quinta-feira, 12 de março de 2009

Padre Marcelo Rossi - Mensagem do Dia: 12 de março de 2009

Mensagem do Dia: 12 de março de 2009

Sejam misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. 
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á.
Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também. 
Propôs-lhes também esta comparação:
Pode acaso um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova? 
O discípulo não é superior ao mestre; mas todo discípulo perfeito será como o seu mestre. 
Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão e não reparas na trave que está no teu olho? 
Ou como podes dizer a teu irmão: Deixa-me, irmão, tirar de teu olho o argueiro, quando tu não vês a trave no teu olho?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e depois enxergarás para tirar o argueiro do olho de teu irmão. 
Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. 
Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos. 
O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio.

Evangelho de São Lucas 6, 36-45

Palavra do Padre:
 
Espero que seu coração esteja cheio da graça divina!
 
Passe esta mensagem para alguém.
Evangelize!

Paz e Bem!

.

Nosso Deus não é um Deus de desculpas!

 
Quinta-Feira, 12 de março 2009

Estou pregando esperança, vida, mas não posso deixar de dizer que também está na Sagrada Escritura e no Catecismo da Igreja Católica (CIC) que qualquer pessoa que faz uma reforma em sua casa tem de pegar os entulhos, a sujeira, as coisas velhas e estragadas – os canos que já se estragaram, o assoalho que já apodreceu – e pôr fora. O que é velho é velho, o que é estragado é estragado, o que é sujo é sujo, tem de ir embora para se fazer algo novo em sua casa. Isto é, não dá para termos o "bem" misturado com o "mal", porque este acaba contaminando aquele. Além de expulsar satanás e seus anjos rebeldes, Deus vai destruir o pecado e toda a sujeira deste mundo.

Nenhum artista, nenhum arquiteto ou engenheiro aguentam ver o projeto deles não ser concretizado. Deus também não! E Ele vai concretizar Seu projeto. É importante que nós, os Seus filhos, saibamos disso. "Esta renovação misteriosa que há de transformar a humanidade e o mundo, a Sagrada Escritura chama de 'céus novos e terra nova'" (II Pedro 3, 13) e (CIC 1043). Será a realização definitiva do projeto de Deus.

Quem quer viver na sujeira, no "mais ou menos", num Cristianismo sem compromisso, se abala quando ouve falar que Deus vai realizar tudo isso. Quando lhe são mostradas as verdades da Bíblia, a verdade que é Verdade, essa pessoa se assusta e corre atrás de justificativas, de desculpas para sua pouca vontade de acreditar... Mas o nosso Deus não é um Deus de desculpas! É um Deus que vai cumprir as promessas que Ele mesmo fez. É isso que aguardamos do Senhor! É por isso que lutamos. Nós gastamos a vida, investimos, vamos fundo, evangelizamos para valer, nos gastamos, porque acreditamos numa humanidade nova! Porque sabemos que isso é verdade da Bíblia, doutrina da Igreja.

Seu irmão,


Monsenhor Jonas Abib

Você tem mais facilidade de falar ou de escutar?

ouvir_falar

Todos nós temos necessidade do silêncio, de ficar sozinhos com Deus e com nós mesmos. E esse é um exercício maravilhoso, porque quando ele é vivido em união com Jesus, além de ser uma poderosa oração, dá-nos equilíbrio, ainda que as situações vividas pareçam tempestuosas.

Ao longo do dia, recebemos muitas informações e, muitas vezes, ficamos agitados, disparamos a falar e o nosso coração fica agitado. Por essa razão, desde cedo, devemos nos unir intimamente a Jesus, para que nada roube a nossa paz; e se por ventura ficarmos, em algum momento, inquietos, retomemos o silêncio e esperemos em Deus porque: "Bom é esperar em silêncio o socorro do Senhor" (Lam 3,26).

Talvez tenhamos medo de silenciar porque não queremos deparar com a nossa consciência e com a nossa verdade; mas se tivermos a coragem de colocar toda a nossa vida à luz de Cristo, experimentaremos a verdadeira liberdade que vem de Deus.

"Conhecerás a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8,32).

Façamos hoje o propósito de viver todo este dia em silêncio e recolhidos interiormente.

Jesus, eu confio em Vós!

Luzia Santiago

Posso evitar as pessoas?


 
Quinta, 12 de março de 2009


Cá e lá, é preciso tomar um pouco de distância para enxergar melhor. Fatos e pessoas são coisa dinâmica, estão sempre em mudança e, quase sempre, a gente não compreende tudo o que está acontecendo.
Desprezar as pessoas? Jamais! Tomar um pouco de distância para compreendê-las melhor é, muitas vezes, fundamental.
Por favor, pense sobre isto!
Talvez seja exatamente o que você precisa fazer!


Com carinho e orações,

Seu irmão,
Ricardo Sá

Santo Inocêncio-Santo do Dia

Santo Inocêncio

12 de Março

Santo Inocêncio O Santo recordado hoje foi Papa da nossa Igreja nos anos de 401 a 417; nasceu perto de Roma. Pertencia ao clero até chegar à cátedra de Pedro. Trabalhou na construção de muitas igrejas, no culto aos mártires, elaborou e definiu os livros consagrados e inspirados da Bíblia.

Dentre tantos acontecimentos, que marcaram o pontificado de Santo Inocêncio, foram três os que se destacaram: a luta contra o pelagianismo; corrigiu um temível imperador; protegeu como pôde Roma dos invasores. Pelágio foi um monge que semeava a mentira doutrinal sobre o pecado original e outras mentiras que invalidavam a necessidade da graça e da redenção do Cristo. Santo Inocêncio, com a ajuda do Doutor da Graça – Santo Agostinho – e de outros mais condenou a heresia pelagiana.

Quanto ao imperador, denunciou a traição deste para com São João Crisóstomo, e com relação aos invasores, que assaltaram Roma, Santo Inocêncio fez de tudo para afastar esses bárbaros da Cidade Eterna. Este grande santo, empenhado pela paz e conversão dos pagãos, é considerado um dos maiores Santos Padres do Cristianismo.


Santo Inocêncio, rogai por nós!

HOMILIA DIÁRIA-12/03/09

O MEU LUGAR É AO SEIO DE ABRAÃO! Lc 16,19-31

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

março 12th, 2009

Esta parábola não visa tratar sobre caridade e falta de caridade. Não diz que o rico negava esmolas a Lázaro. Talvez até ignorasse a presença dele junto de sua casa, fechado como estava em seu bem-estar, que não lhe permitia perceber problemas alheios como às vezes dizem: "cada um por si e Deus por todos".

Jesus quer chamar a atenção não para a necessidade de amarmos ao próximo, mas para a importância das situações. Uma situação de poder e prazeres pode insensibilizar a mente, tornando-a insensível às necessidades dos outros. Pode fechar a porta do céu, tirando a fome da vida eterna, se já se julga satisfeito com seus bens. Ao contrário, uma situação de penúria entretém a fome e a sede de algo maior: a vida eterna.

A riqueza honesta não é má nem condenável, assim como a pobreza não é garantia de salvação. Mas ambas suscitam atitudes éticas que podem facilitar ou dificultar a procura de Deus. É para isto que Jesus quer despertar os cristãos nesta parábola.

A situação cômoda em que se acham os ricos pode diminuir seu zelo pelas necessidades dos pobres e excluídos da nossa sociedade.

Jesus chama os pobres, os que têm fome, sede e choram, de bem-aventurados, não por causa da pobreza como tal, mas por causa da atitude ética, da fé e do amor ao próximo que essa pobreza preserva ou suscita. E chama os ricos de infelizes (Lc 6,24-26), não por causa da riqueza como tal, mas porque a riqueza pode fazer murchar a fé e o senso da vida futura.

O rico morreu sem fome física nem espiritual: nada mais espera na outra vida, satisfeito que estava em seu bem-estar. Lázaro que teve fome física e doenças, tinha fome de uma realidade melhor do que a vida terrestre. No além, a fome material e espiritual de Lázaro era saciada, ao passo que no rico, ela não existia.

Alguém pode ser rico e ter um coração de pobre, cultivando o desapego, a humildade, a caridade, como alguém pode ser pobre, mas ter um coração de rico, sem caridade nem humildade. Lázaro, pobre na terra, e Abraão, rico na terra, tiveram a mesma sorte final, porque ambos, em circunstâncias diferentes, tiveram o mesmo amor a Deus e o mesmo desprendimento dos bens terrenos.

A parábola nos lembra que o Céu e o inferno começam no nosso dia a dia. Não nos faltam os fatos, acontecimentos, coisas em cada dia, que são objetos de santificação. A fé descobre neles os sinais de Deus a respeito do sentido desta vida. Nós não vivemos de milagres, mas do dia a dia. É nele que devemos encontrar a vida de santificação. Muitos procuram sinais e milagres e dizem, que se Deus se fizesse mais sensível, os desse um sinal, seriam mais fervorosos. Isto é pura ilusão meu irmão, minha irmã. Quem não tem fé nos dons cotidianos de Deus, encontrará razões falsas para não reconhecer os milagres dEle. Abraão responde ao rico que quem não tem o hábito da fé viva, rejeitará mesmo os sinais mais significativos. Na verdade, Lázaro, irmão de Marta e Maria, e o próprio Jesus haviam de ressuscitar dentre os mortos e aparecer aos judeus, mas nem assim estes se deixaram convencer.

Abraão diz existir entre o Céu e o inferno um grande abismo. E este indica que é só na vida terrestre que podemos nos converter. O tempo da conversão é hoje e agora. A morte nos estabelece em nossa condição definitiva: ou o Céu para sempre ou o inferno para sempre.

Esta parábola nos leva a concluir que quando eu e tu, deixarmos este mundo, receberemos uma sentença. Veja que Lázaro foi levado ao "seio de Abraão" e o rico aos tormentos do inferno. Isto pressupõe uma sentença de Deus logo após a minha e a tua morte. E ela é definitiva, pois o mau não pode passar para o lugar do justo, e nem vice-versa. Eu já fiz a minha opção: quero ir para o seio de Abraão! E tu para onde queres ir?

PRIMEIRA LEITURA-Liturgia Diária

Primeira leitura (Jeremias 17,5-10)

Quinta-Feira, 12 de Março de 2009
2ª Semana da Quaresma

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

5Isto diz o Senhor: "Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar-se na secura do ermo, em região salobra e desabitada.
7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, e por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos.
9Em tudo é enganador o coração, e isto é incurável; quem poderá conhecê-lo? 10Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

SALMO-Liturgia Diária

Salmo (Salmos 1)

Quinta-Feira, 12 de Março de 2009
2ª Semana da Quaresma

— É feliz quem a Deus se confia!
— É feliz quem a Deus se confia!

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersa pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

EVANGELHO-Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 16,19-31)

Quinta-Feira, 12 de Março de 2009
2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo  + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19"Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: 'Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas'.
25Mas Abraão respondeu: 'Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós'.
27O rico insistiu: 'Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento'. 29Mas Abraão respondeu: 'Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!'
30O rico insistiu: 'Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter'. 31Mas Abraão lhe disse: 'Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos"'.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...