Willieny Isaías
Para tudo na nossa vida existe uma hora. O livro do Eclesiástico vai dizer: "1.Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu: 2.tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3.tempo de matar e tempo de curar; tempo de destruir e tempo de construir; 4.tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar"

Há hora para tudo.

Em São Mateus, quando José estava naquela grande dúvida de acolher ou não Maria, o anjo diz para ele o seguinte: "José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". (Mt 1,21).

Jesus veio por causa disso: para nos salvar, nos libertar do pecado, para derrotar o demônio e vencer a morte.

Jesus tinha consciência do que iria acontecer com Ele. No Evangelho de hoje tem algo que muitas vezes não percebermos: a angústia de Jesus. Quando Ele está no Monte das Oliveiras e está lá suando, sofrendo.

"Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto." Jo 12,24

Se Jesus não passasse pela morte, nós não teríamos vida. Jesus venceu a morte e deu-nos vida.
Daqui a uma semana, celebraremos a nossa salvação. Esse mistério ninguém entende.

Uma vez que você entrou no caminho e conheceu Jesus, quando o desânimo vier, prossiga! O nosso objetivo final é a vida eterna.

"Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna." Jo 12,25

Façam do domingo o dia do Senhor. Não se apeguem às coisas desse mundo. Quem se apega a esse mundo vai morrer, pois tudo passa.

Deus não pode passar na sua vida. Ele precisa ser o primeiro sempre.

Pais, deem Deus para seus filhos. Eles não podem ser materialistas.Tudo é passageiro, mas nosso Senhor não pode passar.

Chegou a hora de Jesus, para que a nossa hora chegue. Ele venceu a morte. Ele nos deu a vida eterna para que a tenhamos.

Jesus teve medo, passou angústia, mas persistiu.

Somos livres em Jesus Cristo porque Ele nos salvou.

Transcrição e adaptação: Nara Bessa

--------------------------------------------------------------

Padre José Augusto
Padre da Comunidade Canção Nova

Padre Marcelo Rossi - Mensagem do Dia: 29 de março de 2009

Mensagem do Dia: 29 de março de 2009

Sabemos, de fato, que a lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido ao pecado.
Não entendo, absolutamente, o que faço, pois não faço o que quero; faço o que aborreço.
E, se faço o que não quero, reconheço que a lei é boa.
Mas, então, não sou eu que o faço, mas o pecado que em mim habita.
Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo.
Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero.
Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita.
Encontro, pois, em mim esta lei: quando quero fazer o bem, o que se me depara é o mal.
Deleito-me na lei de Deus, no íntimo do meu ser.
Sinto, porém, nos meus membros outra lei, que luta contra a lei do meu espírito e me prende à lei do pecado, que está nos meus membros.
Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte?...
Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!
Assim, pois, de um lado, pelo meu espírito, sou submisso à lei de Deus; de outro lado, por minha carne, sou escravo da lei do pecado.
 
Carta do Apóstolo São Paulo aos Romanos  7, 14-26
 
Palavra do Padre:
 
Dia 1º. de Abril está chegando e é chamado "Dia da mentira".
Vamos transformá-lo no "Dia da Verdade e do Amor", em Jesus!

Bom Domingo!

Paz e Bem!

São Constantino - Santo do Dia

São Constantino

29 de Março

São Constantino Rei de uma região da Inglaterra, casou-se, mas não assumiu seriamente esta aliança, tanto que deixou a esposa para se dedicar as guerras militares. Nesta aventura de poder e fama, ele – como São Paulo - 'caiu do cavalo'. Era pagão, converteu-se ao cristianismo e assumiu seriamente o chamado a santidade.

Entrou para um mosteiro Irlandês e descobriu seu chamado ao sacerdócio, ligado a missão. Junto com outro santo, percorreu muitas regiões da Inglaterra anunciando o nome de Jesus, que tem o poder de nos dar a vitória sobre o 'homem velho'.

Constantino foi martirizado no ano de 598, atacado por pagãos duros de coração com o Evangelho.

São Constantino, rogai por nós!



COMO VIVI A QUARESMA? Jo 12,20-33 - HOMILIA DIÁRIA

COMO VIVI A QUARESMA? Jo 12,20-33

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

março 29th, 2009

Estamos como que quase no fim da Quaresma. E como discípulos somos convidados a dedicar a vida a missão do anúncio da esperança e à comunicação de amor e vida, que é a glória de Deus. A "lei no coração" anunciada por Jeremias é o mandamento do amor comunicado por Jesus, que une a todos e traz a paz.

Estamos nos finais do tempo de graça para quem soube acolher o convite de Deus de considerar a "saúde" de sua vida interior. Graça, da mesma forma, para toda comunidade, pois com certeza, muitos de nós levaram a sério a proposta de cultivar a vida interior a partir do Evangelho, que indica uma mentalidade e um modo de viver e conviver com as pessoas. Trata-se, portanto, de uma celebração especial, no sentido que somos convidados a selar, a assinar esse empenho de cultivar a vida interior na ótica do Evangelho.

É hora de nos questionar até que ponto assumimos o compromisso de viver como cristão; até que ponto estamos comprometidos com o plano divino de colocar o Espírito de Deus entre nós, pela realização do projeto do Reino.

Em que colocas o teu coração? Com quem estabeleces relações? Fazer aliança com Deus e viver de acordo com o projeto divino faz com que as nossas relações sejam firmes e douradoras. Pois se trata de uma aliança que se assina com a vida, com aquilo que representa a centralidade da vida: o coração amoroso de Deus Pai. Ser infiel a esta Aliança é o mesmo que rasgar a vida, que desperdiçar a vida, que perder a vida, como diz Jesus no Evangelho: "quem quiser ganhar a vida, vai perdê-la". Quem quiser colocar no seu coração outro projeto que não seja o de Deus, perde o sentido de viver. É por isso que antes de iniciar a celebração, fazemos o ato penitencial.

Isso de colocar Deus no coração, no centro da existência pessoal, não é tarefa fácil para ninguém de nós.

Em nossos dias as coisas parecem mais confusa que ontem. Somos como aqueles que estavam com Jesus e ouviram a voz divina, mas não souberam identifica-la, achando que fosse voz de anjos, trovões ou coisas assim. Existem tantas vozes que falam, que nos confunde em vez de nos ajudar a identificar o projeto divino. Por isso é preciso considerar a resposta que Jesus dá aos gregos que queriam ver Jesus para entender bem o sentido de colocar Deus como centro da vida interior. Colocar Deus no coração. Se aqueles gregos queriam ver um "Jesus famoso", ou um "Jesus milagreiro", ou um "Jesus pregador"… tiveram uma bela decepção. Jesus fala que o compromisso com o plano divino é exigente, a ponto de ter que morrer para viver de outro modo, exige desapego da própria vida e, principalmente, seu seguimento, assumindo a mentalidade do Evangelho. Quer dizer: viver de acordo com o Evangelho é um compromisso exigente só realizável por quem tem o Espírito de Deus dentro de si e o Espírito divino toma conta do coração quando se cultiva com a vida interior saudavelmente cristã e evangelizada.

O maior exemplo e o modelo da fidelidade ao plano de Deus é Jesus. Mesmo angustiado diante da sua "hora", ele se mantém fiel e faz de sua obediência a glorificação do Pai. Foi entregando sua vida que ele plantou o Reino de Deus e coloca a vida de Deus dentro de quem se faz discípulo seu. O Plano de Deus foi plenamente realizado por Jesus. Hoje, este plano continua a ser realizado no mundo pelos discípulos de Cristo que têm o Espírito de Deus em seus corações. Por aqueles que levam a sério a Aliança divina, assinada no dia do Batismo. Por aqueles que não são cristãos de nome, mas assumem a mentalidade do Evangelho e fazem dele o seu modo de viver, de agir. Concluo com uma pergunta: o que está no centro de sua vida interior; qual a coisa mais importante que está em seu coração? O Espírito de Deus ou uma outra mentalidade, ajustada a este mundo? Vamos pensar nisso durante essa semana para tomar uma decisão sincera sobre nosso modo de ser cristão, a partir da Semana Santa.

Quaresma é tempo de preparação para a Páscoa. Duas são as atitudes fundamentais deste tempo para ti e para mim: a conversão do coração e a solidariedade para com os necessitados. A oração é o melhor meio para orientar a vida neste caminho.

Primeira leitura (Jeremias 31,31-34) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Jeremias 31,31-34)

Domingo, 29 de Março de 2009
5º Domingo da Quaresma

Leitura do Livro do profeta Jeremias:

31Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança;
32não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão, para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor.
33"Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, — diz o Senhor: — imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de escrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão o meu povo.
34Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: 'Conhece o Senhor!' Todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Segunda leitura (Hebreus 5,7-9) - Liturgia Diária

Segunda leitura (Hebreus 5,7-9)

Domingo, 29 de Março de 2009
5º Domingo da Quaresma

Leitura da Carta aos Hebreus:

7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido por causa de sua entrega a Deus.
8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu.
9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 50) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 50)

Domingo, 29 de Março de 2009
5º Domingo da Quaresma


— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido!
— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!/ Na imensidão de vosso amor, purificai-me!/ Lavai-me todo inteiro do pecado,/ e apagai completamente a minha culpa!
— Criai em mim um coração que seja puro,/ dai-me de novo um espírito decidido./ Ó Senhor, não me afasteis de vossa face/ nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
— Dai-me de novo a alegria de ser salvo/ e confirmai-me com espírito generoso!/ Ensinarei vosso caminho aos pecadores,/ e para vós se voltarão os transviados.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (João 12,20-33) - Liturgia Diária

Evangelho (João 12,20-33)

Domingo, 29 de Março de 2009
5º Domingo da Quaresma


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo,
20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa.
21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e disseram: "Senhor, gostaríamos de ver Jesus".
22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus.
23Jesus respondeu-lhes: "Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado.
24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto.
25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna.
26Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
27Agora sinto-me angustiado. E que direi? 'Pai, livra-me desta hora?' Mas foi precisamente para esta hora que eu vim.
28Pai, glorifica o teu nome!" Então veio uma voz do céu: "Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!"
29A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: "Foi um anjo que falou com ele".
30Jesus respondeu e disse: "Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós.
31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso,
32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim".
33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer".



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...