sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Pe.Marcelo Rossi-Mensagem do Dia: 20 de fevereiro de 2009

Mensagem do Dia: 20 de fevereiro de 2009

O Senhor é meu pastor, nada me faltará.
Em verdes prados ele me faz repousar.
Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma.
Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome.
Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo.
Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.
Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça.
Vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias.
 
Salmo do Rei Davi, 22


Palavra do Padre:
 
Que Salmo lindo!
Quem não tem inimigos? Sejam carnais ou espirituais?
Vamos interceder pelo livramento de problemas com nossos inimigos, a partir da próxima segunda – feira.
 
Perseguidores? Pessoas que nos odeiam?
Que Jesus os alcance com bondade e misericórdia!
Que Ele transborde as suas taças com graça!
 
 
Paz e Bem! Deus abençoe!

 

Beatos Francisco e Jacinta

Beatos Francisco e Jacinta - Santos do Dia

Beatos Francisco e Jacinta

20 de Fevereiro


No ano de 1908 nasceu Francisco Marto. Em 1910, Jacinta Marto. Filhos de Olimpia de Jesus e Manuel Marto. Francisco e Jacinta pertenceram a uma grande família, eram os mais novos de nove irmãos.

A partir da primavera de 1916, a vida de jacinto e francisco sofreria uma grande transformação: as diversas aparições do Anjo de Portugal (o Anjo da Paz), na "Loca do Cabeço" e depois, na "Cova da Iria" a partir de 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceria por 6 vezes.

O mistério da Santíssima Trindade, a Adoração ao Santíssimo Sacramento, a intercessão, o coração de Jesus e de Maria, a conversão, a penitencia, tudo isso e muito mais, foi revelado a eles pelo Anjo e também por Nossa Senhora.
Na segunda aparição, no mês de Junho, Lúcia (irmã de Jacinta e Francisco) fez um pedido a Virgem do Rosário: que ela levasse os três para o Céu. Nossa Senhora respondeu: 'sim, mas Jacinta e Francisco levarei em breve'. Os bem-aventurados vivenciaram e comunicaram a mensagem de Fátima.
O fato não demorou muito. Em 4 de abril de 1919, Francisco, atingido pela grave gripe espanhola, foi uma das primeiras vítimas em Aljustrel. Suas últimas palavras foram: 'Sofro para consolar nosso Senhor. Daqui, vou para o céu.'
Jacinta Marto, modelo de amor que acolhe, acolheu a dor na grave enfermidade, tendo até mesmo que fazer uma cirurgia sem anestesia. Tudo aceitou e ofereceu como Nossa Senhora ensinou: por amor a Jesus, pela conversão dos pecadores e em reparação aos ultrajes cometidos contra o coração imaculado da Virgem Maria.
Por causa da mesma enfermidade que atingira Francisco, em 20 de fevereiro de 1920 ela partiu para a Glória.

No dia 13 de maio do ano 2000, o Papa João Paulo II esteve em Fátima, e do 'altar do mundo' beatificou Francisco e Jacinta, os mais jovens cristãos não mártires.

Beatos Francisco e Jacinta, rogai por nós.

Enfermidade e sofrimento. Motivos para praticar a eutanásia?

Enfermidade e sofrimento. Motivos para praticar a eutanásia?

Da Redação

"O que dá sentido ao sofrimento é a motivação e intenção colocadas nesses momentos.
É um sentido de comunhão com a própria dor de Cristo".

 

O caso de Eluana Englaro reacendeu, nos últimos dias, o tema da eutánasia na imprensa mundial. A italiana, de 38 anos, permaneceu em coma por 17 e morreu, no último dia 9, após a suspensão pela equipe médica de sua alimentação e hidratação artificiais.

Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, o professor de Bioética da Faculdade Dehoniana de Taubaté, Padre Mário Marcelo explica o que significam os termos eutanásia, ortotanásia e distanásia e declara que a dor, num momento de enfermidade, pode adquirir um sentido maior, quando se participa do sofrimento de Cristo.

noticias.cancaonova.comQual a diferença entre eutanásia, ortotanásia, e distanásia. Qual dessas práticas a Igreja é a favor e porquê?

Pe. Mário Marcelo - São três temas relacionados ao fim da vida. O termo eutanásia, etimologicamente falando, significa morte sem dor ou morte suave. Ocorre quando há uma ação direta de uma pessoa para antecipar o momento da morte, sendo aplicado algum método ou se tirando outro a fim de antecipar a morte. O termo orto, de ortotanásia, significa "correto", ou seja, é a morte certa, aquela que deve acontecer naturalmente. E distanásia significa o prolongamento do momento da morte. É quando se utiliza aparelhagens, prolongando a vida do paciente até o momento da morte. A melhor forma é a ortotanásia, a morte correta e natural.

Quanto à distanásia, não há nenhum problema, objetivamente falando, de se prolongar o momento da morte. A pessoa pode até ser mantida nos aparelhos por um período e se você for desligar os aparelhos, desde que não seja uma ação direta para provocar a morte da pessoa, também não há nenhum problema ético ou moral nisto. É um prolongamento do momento da morte, ou seja, a morte é iminente, vai acontecer. E o que acontece? A pessoa é ligada aos aparelhos, sendo prolongado o momento da morte. Você não está prolongando a vida, mas o momento da morte. Então, ao se desligar o aparelho, a eutanásia não está sendo provocada, porque a morte iria acontecer do mesmo jeito, mas não aconteceu ao se manter a pessoa na aparelhagem.

O problema moral está na eutanásia porque é também chamada de homicídio assistido, ou seja, há uma ação direta do paciente ou de outra pessoa para antecipar o momento da morte. A passagem da distanásia para eutanásia, às vezes, é muito confusa, mas é uma questão da consciência do médico. A distanásia é quando a morte é iminente, porém você sustenta a pessoa por aparelhagem. Já no caso da eutanásia, a morte não era iminente e o paciente pode viver por muitos anos, e uma ação direta é aplicada que antecipa o momento da morte. Na distanásia, você permite a pessoa morrer quando se desliga a aparelhagem, ao passo que na eutanásia o momento da morte é antecipado.

noticias.cancaonova.com –  Uma orientação para as famílias cristãs seria a de procurar médicos, nos quais se possam ter uma maior confiança em sua consciência?

Pe. Mário Marcelo - Muito depende da consciência do medico. Há um momento quando ele procura a família e avisa que a morte é iminente, vai acontecer, e que vão desligar a aparelhagem para não provocar mais sofrimento. Não há problema, tanto em manter o paciente ligado ao aparelho, como desligá-lo, porque você não está antecipando o momento da morte, mas permitindo que ela morra.

noticias.cancaonova.com –  Muitas vezes, há o pedido do próprio paciente para que seja feita a eutanásia. Como orientar as pessoas que cuidam desses doentes? Como devem agir?

Pe. Mário Marcelo - É um grande desafio. Mas aquelas pessoas que assistem os enfermos não podem falar que é um pecado, mas ter atitudes de solidariedade e de apoio naquele momento de dor. Porque muitas pessoas pedem a morte por estarem se sentindo abandonadas. Ela já está com dor e sofrimento e ainda se sente abandonada e inútil, então, ela pede a morte. Assim, é preciso ficar ao lado, mostrar que a pessoa é importante, mesmo neste momento de dor, nesta condição de sofrimento, e dizer que ela faz parte da família e é amada. Assim, é necessário estar junto, mostrar solidariedade, força e comunhão com essas pessoas. É a melhor forma.

noticias.cancaonova.com –  A Declaração sobre eutanásia da Sagrada Congregação para Doutrina da Fé, afirma que a dor, especialmente nos últimos momentos da vida, assume um significado particular no plano salvífico de Deus? Como isso acontece, como preparar o doente pra viver esse momento?

Pe. Mário Marcelo - Temos que ter clara uma coisa: não é uma apologia à dor e ao sofrimento. A dor e o sofrimento em si mesmos não têm sentido. Jesus quer que todos tenham vida e a tenham em abundância, ou seja, você não pode buscar a dor pela dor. O que dá sentido é a motivação e intenção colocadas nesses momentos. É um sentido de comunhão com a própria dor de Cristo. "Eu estou sofrendo essa dor, na verdade eu não queria, tenho que buscar tratamento e ajuda, mas como no momento não há condições, eu vou me solidarizar com o sofrimento do Cristo". Então, eu participo da dor e do sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este é o verdadeiro sentido.

Leia mais
.: Declaração da Sagrada Congregação para Doutrina da Fé sobre eutanásia

 

 

Não seja injusto com você mesmo

Sexta-Feira, 20 de fevereiro 2009

Não seja injusto com você mesmo

Acredite sem ver. Quando se vê não é mais fé. Vida no Espírito é vida de fé. Você precisa confiar n'Ele [Espírito Santo], que está em você. Confiar na terra, no solo maravilhoso, que é você. Solo de Deus. Confie nesse solo e na semente que foi semeada por Jesus e dê tempo ao tempo. Deus precisa de milhares de pessoas cheias do Divino Amigo, em todos os lugares, porque essa é a única maneira do nosso povo ser transformado: a partir de homens e mulheres cheios do mesmo Espírito Santo, crescendo cada vez mais na graça desse batismo.

Não seja injusto com você mesmo e com a Santíssima Trindade. O diabo gosta dessa injustiça. Ele quer judiar de você com a autocondenação. Você se atormenta, se condena achando que não presta, que sua conversão não foi verdadeira, que suas raízes são péssimas, que você continua com seu mau gênio, com suas más manias, seus pecados de sempre.

Acredite sem ver. Quando se vê, não é mais fé. Como a adoração ao Santíssimo Sacramento você não vê nada, a não ser aquela hóstia no ostensório, mas Jesus está ali. Acontece o mesmo com a nossa vida, não vemos nada... Nunca estamos satisfeitos com o nosso caminho de santidade. Graças a Deus: Quanto mais santos, mais santos queremos ser.

Estar impaciente consigo é bom desde que isso faça com que você tente melhorar. Mas não compre mais "subproduto" do diabo, que atormenta sua cabeça e seu coração com acusações e cobranças. Pelo contrário, confie! "Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. O que era impossível à lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus o fez" (Romanos 8,2-3).


Seu irmão,


Monsenhor Jonas Abib

É tempo de vida nova!

É tempo de vida nova!
Quinta-Feira, 19 de Fevereiro 2009

"Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei o vosso nome aos meus irmãos. Aleluia!" (Sl 17,50; 21,23)

O encontro com Jesus Cristo é decisivo! Somente Ele tem a chave da vida. Só n'Ele o homem encontra a revelação do Amor que tanto busca: ''Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigênito'' (João 3,16.18).

Deus está intervindo no mundo e o Cristo Ressuscitado, Misericordioso, sofre as demoras na espera da conversão de cada pessoa em particular.

Será que já chegou a nossa vez? Como estamos em nossa abertura para a luz de Cristo? Nossas ações têm testemunhado a obra de Deus em nós?

É tempo de vida nova! É tempo de não ter medo de abraçar o bem. É hora de se aproximar da luz de Cristo e abandonar de vez as obras das trevas. Este é o dia que o Senhor fez para nós. Temos graças suficientes para vencermos o mal.

Oremos uns pelos outros! Amando-nos e respeitando-nos como irmãos!


Jesus, eu confio em Vós!


Luzia Santiago

Tem como ser mais feliz?

Sexta, 20 de fevereiro de 2009
 
Tem como ser mais feliz?

É claro que tem! Entretanto, precisamos compreender que a felicidade tem como alvo os outros. É terrível ver o que a mentalidade do mundo é capaz de fazer com a gente!
Acabamos – por mais cristãos que sejamos – nos colocando no centro do mundo e pondo tudo para girar ao nosso redor, buscando a felicidade! Grande erro!
Só é feliz quem sabe fazer feliz os outros; é MAIS feliz quem sabe fazer os outros mais felizes; é MUITÍSSIMO feliz só quem sabe fazer os outros MUITO MAIS felizes!
Só é feliz quem sabe esquecer de si, quem já entendeu que é feito para os outros e assim, dá todo o sentido que vida possui! Isto é ser feliz!

Com carinho e orações,


Seu irmão,
Ricardo Sá

 
 

 

HOMILIA DIÁRIA - 20/02/2009

SEGUIR JESUS IMPLICA TOMAR A CRUZ Mc 8,34-9,1

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

fevereiro 20th, 2009

Nesta passagem do Evangelho Jesus indica o caminho para nossa felicidade terrena e eterna. Se alguém me quer seguir, tome sua cruz, renuncie a si mesmo e me siga. Com esse ensinamento podemos perceber que o sofrimento nem sempre causa a infelicidade. Sobretudo quando é visto como um completar na carne o que falta a Paixão de Cristo, como nos ensina São Paulo.

Seguir a Jesus significa vivenciar seus ensinamentos, tornar prática a fé que temos na sua pessoa, porém, tudo isso feito conscientemente e não levados apenas pelas circunstâncias e com resignação. Já que não tenho outra saída então que seja assim.

É necessário termos plena consciência de que Jesus não veio para organizar o mundo pelo exercício do poder, mas para transformar o mundo pela prática do amor humilde e solidário. Isto implica sacrifício, jejum, penitência, partilha e despojamento. Por isso, Jesus, retoma a instrução aos discípulos quanto ao despojamento de si mesmos e à disponibilidade a serem assumidos por eles.

Perder a vida por causa de Jesus é desprezar os sedutores projetos de sucesso de enriquecimento e consumismo, oferecidos pelos poderosos deste mundo. Perder sua vida é ser para o outro, estar a serviço dos mais necessitados e excluídos, como Jesus. É viver o amor, comprometendo-se com a luta em vista da restauração da vida e da conquista da Paz.

Senhor Jesus Cristo, muitas vezes eu e os da minha família estamos bem agarrados à nossa vida. Não queremos abandoná-la mas guardá-la totalmente para nós. Queremos possuí-la, não oferecê-la. Mas tu nos precedes e mostras-nos que é apenas dando a vida que a podemos tê-la em plenitude e eternamente. Tu nos ensinas o caminho para que isto aconteça é a cruz.

Tu nos dizes que a cruz é a oferenda de nós mesmos. Todavia, isto nos pesa bastante. Dai-me a graça de entender que na Tua Via Sacra, tu levaste também a minha cruz e não a levaste apenas num momento qualquer do passado, uma vez que o Teu amor é contemporâneo à minha existência. Leva-la hoje, comigo e por mim, e, de maneira admirável, queres que também eu, hoje, como outrora Simão de Cirene, leve contigo a Tua cruz e, acompanhando-Te, me ponha contigo ao serviço da redenção do mundo.

Ajuda-me não só a acompanhar-Te com nobres pensamentos, mas a caminhar pelo Teu caminho com o coração, mais ainda com os passos concretos da vida do meu dia-a-dia. Liberta-me da vergonha, do medo da cruz, do medo diante do que as pessoas possam dizer de mim até mesmo os da minha casa, da minha família, da troça dos outros, do medo que a minha vida possa escapar-me se não aproveitar tudo o que ela me oferece.

Ajuda-me a desmascarar as tentações que me prometem a vida, mas cujas consequências me deixam, no fim, sem objectivo e desiludidos.

Ajuda-me a não me fazer senhor minha vida nem da dos outros. Pois a Ti pertence. Dai-me força e coragem para renuniciar-me a mim mesmo e a tomar a minha cruz todos os dias e serguir-Te.

Acompanhando-Te pelo caminho do grão de trigo que cai na terra para dar muito fruto (Jo12,24), ajuda-me a encontrar, "perdendo a minha vida", o caminho do amor, o caminho que me dá verdadeiramente a vida, a vida em abundância.

PRIMEIRA LEITURA-Liturgia Diária

Primeira leitura (Gênesis 11,1-9)

Sexta-Feira, 20 de Fevereiro de 2009
6a Semana Comum

Leitura do Livro do Gênesis.

1Toda a terra tinha uma só linguagem e servia-se das mesmas palavras. 2E aconteceu que, partindo do oriente, os homens acharam uma planície na terra de Senaar, e ali se estabeleceram. 3E disseram uns aos outros: "Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo". Usaram tijolos em vez de pedra, e betume em lugar de argamassa. 4E disseram: "Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu. Assim, ficaremos famosos, e não seremos dispersos por toda a face da terra".
5Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. 6E o Senhor disse: "Eis que eles são um só povo e falam uma só língua. E isto é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuserem. 7Desçamos e confundamos a sua língua, de modo que não se entendam uns aos outros". 8E o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade. 9Por isso, foi chamada Babel, porque foi lá que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo, e de lá dispersou os homens por toda a terra.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

SALMO-Liturgia Diária

Salmo (Salmos 32)

Sexta-Feira, 20 de Fevereiro de 2009
6a Semana Comum


— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
— O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar.
— Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.
— Ele contempla do lugar onde reside e vê a todos os que habitam sobre a terra. Ele formou o coração de cada um e por todos os seus atos se interessa.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

EVANGELHO-Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 8,34–9,1)

Sexta-Feira, 20 de Fevereiro de 2009
6a Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.
36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos". 9,1Disse-lhes Jesus: "Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder".


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...