quarta-feira, 25 de março de 2009

Não desanime na hora da tempestade!

Não desanime na hora da tempestade!
 
No Evangelho de São Mateus há um fato muito interessante: após a multiplicação dos pães, Jesus despediu os apóstolos e foi rezar no alto do monte. O barco se agitava numa grande tempestade. Os discípulos estavam apavorados... Quando de repente viram alguém caminhando sobre o mar: era o Messias.

Não imaginando que fosse Jesus, eles ficaram ainda mais amedrontados e soltavam gritos de terror: é um fantasma! Mas logo o Senhor lhes disse: "Confiança, sou Eu, não tenhais medo" (Mt 14,27).

Muitas vezes, as nossa vida é agitada pelas tempestades e nós nos desesperamos, porque nos falta confiança. Precisamos ter confiança cega em Deus, na certeza de que o Seu socorro não falta.

O Senhor é o mesmo de ontem, de hoje e de amanhã; Ele está vivo. Não servimos a um Deus morto, clame e Ele virá ao seu encontro.

Não desanime na hora da tempestade! Peça ao Senhor para pegá-lo no colo, para que a tempestade não o afogue. O Senhor nos manda ser corajosos. Não precisamos ter medo de nada. Jesus nunca vai nos deixar sozinhos.

Quando tomamos consciência e clamamos pelo socorro do céu, tudo muda, a tempestade se acalma e ousamos andar sobre as águas. Foi o que Pedro experimentou:

"Senhor, se és mesmo Tu, ordena-me que vá ao teu encontro sobre as águas. Vem, disse Ele. E Pedro, saindo do barco, caminhou sobre as águas e foi rumo a Jesus" (Mt 14, 28-29).

Nós também podemos andar sobre os nossos problemas, sobre as tempestade que assolam as nossas vidas, fixando os olhos em Deus e não os desviando nem para direita nem para a esquerda.

Quando Pedro tirou os olhos de Jesus, ele afundou. Aí está o segredo: podemos andar por cima de nossos problemas, sem nos deixar amedrontar pela tempestade, se continuarmos com os olhos fixos no Senhor.

Tenha certeza: quando você traz o Senhor para dentro do barco da sua vida, tudo muda. O vento cessa, a tempestade se acalma... O Senhor passa a ter o comando de todas as coisas.

"Confiança, sou Eu, não tenhais medo". Seja qual for a situação pela qual você esteja passando, confie: é Ele mesmo quem diz: "Sou Eu, não tenhais medo". Nas grandes dificuldades, mas, também nas situações embaraçosas do dia-a-dia, o Senhor está ao nosso lado. Não há por que temer.

Reze junto comigo:

Senhor, eu agradeço por tantos milagres e curas que tens realizado na vida dos meus irmãos. Tu és verdadeiramente o Deus do impossível.
Entra, Senhor, no barco da minha vida. Vê, Senhor, a agitação em que está. Até hoje eu tive medo e pensei que estava sozinho, mas agora não temo, pois quem está conduzindo o barco da minha vida é o Senhor.
Apresento todas as situações que estou vivendo e já agradeço pelo novo rumo que estás dando. Eu não estou sozinho. Confesso que já estava cansado, fraco, com medo das grandes ondas, mas agora já não tenho mais medo, porque o Senhor é por mim.
Agradeço pelo milagre que estás realizando na minha vida. Sou uma nova pessoa.
A partir deste momento o leme da minha vida está em Tuas mãos. Eu não tomarei mais nenhuma decisão por mim mesmo. Quero louvar e agradecer pela paz e pela cura que realizas.
Bendito seja o Teu nome, meu Senhor e meu Deus.


( Trecho extraído do livro "Isto é obra do Senhor: Um milagre aos nossos olhos!" de monsenhor Jonas Abib )

Anunciação do Senhor - 25 de Março

Anunciação do Senhor

25 de Março

Anunciação do Senhor Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.
Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."

Com alegria contemplamos o Mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do Mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:


"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: 'Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.' Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: 'Como se fará isso, pois não conheço homem?' Respondeu-lhe o anjo:' O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: 'Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra'"

Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.

Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:

"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA Lc 1,26-38 - HOMILIA DIÁRIA

FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA Lc 1,26-38

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

março 25th, 2009

"Disse então Maria: Eu sou a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra." Lc 1,38 Estamos celebrando hoje a Festa da Anunciação, dia em que veneramos o começo da vida de Jesus Cristo. Verbo encarnado, no seio de Maria. Começa, exatamente aqui, um novo período da história. Deus está connosco!

Anjo havia dito a Maria: "Terás um filho. Ele chamar-se-á Jesus, o libertador". Esta festa é, uma das mais antigas solenidades marianas da história da Igreja. Já era celebrada no Oriente, na metade do século V. E temos notícia de que no século VII se fazia a procissão da Quaresma , neste dia, para a Igreja de Santa Maria Maior. Esta Festa quer levar-nos, a todos, ao Cristo Redentor, pelo "sim" dito de modo semelhante por Maria.

Ora, no diálogo do Anjo, ele não fala somente das grandezas pessoais de Jesus; é o Salvador, é o Messias esperado, é o Rei eterno da humanidade regenerada, cuja maternidade se propõe ali a Maria.

Toda a obra redentora esta ali dependendo do faça-se de Maria. E disto tem a Virgem plena consciência. Sabe o que Deus lhe propõe; consente no que Deus lhe pede, sem restrição, nem condição; o seu Fiat responde à amplidão das proposições divinas, estende-se a toda a obra redentora!

Foi fundamental a resposta de Maria. Pois, aquele diálogo de Maria com o Anjo, certificada da sua virgindade, Ela ousa responder: "Eis A escrava do Senhor; faça-se em mim, segundo a vossa palavra!

Trata-se de uma resposta admirável de bondade, mas também de humildade e de prudência! Aqui Maria manifesta mais ainda do que a sua incomparável humildade e obediência, a grandeza da sua fé, fazendo-a entregar-se inteiramente à ação divina, sem questionar nem pretender penetrar o profundo mistério, ou pensar sequer nas conseqüências a que se arriscava. E tu como tens respondido ao Senhor? Em que se tem baseado a tua?

Por um faça-se apenas o Verbo divino, se encarnou no seu seio puríssimo e virginal! É portanto, pelo seu sim que Deus se fez homem. E deste modo, formou-se no seio puríssimo da Virgem Maria, por força do Espírito Santo, o Corpo de Cristo, unindo-se ao corpo a sua alma humana criada do nada, e, consequentemente a Divindade unindo-se ao Corpo e à alma de Deus humanado – Jesus Cristo – passa a receber de Maria sangue do seu sangue, carne da sua carne! Assim, a partir daí, Aquele que é Deus verdadeiro, tornou-se também verdadeiro Homem, num mistério chamado hispostático, e a bem-aventurada Virgem Maria, tornou-se na realidade a Mãe verdadeira de Deus!

Meu irmão, minha irmã veja que se observarmos na história do mundo e na história dos homens encontraremos dois faça-se ou sim. O primeiro, no ato da criação, o próprio Deus pronunciando, faça-se – e todas as coisas aparecerem do nada! E no final a Bíblia afirmar que Deus viu que todas as coisas eram boas!

O segundo faça-se, é o de Maria: uma resposta obediente, belíssimo o segundo! Com o primeiro, Deus tirou do nada o Universo com a sua perfeição e ordem: "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento a obra das suas mãos" (Sl 18,1).

Com o segundo – o de Maria – "o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo1,14), num mistério de duas naturezas em uma e mesma pessoa!

Quero lembrar-se de que o teu sim ou faça-se, pode transformar vidas, libertar as pessoas dos vícios, das drogas, da prostituição, do alcool, do adultério, da ganância, do roubos; pode curar os doentes e ressuscitar os mortos. Pode introduzir os teus na nova terra e céu.

Assim como nossa Mãe, Maria, nós somos chamados para levar a Boa Nova a todas as pessoas do mundo, para irradiar neles o amor que Jesus nos proporciona junto com nossa Mãe. Neste mistério aprendamos com Ela, o espírito de serviço para com o próximo.

O exemplo dela e reconhecendo a humildade de Maria no Magnificat, prometamos que seremos humildes e caridosos para com o nosso próximo. Ainda mais quando demos nosso faça-se, nosso sim, ao chamado especial de Cristo (João Paulo II).

Peçamos ao Senhor que nos ajude a sermos caridosos e solidários para com o próximo, principalmente com os mais necessitados.

Nesta Solenidade aprendamos com Maria a virtude da humildade, e que Ela nos ajude a sermos simples, humildes e generosos de coração como Ela o foi, para transmitir sempre com alegria a palavra de Deus. Maria nos ensina também a nos colocarmos sempre a serviço do Senhor. Peçamos ao Senhor que nos ajude a reconhecer a tua presença no meio de nós e que saibamos dizer "Sim", como o fez Maria, à tua vontade.

Primeira leitura (Isaías 7,10-14; 8,10) - Liturgia Diária

Primeira leitura (Isaías 7,10-14; 8,10)

Quarta-Feira, 25 de Março de 2009
Anunciação do Senhor

Leitura do Profeta Isaías.

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11"Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu". 12Mas Acaz respondeu: "Não pedirei nem tentarei o Senhor". 13Disse o profeta: "Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, 8,10porque Deus está conosco.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Segunda leitura (Hebreus 10,4-10) - Liturgia Diária

Segunda leitura (Hebreus 10,4-10)

Quarta-Feira, 25 de Março de 2009
Anunciação do Senhor

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 4é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: "Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade". 8Depois de dizer: "Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado" — coisas oferecidas segundo a Lei — 9ele acrescenta: "Eu vim para fazer a tua vontade". Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 39) - Liturgia Diária

Salmo (Salmos 39)

Quarta-Feira, 25 de Março de 2009
Anunciação do Senhor

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e então eu vos disse: "Eis que venho!"
— Sobre mim está escrito no livro: "Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!"
— Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembléia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!
— Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembléia.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Lucas 1,26-38) - Leitura Diária

Evangelho (Lucas 1,26-38)

Quarta-Feira, 25 de Março de 2009
Anunciação do Senhor

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim".
34Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" 35O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível". 38Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...