sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

PADRE MARCELO ROSSI - Mensagem do Dia: 30 de Janeiro de 2009

Mensagem do Dia: 30 de Janeiro de 2009

E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo.
E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá. Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador....
Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti.

Fica tranqüilo, pois estou contigo.
Sou com todos aqueles que trazem meu nome e que criei para minha glória.

Profeta Isaias 43,1-7


Palavra do padre:
 
Fantástica esta passagem bíblica, não é?
Passe para alguém que você ama. Evangelize!
Amanhã, a oração será pelos pais de família desempregados, juntamente com as crianças.
 
Imagine a força da oração!
 
Boa sexta-feira!
 
Paz e Bem!

.

MOMENTO DE FÉ - Pe. Marcelo Rossi (AO VIVO)

MOMENTO DE FÉ - Pe. Marcelo Rossi (AO VIVO)
de 9 às 10 horas da manhã
.
RADIO VERBO DE LUZ
.
.

Você é a riqueza de Deus!

Sexta-Feira, 30 de janeiro 2009

Você é a riqueza de Deus!

Muitas vezes, pensamos que Deus só pode fazer coisas boas com os bonzinhos, com os "certinhos". Mas não, o Senhor está indo ao lamaçal para de lá tirar os seus filhos e refazê-los.

Talvez você seja um daqueles que não acreditam mais e pensa: "Deus pode mudar a vida de todo mundo... A minha não. Cheguei a um ponto tal que não tem mais jeito".

Hoje Deus está lhe dizendo: "Eu posso mudá-lo. Eu quero mudá-lo. Basta que você aceite. Basta que você permita".

Você é a riqueza de Deus! Infelizmente, por mil motivos, você se desviou. Esse mundo é ingrato: acaba nos fazendo descartáveis. Você serve ao mundo, se gasta de tanto servi-lo, pensando que, agora, ele vai lhe dar tudo o que prometeu... Mas o que ele faz é descartá-lo e jogá-lo na lata de lixo.

O bonito é que, para Deus, não existe lata de lixo. Quando o mundo ao qual você serviu o jogou lá, Deus pega o descartável do mundo e faz dele filho d'Ele. Essa é a riqueza do Senhor.

"Possuis muita riqueza se temes a Deus, se evitas toda a espécie de pecado, e se fazes o que é bom aos olhos do Senhor teu Deus" (Tobias 4, 23b).

Seu irmão,


Monsenhor Jonas Abib

Pergunte-se hoje: Como Deus me vê?

Pergunte-se hoje: Como Deus me vê?
Quinta-Feira, 29 de Janeiro 2009

No dia a dia, muitas pessoas procuram-me para partilhar o que estão vivendo e tenho observado que a grande maioria sempre está com algum tipo de problema. Logo consigo perceber que é porque elas não se sentem amadas e não se abrem, verdadeiramente, ao amor de Deus.

Deus está sempre preparado para nos acolher. Nada pode ser maior do que esta compreensão. O Senhor é tão misericordioso que, quando vamos até Ele, não existe amargura, rancor, mágoa ou ressentimento que possa impedi-Lo de derramar o Seu amor sobre nós.

Você já parou para pensar como é que Deus o vê? E ao mesmo tempo, qual é a imagem que você tem de Deus? Pode ser que a imagem que você tenha d'Ele seja completamente distorcida. Hoje, Jesus quer revelar-se a você e dar-se a conhecer.

Permaneçamos atentos para acolhermos ao Senhor que vem ao nosso encontro.


Jesus, eu confio em Vós!


Luzia Santiago

Determinação de vida!

Sexta, 30 de janeiro de 2009
Determinação de vida!


Certa vez, eu tinha a opção de ir à Missa no final da tarde (e apesar de estar muito cansado), mas decidi me levantar cedinho e ir à Celebração Eucarística das 7 horas. Essa experiência me proporcionou mais um aprendizado, pois, dentre várias coisas, compreendi que a espiritualidade é algo concreto, ou seja, nossa vida de oração deve ser construída a partir das coisas que, de fato, realizamos e não de coisas que sentimos ou preferimos.

Compreendi que essa atitude foi uma forma concreta de dizer a Deus que Ele é mais importante que tudo em minha vida. Resolvi partilhar isso com você, porque sei que a espiritualidade é algo que é vivido no dia a dia, por isso deve ser partilhada para o nosso crescimento recíproco.

Com carinho e orações!

Seu irmão,
Ricardo Sá

HOMILIA DIÁRIA

A SEMENTE DO REINO Mc 4,26-34

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

janeiro 30th, 2009

Marcos mostra Jesus como Mestre do Reino ensinando às multidões desde a barca de Pedro (4,1). Seu ensino é na base de parábolas ou exemplos. A parábola é uma narração que sob o aspecto de uma comparação, está destinada a ilustrar o sentido de um ensino religioso. Quando todos os detalhes têm um sentido e significado real, a parábola se taransforma em alegoria. Como em Jo 10,1-16, no caso do bom pastor. No A T as parábolas são escassas, um exemplo é 2 Sm 12, 1-4 em que Natã dá a conhecer seu crime a Davi. Porém no NT Jesus usa frequentemente as parábolas especialmente como parte de seu ensino do Reino dos Céus, para iluminar certos aspectos do mesmo. No dia de hoje temos duas pequenas parábolas, a primeira própria de Marcos e a segunda compartida por Mateus (13, 21+) e Lucas (13, 18). Na parábola da semente, Jesus indica que o Reino tem uma força intrínseca que independe dos trabalhadores. Na segunda que o Reino, minúsculo nos tempo de Jesus, expandir-se-á de modo a se estender pelo mundo inteiro. Vejamos versículo por versículo as palavras de Jesus.
E dizia: assim é o Reino do Deus, como se um homem lançasse a semente sobre a terra (26). Que significa Reino de Deus? No AT Jahvé, o Deus de Israel, era o verdadeiro rei e seu reino abrangia todo o Universo. Os juízes eram praticamente os seus representantes. Por isso, o seu profeta Samuel, último juiz, escutou estas palavras: Não é a ti que te rejeitam, mas a mim, porque não querem mais que eu reine sobre eles (I Sam 8, 7). A partir de Davi o reino de Deus tem como representante um rei humano, mas a experiência terminou em fracasso, e o reino de Deus acabou por ser um reino futuro escatológico como final dos tempos e transcendente, como sendo Deus mesmo o que seria ou escolheria o novo rei. Esse reino está chegando e tem seu representante na pessoa de Jesus e dos apóstolos. Nada tem de material ou geográfico, e é formado pelos que aceitam Jesus como Senhor, caminho, verdade e vida. Por isso dirá Jesus que o reino está dentro de vocês. A Igreja fundada por Jesus é a parte visível desse reino, que não é como os do mundo, mas tem sua base em servir e não em ser servido (Lc 22, 27). O oposto do amor, que é serviço no reino é o amor ao dinheiro ( Mt 6, 24), de modo que podemos afirmar que o dinheiro é o verdadeiro deus deste mundo. A primeira comparação que revela como atua o Reino é esta parábola de Jesus, facilmente entendida como tipo, e que finalmente veremos como protótipo nas observações.
E durma e se levante noite e dia; e a semente germine e cresça de um modo que ele não tem conhecido. É importante unir este versículo ao anterior para obter o sentido completo da parábola. O agricultor faz sua vida independente e a semente nasce e cresce sem ter nada que ver com o agricultor fora o fato de ser semeada por ele no início. Deste modo Paulo pode afirmar: Eu plantei, Apolo regou; mas era Deus quem fazia crescer. Aquele que planta nada é; aquele que rega nada é; mas importa somente Deus, que dá o crescimento (1 Cor 3, 6-7). Assim, a continuação dirá Jesus: Pois por si mesma a terra frutifica primeiramente a erva, depois a espiga, depois o trigo pleno na espiga.
Quando, porém, tiver aparecido o fruto, rapidamente ele envia a foice porque tem aparecido a ceifa. Não há nada a comentar a não ser que o trabalho do agricultor. Vemos como se reduz a semear e ceifar. A terra e a semente fazem o resto.
E dizia: a que compararia o Reino do Deus, ou em que parábola o assemelharia? Parece que Jesus medita antes de afirmar ou escolhe uma comparação apropriada. Seu estilo é de chamar a atenção dos ouvintes, um simples recurso oratório que indica por outra parte uma memória viva dos ouvintes e não uma posterior reconstrução. É possível que estas palavras formem parte do método de ensino de Jesus.
Como com a semente da mostarda, a qual quando sendo semeada na terra é a menor de todas as sementes sobre a terra. A mostarda é uma planta da família da couve ou repolho, de grandes folhas, flores amarelas e pequenas sementes, que tem duas espécies principais: branca e preta. A branca chega até atingir 1,2 m de altura e a preta pode chegar até 3m e 4 m de altura. A negra é comum nas margens do lago de Tiberíades e seu tronco se torna lenhoso. Por isso os árabes falam de árvores de mostarda. Esta variedade só cresce ao longo do lago e nas margens do Jordão. Os pintassilgos, gulosos de suas sementes chegam a bandos para pousar nos seus galhos e comer os grãos. As sementes não são as menores entre as conhecidas, mas parece que eram modelo, na época, de coisas insignificantes.
A mais comum é a branca não tão ardente como a preta, precisamente por sua maior facilidade em recolher os frutos. E quando está semeada surge e se torna maior do que todas as hortaliças e produz galhos grandes de modo que podem, sob sua sombra, as aves do céu habitar. Temos visto como chegam até 3 ou 4 m de altura, suficientes para aninhar os pássaros em seus galhos.
E com muitas parábolas semelhantes falava a eles a palavra do modo que podiam ouvir . Temos aqui uma discriminação feita sem saber a razão de por que foi escolhida por Jesus. Os discípulos tinham ocasião de saber o significado verdadeiro das comparações, por vezes não muito claras para o ouvinte geral. O caso mais evidente é o do semeador e os diversos terrenos em que a semente cai. O público em geral podia ficar com a idéia de que a semente da palavra era recebida de formas mui diversas pelos ouvintes, mas a razão destas diferenças só era explicada aos que, interessados, perguntaram junto aos doze pela explicação da mesma (Mc 4, 13-20). O encontro com a palavra é um dom de Deus, mas a resposta à mesma depende da vontade e do interesse de cada um. A explicação correspondente sempre a receberá quem esteja interessado em saber a verdade.
Na primeira destas parábolas do dia de hoje temos a exposição de como o Reino se expande com uma força que não depende dos homens, mas do próprio Deus. Poderíamos dizer que descreve a força interna do Reino.
Na segunda parábola encontramos a visão externa do Reino. Seu crescimento seria espetacular desde um pequeno grupo insignificante como é a semente da mostarda que se parece com a cabeça de um alfinete, até uma árvore que nada tem a invejar os carrascos da Palestina.
Uma certeza é evidente: o Reino é uma realidade que não se pode ignorar. Em que consiste? Jesus não revela sua essência, mas devido ao nome estamos inclinados a afirmar que o Reino como nova instituição é uma irrupção da presença de Deus na História humana, que seria uma revolução e uma conquista, não violenta mas interior do homem, e que deveria mudar a religião em primeiro lugar e as relações sociais em segundo termo. Numa época em que revoluções externas e lutas pelo poder estavam unidas a uma teocracia religiosa era perigoso anunciar a natureza verdadeira do Reino. Daí que só as externas qualidades do Reino tenham sido descritas e de modo a não levantar reações violentas. O reino sofrerá violências, mas não será o violentador.
Se quisermos apurar as coisas, poderíamos atribuir ao Reino uma universalidade que não tinha a Antiga aliança. Mas isto é esticar as coisas além do estado natural das coisas e da narração de hoje no evangelho de Marcos.

PRIMEIRA LEITURA-Liturgia Diária

Primeira leitura (Hebreus 10,32-39)

Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2009
3ª. Semana Comum


Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos, 32lembrai-vos dos primeiros dias, quando, apenas iluminados, suportastes longas e dolorosas lutas. 33Às vezes, éreis apresentados como espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações; outras vezes, vos tornáveis solidários dos que assim eram tratados.
34Com efeito, participastes dos sofrimentos dos prisioneiros e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens, na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável. 35Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa.
36De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu. 37Porque ainda bem pouco tempo, e aquele que deve vir virá e não tardará. 38O meu justo viverá por causa de sua fidelidade, mas, se esmorecer, não encontrarei mais satisfação nele". 39Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens da fé, para a salvação da alma.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

SALMO-Liturgia Diária

Salmo (Salmos 36)

Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2009
3ª. Semana Comum


— A salvação de quem é justo vem de Deus!
— A salvação de quem é justo vem de Deus!
— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.
— Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia.
— É o Senhor quem firma os passos dos mortais e dirige o caminhar dos que lhe agradam; mesmo se caem, não irão ficar prostrados, pois é o Senhor quem os sustenta pela mão.
— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

EVANGELHO-Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 4,26-34)

Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2009
3ª. Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: "O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou".
30E Jesus continuou: "Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra'.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...