segunda-feira, 2 de março de 2009

PROGRAMA MOMENTO DE FÉ - PADRE MARCELO ROSSI - REPRISES

28 fevereiro 2009 , sábado
Guia-me mansamente a águas tranquilas
Deus deseja nos dar descanso
27 fevereiro 2009 , sexta
Banquete da graça de Deus!
Deus nos oferece um banquete espiritual. Creia!
26 fevereiro 2009 , quinta
Deus faz repousar o Espírito Santo sobre nós
Ele cuida de nós!
25 fevereiro 2009 , quarta
Fortificai as mãos cansadas!
Deus é sempre fiel para nos fortalecer!
24 fevereiro 2009 , terça
Felizes aqueles que fazem a vontade de Deus!
Jesus não é intruso. Ele te convida a experimentar Sua vontade!
23 fevereiro 2009 , segunda
Confiança absoluta em Deus!
Só há salvação em Jesus!
 
 
 

FRASES de PADRE PIO (São Pio de Pietrelcina) Fevereiro/09

2/27 - "Até a mais leve transgressão à lei de Deus será levada em conta."

2/26 - "Imite Jesus na obediência imediata e sem discussão."

2/25 - "Esforce-se em corresponder aos impulsos da graça."

2/24 - "Os desejos corporais são as raízes de todos os males."

2/23 - "As almas que amam a Deus estão prontas a tudo."

2/22 - "Deus nunca o deixará nas garras do demônio."

2/21 - "Levar Deus aos doentes vale mais do que qualquer remédio."

2/20 - "Quanto mais amarguras tiveres mais amor receberás."

2/19 - "Não pare diante das dificuldades."

2/18 - "Quem segue Jesus nunca caminha nas trevas."

2/17 - "Bendigo de coração o trabalho de catequizar as crianças, que são as florzinhas prediletas de Jesus."

2/16 - "Ajoelhe-se sempre diante de Deus."

2/15 - "Cada Missa que você assiste é uma intercessão junto à justiça divina para lhe obter o perdão."

2/14 - "Antes de nos mandar a Cruz, Jesus nos dá a força para carregá-la."

2/13 - "Deus nos dá sempre mais do que merecemos."

2/12 - "Tudo passa; só Deus fica."

2/11 - "A ingenuidade é uma virtude, mas apenas até certo ponto; ela deve sempre ser acompanhada da prudência. A astúcia e a safadeza, por outro lado, são diabólicas e podem causar muito mal."

2/10 - "Louve a Deus. A recompensa será grande."

2/9 - "Proponha-se a se exercitar nas virtudes."

2/8 - "Cultive com diligência a docilidade interior."

2/7 - "As tribulações a que o Senhor o sujeitou e o sujeitará são todas indicações do amor divino e são jóias para a alma."

2/6 - "Mantenha um espírito de santa alegria."

2/5 - "Seja paciente nas aflições de cada dia."

2/4 - "Lave as suas imperfeições com lágrimas de contrição."

2/3 - "Feliz a alma que atinge a beleza que Deus quer!"

2/2 - "Escute-me: desapegue-se do mundo!"

2/1 - "Abandone-se nas mãos de Nosso Senhor."

SANTO DO DIA

São Simplício

2 de Março


São Simplício Papa da Igreja, pertencente ao clero de roma, o santo viveu mergulhado num contexto de grande instabilidade, seja por parte das heresias que rondavam a Igreja, como também por parte externa, da sociedade e do Império que estava para ruir.

Foi escolhido para sucessor de São pedro no ano de 468. Um homem de testemunho e oração, sensível aos ataques internos que a Igreja sofria por parte do nestorianismo - que buscava espalhar a mensagem entre os cristãos de que Cristo não teria nenhum ligação com Deus, negando o mistério da encarnação - e também o monofisismo, onde pregravam como verdade que a natureza divina suprimiu a natureza humana de Cristo.

Simplício se deparava com essa realidade, mas com autoridade, cheio do Espírito Santo e em comunhão com o Clero, se tornou cada vez mais canal da luz, que é Cristo, para essas situações.

São Simplicio demontrou com a vida que vale a pena caminharmos com o coração fixo na recompensa que o Senhor quer nos dar na Glória.

Faleceu em 483, e hoje intercede por nós.

São Simplício, rogai por nós!


HOMILIA DIÁRIA

VINDE BENDITOS DO MEU PAI!!! Mt 25,31-46

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

março 2nd, 2009

A presente homilia descreve o final dos tempos, ou seja, o Juízo Final que é um tema tão antigo e tão atual com o qual a humanidade inteira se sempre depara. Dando uma passagem rápida o que dizem as três grandes religiões monoteístas verificamos que o tema é amplamente abordado em sua essência religiosa.

Assim, no cristianismo, às obras de misericórdia que envolvem compromisso de amor a Deus e ao próximo e são fundamentais para se obter a salvação; no judaísmo, está relacionado às obras de piedade presentes no Antigo Testamento; e no islamismo, o bem ou mal que se pratica com os irmãos são obras importantes para possuir o paraíso ou acabar no inferno.

Mateus que é o evangelista que nos apresenta Jesus como o Filho do Homem nos apresenta hoje um Jesus que se intitula e se declara realmente como Rei e Juiz da história da humanidade. Estamos diante do que São Paulo diz: O triunfo de Cristo, a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte. É a glória devida ao triunfo de Cristo sobre a cruz. Pois Ele é o Poder de Deus e a sua Sabedoria (1 Cor 1, 24).

Cristo Jesus ressuscitado vindo com poder e grande glória (Lc 21, 27) - assume as funções do verdadeiro Deus: Sua sentença é definitiva: eterna como o fogo eterno preparado pelo pai para os anjos rebeldes. Ele está rodeado de todos os seus anjos que estão submissos em tudo.

Trata-se de um juízo final, ou do início de uma era histórica após a destruição de Jerusalém? No primeiro caso, Jesus, o Filho do Homem - será o juiz definitivo como vemos no texto. No segundo caso indica quais entrarão a formar parte do novo reino entre os gentios. Os escolhidos serão os misericordiosos que alcançarão misericórdia ( Mt 5, 7) ou seja os que agiram com compaixão com os necessitados. Quais são estes irmãos menores?

Sobre o fogo preparado para o Diabo e os anjos, devemos comentar que na época de Jesus não se esperava que o Diabo estivesse no inferno, porque sabemos pelas palavras do próprio Jesus que viu Satanás cair do céu como um relâmpago (Lc 10, 18). Portanto o inferno não era sua morada, mas o fogo ou lago de fogo será o destino definitivo do Diabo (Ap 20, 10) ao qual será lançado quem não for escrito no livro da vida (Ap 20, 15). Talvez isso explique a influência do maligno em nossa história.

A condenação não é por atos de perversidade, mas de omissão. Talvez porque os primeiros já estavam incluídos na mentalidade antiga. Os segundos eram o grande pecado e ainda são dos batizados chamados discípulos de Cristo. Por outra parte o evangelho de hoje serve para responder à pergunta: Como poderão salvar-se os que não conhecem Jesus ou consideram verdadeira a sua própria religião? Obviamente a fé será substituída pelas obras de misericórdia, necessárias também entre os cristãos porque a fé sem obras está morta (Tg 2, 17) e Paulo afirma que o que tem valor é a fé que atua mediante o amor (Gl 5, 6).

Portanto, lembre-se do que nos é apresentada à atualização da mensagem do Juízo Final que tem, por base, três dimensões: pessoal, eclesial e social, onde, de acordo com os ensinamentos de Jesus, as obras de misericórdia, praticadas em relação aos mais pequeninos, aqui e agora, serão decisivas no dia do Juízo Final, quando o Filho do Homem julgará cada um de acordo com suas obras.

O último juiz virá. E o julgamento dele será sobre o serviço que tiveres prestado aos seus irmãos mais pequeninos. Ele chamará e congregará todos os que lhe forem fiéis e lhes dirá: Vinde benditos de meu Pai, possui por herança o reino que vos está preparado deste a fundação do mundo, porque tive fome e me destes de comer… Será que tu serás um destes benditos? Se sim, parabéns! E se não o tempo é este e a hora é agora de acertares o passo e convertendo-te seguires as pegadas do Mestre.

PRIMEIRA LEITURA-Liturgia Diária

Primeira leitura (Levítico 19,1-2.11-18)

Segunda-Feira, 2 de Março de 2009
1ª Semana da Quaresma

Leitura do Livro do Levítico.

1O Senhor falou a Moi­sés, dizendo: 2"Fala a toda a Comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
11Não furteis, não digais mentiras, nem vos enganeis uns aos outros. 12Não jureis falso por meu nome, profanando o nome do Senhor teu Deus. Eu sou o Senhor.
13Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra ele. Não retenhas contigo a diária do assalariado até o dia seguinte. 14Não amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. 15Não cometas injustiças no exercício da justiça; não favoreças o pobre nem prestigieis o poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça.
16Não sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor. 17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele.
18Não procures vingança, nem guardes rancor aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

SALMO-Liturgia Diária

Salmo (Salmos 18)

Segunda-Feira, 2 de Março de 2009
1ª Semana da Quaresma


— Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!
— Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!

— A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.
— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.
— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.
— Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor!

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

EVANGELHO-Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 25,31-46)

Segunda-Feira, 2 de Março de 2009
1ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31"Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me rece­bestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'. 37Então os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?' 40Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!' 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar'. 44E responderão também eles: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?' 45Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!' 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...