sábado, 31 de janeiro de 2009

Santa Sé organiza Congresso Internacional sobre Galileu Galilei

Crédito imagem:florença_o globo
 
Dia 30/01/2009

Foi apresentado na Sala de Imprensa da Santa Sé o congresso internacional de estudos «O Caso de Galileu. Uma releitura histórica, filosófica e teológica», que se realizará em Florença, de 26 a 30 de maio.

O evento acadêmico será realizado dentro do Ano Internacional da Astronomia, proclamado pelas Nações Unidas em memória dos 400 anos das primeiras observações astronômicas (1609) por parte de Galileu Galilei (1564-1642).

Será organizado por Stensen, um instituto dos padres jesuítas localizado em Florença, com o fim de favorecer a pesquisa e o debate entre diversas culturas. Seu objetivo é plenamente formativo e está dirigido especialmente às gerações mais jovens.

O congresso contará com 33 expositores, entre historiadores, teólogos e cientistas; entre eles está o jesuíta e astrônomo George Coyne, ex-diretor do observatório astronômico vaticano, o professor Evandro Agazzi, professor presidente honorário da Federação Internacional de Sociedades Filosóficas (FISP), Nicola Cabibbo, físico italiano, conhecido pelos trabalhos sobre integração nuclear, Paolo Rossi, professor emérito de História da Ciência da Universidade de Estudos de Florença, entre outros.

O professor Rossi assegurou durante a apresentação do evento que este tratará de «todos os temas essenciais: a condenação da doutrina de Copérnico em 1616 e o processo a Galileu em 1633; a gêneses do caso Galilei na Itália, França e Inglaterra do século XVII; a história deste caso antes do Iluminismo e depois no século XIX (na idade do Positivismo) e por último, do século XX até os nossos dias».

O congresso, apoiado pela presidência da República Italiana, está patrocinado pela Região Toscana, e conta com o apoio da presidência do Conselho de Ministros e do Ministério para os Bens e Atividades Culturais.

Participarão 18 instituições de setores representativos da vida cultural e científica, entre elas o Conselho Pontifício para a Cultura, a Pontifícia Universidade Gregoriana, a Pontifícia Academia das Ciências e a Universidade de Florença.

Participarão 18 instituições de setores representativos da vida cultural e científica, entre elas o Pontifício Conselho para a Cultura, a Pontifícia Universidade Gregoriana, a Pontifícia Academia das Ciências e a Universidade de Florença.

A inauguração se realizará na basílica florentina da Santa Cruz (Santa Croce), onde se encontra o túmulo de Galileu e de outros importantes personagens italianos.

O evento de encerramento será realizado em 30 de maio, na Vila il Gioiello ad Arcetri, em Florença, que foi a última casa onde Galileu morou. Lá, Evandro Agazzi, Paolo Galluzzi, Paolo Prodi e Adriano Prosperi discutirão sobre Galileu na contemporaneidade, a relação com a Igreja e as perspectivas da busca bio-tecnocientífica.

Igualmente, para esta ocasião estão sendo organizados eventos cinematográficos, culturais e teatrais que serão realizados em Florença, dentro da comemoração do Ano da Astronomia.

Fonte: ZENIT - Por Carmen Elena Villa

---------------------------------------------------------------------------------------

Lucimary Vargas
Além Paraíba-MG-Brasil
-------------------------------------------------------------------------
Presidente:
Observatório Astronômico Monoceros
Estacão Meteorológica Nº083/5ºDISME-INMET
CEPESLE -Centro de Estudos e Pesquisas Sertões do Leste
AHAP-Arquivo Histórico de Além Paraíba
--------------------------------------------------------------------------
AHAP/CEPESLE/OAM
http://www.arquivohistorico-mg.com.br
http://cepesle-news.blogspot.com
http://forumcepesle.forumeiros.com
http://www.monoceros.xpg.com.br
http://astronomicando.blogspot.com/
http://arqueoastronomy.blogspot.com/
http://br.groups.yahoo.com/group/Observatorio_Monoceros/
BLOG DO ALE'ITÁLIA
http://blogdoaleitalia.blogspot.com  

 

Walt Disney - Mensagem do dia

O amor realiza milagres

O amor realiza milagres
Sexta-Feira, 30 de Janeiro 2009

Trazemos dentro de nós o amor de Deus, embora sejamos frágeis em nossa humanidade. Sozinhos não somos capazes de uma boa ação, mas contamos sempre com a graça do Senhor, que age em nosso favor.

Empenhemo-nos, a partir de hoje, em vivermos o amor incansavelmente, para que haja cada vez mais respeito à dignidade das pessoas, fraternidade, união, paz e concórdia.

Somente o amor é capaz de transformar todas as realidades e de fecundar a vida nova no nosso coração.

Somente por amor Jesus se entregou na cruz por nós; aprendamos hoje com Ele a amar incondicionalmente e a ser instrumentos a serviço do amor.


Jesus, eu confio em Vós!





Luzia Santiago

Determinação de Vida!

Sábado, 31 de janeiro de 2009
 
Determinação de vida!


Certa vez, eu tinha a opção de ir à Missa no final da tarde (e apesar de estar muito cansado), mas decidi me levantar cedinho e ir à Celebração Eucarística das 7 horas. Essa experiência me proporcionou mais um aprendizado, pois, dentre várias coisas, compreendi que a espiritualidade é algo concreto, ou seja, nossa vida de oração deve ser construída a partir das coisas que, de fato, realizamos e não de coisas que sentimos ou preferimos.

Compreendi que essa atitude foi uma forma concreta de dizer a Deus que Ele é mais importante que tudo em minha vida. Resolvi partilhar isso com você, porque sei que a espiritualidade é algo que é vivido no dia a dia, por isso deve ser partilhada para o nosso crescimento recíproco.


Com carinho e orações!

Seu irmão,
Ricardo Sá

Padre Marcelo Rossi - Mensagem do Dia: 31 de Janeiro de 2009

 
 

Mensagem do Dia: 31 de Janeiro de 2009

Volta, Israel, ao Senhor teu Deus, porque foi teu pecado que te fez cair. Muni-vos de súplicas e voltai ao Senhor. Dizei-lhe: Perdoai todos os nossos pecados, acolhei-nos favoravelmente. Queremos oferecer em sacrifício a homenagem de nossos lábios.
O assírio não nos salvará, não mais montaremos nossos cavalos, e não mais teremos como Deus obra alguma de nossas mãos, porque só junto de vós encontra o órfão, compaixão.
Curarei a sua infidelidade, amá-los-ei de todo o coração. Serei para Israel como o orvalho; ele florescerá como o lírio, e lançará raízes como o álamo. Seus galhos estender-se-ão ao longe, sua opulência igualará à da oliveira e seu perfume será como o odor do Líbano.
Que terá ainda Efraim de comum com os ídolos? Eu mesmo, que o afligi, torná-lo-ei feliz.
Eu sou como o cipreste sempre verde: graças a mim é que produzes fruto.
Quem é sábio atenda a estas coisas! Que o homem inteligente reflita nelas, porque os caminhos do Senhor são retos.
Os justos andam por eles, mas os pecadores neles tropeçam.
 
Profeta Oséias 14, 1-9
 
Palavra do Padre:
 
Amados, que neste sábado você possa refletir sobre esta mensagem do Profeta.
Nesta semana, quando vamos continuar orando sobre desemprego e por nossos governantes, que Jesus possa reinar em sua vida.
Para isso, entretanto, temos que refletir. Temos que nos converter.

"Convertei-vos e crede no Evangelho!"
 
Paz e Bem!
Não deixe de assistir os vídeos no site!

 
 

Tempestade acalmada - 31/01/2009

 
 
Este texto é bastante evocativo, pela tríplice oposição entre tempestade e grande calmaria, barco em perigo e o sono de Jesus, medo dos Apóstolos, marinheiros de profissão, e a intrepidez do Mestre, de pé, face ao vento e ao mar. "Não há temor no amor; mas o perfeito amor lança fora o temor" (1Jo 4,18). O livro da Sabedoria nos fala que "o amor é mais forte do que a morte". Os discípulos temem mesmo tendo no meio deles, na barca, o seu Mestre. A presença sonolenta de Jesus revela a fé sonolenta de seus discípulos.
         Na Bíblia apaziguar o mar é obra divina. Mas aqui de modo especial, à diferença do salmista ou de Jonas, Jesus não invoca Deus, mas age por ele mesmo, suscitando a questão dos Apóstolos: "Quem é este?" Para fazer tais obras é necessário que Ele seja Deus.
         S.Jerônimo (420) considera que "em Jonas encontramos uma figura deste milagre: quando todos estão em perigo, só ele está em segurança e dorme e o acordam. Por sua palavra e pelo sacramento de sua Paixão, o Cristo liberta os que o despertam". Lembremo-nos também da aplicação que se faz deste milagre à Igreja. Jesus um dia atravessará as águas da morte e a Igreja também, com toda confiança, irá atravessá-las, com Ele, como os discípulos o fizeram naquele dia. O sono do Mestre significa de modo exemplar a confiança que o homem deve colocar em Deus. Portanto, Jesus dormindo convida os discípulos, através de seu silêncio, a crerem na presença dAquele que tudo pode.
         "Senhor, que eu sempre possa reconhecer vossa presença em minha vida. Nos momentos de dúvida e de medo possa eu encontrar em vós coragem e força para enfrentá-los. Ajudai-me a confiar em vós e buscar vosso auxílio na adversidade e nas tentações".

Sábado, dia de oração no mundo pela paz na Terra Santa

Crédito imagem:acervo
 
Dia 31/01/2009

Neste sábado, 31 de janeiro, milhares de jovens dos cinco continentes se unirão em um dia de oração de 24 horas ininterruptas, que acontecerá com Eucaristias e Adorações em cerca de 400 cidades do mundo inteiro.

De Jerusalém a Roma, Nova York, Cracóvia, assim como na Argentina, Brasil, Espanha, França e em alguns países da África, Austrália e Ásia se rezará pela paz na Terra Santa. Também haverá uma Missa com esta intenção na paróquia do Patriarcado Latino da Sagrada Família de Gaza.

Também a Cidade do Vaticano participará desse dia internacional com uma Eucaristia concelebrada amanhã de manhã pelo cardeal Raffaele Farina, prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana, com a comunidade salesiana da Tipografia Vaticana.

O Dia Internacional de Oração pela Paz nasce da intenção de responder às palavras pronunciadas por Bento XVI no Ângelus de 28 de dezembro passado, no qual pediu aos cristãos «orações intensas» pela paz.

Naquela ocasião, o Papa havia condenado a «violência inaudita» na Terra Santa, sublinhando que «a pátria terrena de Jesus não pode continuar sendo testemunha de tanto derramamento de sangue, que se repete sem fim».

A iniciativa de amanhã está promovida por várias associações juvenis católicas, como a Associação Nacional «Papaboys», o Apostolado «Jovens pela Vida», as Capelas da Adoração Perpétua na Itália e outros países do mundo, e os grupos de Reunião Eucarística.

O Dia de oração recebeu também a adesão de muitos grupos de oração, leigos e consagrados, e de sacerdotes de todo o mundo, de muitas paróquias salesianas (que amanhã celebram a festa de seu fundador, São João Bosco), das Missionárias da Consolata e dos Missionários do Preciosíssimo Sangue.

Também muitos grupos de jovens do mundo inteiro confirmaram sua adesão no Facebook «Queremos a paz na Terra Santa» (Vogliamo la pace in Terrasanta). Até ontem, segundo divulgou a Adoração Perpétua italiana, as adesões eram de mais de 4 mil grupos, e 2 mil pessoas a título individual, nos cinco continentes.

Fonte: ZENIT - Jerusalem

MOMENTO DE FÉ - Pe. Marcelo Rossi (AO VIVO)


MOMENTO DE FÉ - Pe. Marcelo Rossi (AO VIVO)
de 9 às 10 horas da manhã
.
RADIO VERBO DE LUZ
.
.

Primeira Palavra - Liturgia Diária

Primeira leitura (Hebreus 11,1-2.8-19)

Sábado, 31 de Janeiro de 2009
São João Bosco

Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos, 1A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se vêem. 2Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 8Foi pela fé que Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança, e partiu, sem saber para onde ia. 9Foi pela fé que ele residiu como estrangeiro na terra prometida, morando em tendas com Isaac e Jacó, os co-herdeiros da mesma promessa. 10Pois esperava a cidade alicerçada que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor. 11Foi pela fé também que Sara, embora estéril e já de idade avançada, se tornou capaz de ter filhos, porque considerou fidedigno o autor da promessa. 12É por isso também que de um só homem, já marcado pela morte, nasceu a multidão "comparável às estrelas do céu e inumerável como a areia das praias do mar". 13Todos estes morreram na fé. Não receberam a realização da promessa, mas a puderam ver e saudar de longe e se declararam estrangeiros e migrantes nesta terra. 14Os que falam assim demonstram que estão buscando uma pátria, 15e se se lembrassem daquela que deixaram, até teriam tempo de voltar para lá. 16Mas agora, eles desejam uma pátria melhor, isto é, a pátria celeste. Por isto, Deus não se envergonha deles, ao ser chamado o seu Deus. Pois preparou mesmo uma cidade para eles. 17Foi pela fé que Abraão, posto à prova, ofereceu Isaac; ele, o depositário da promessa, sacrificava o seu filho único, 18do qual havia sido dito: "É em Isaac que uma descendência levará o teu nome". 19Ele estava convencido de que Deus tem poder até de ressuscitar os mortos, e assim recuperou o filho — o que é também um símbolo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

SALMO - Liturgia Diária

Salmo (Lucas 1,69-70.71-72.73-75)

Sábado, 31 de Janeiro de 2009
São João Bosco


— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!
— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!
— Fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos.
— para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam. Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança.
— e o juramento a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho - Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 4,35-41)

Sábado, 31 de Janeiro de 2009
São João Bosco

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: "Vamos para a outra margem!" 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: "Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?"39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: "Silêncio! Cala-te!" O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: "Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?" 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: "Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?"


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...