quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O primado da consciência

O primado da consciência

Quem deseja reformar o mundo, deve começar pela reforma da própria consciência

O valor do homem está naquilo que ele é. E a grande maravilha do seu ser está na sua "imagem e semelhança" com Deus. Isto é, o homem é rico de "origem". Todo o universo, incluindo a terra e a beleza da natureza, é uma manifestação da glória do Senhor Onipotente. Contudo, a mais perfeita manifestação do Todo-Poderoso é a criatura humana. Cada pessoa, naquilo que ela tem de bom, é uma manifestação da glória e do poder de Deus. Alceu Amoroso Lima dizia que "o homem é a maior das virtualidades vivas".

Na essência do seu ser ele herdou do seu Senhor a inteligência, a liberdade, a vontade, a sensibilidade, a consciência… Esses atributos o colocam na posição de "rei" do universo já que por meio deles submete a si toda a criação. Só ele tem "mãos" e "inteligência". De todos esses atributos a primazia está com a consciência porque ela é a luz que ilumina e dirige o exercício dos demais talentos. Sem uma consciência reta, uma grande inteligência pode gerar muito mal; sem ela, a liberdade deságua na libertinagem e as demais riquezas inatas no homem podem se corromper.

Ela é o espaço sacrossanto de cada indivíduo, inviolável, na qual somente ele pode entrar e "estar a sós" consigo e com o seu Senhor. A "Gaudium et Spes", do Vaticano II, ensina que:

"Na intimidade da consciência o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecer. Chamando-o sempre a amar o bem e a evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei soa aos ouvidos do coração […] É uma lei inscrita por Deus no coração do homem […] A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz" (GS 16).

Newman, falando da consciência, afirmava:

"É a mensageira daquele que, no fundo da natureza bem como no fundo da graça, nos fala através de um véu, nos instrui e nos governa. A consciência é o primeiro de todos os vigários de Cristo".

Santo Agostinho também nos chama a sempre voltar para ela:

"Volta à tua consciência, interroga-a […]. Voltai, irmãos, ao interior, e em tudo o que fizerdes atentai para a testemunha, Deus" (Jo 8,9).

Por isso, se o homem destruir dentro de si este santuário íntimo e fizer calar a voz nítida desse "silêncio", pelas motivações exigentes do exterior, ele estará destruindo o que há de mais caro e mais "sagrado" no seu ser. Estará se destruindo naquilo que ele é no seu "ser", comprometendo todo o projeto da sua existência.

O mundo jamais poderá ser humano enquanto cada homem não deixar de pisotear a própria consciência. Será inócuo encher as páginas de leis e de códigos, como também será inócuo encher as ruas de policiais enquanto a humanidade não for chamada a cultivar a consciência individual. Quem deseja reformar o mundo, deve começar pela reforma da própria consciência.

A maior e última de todas as lições que meu pai deixou a nós seus filhos, já no final da sua vida, como que resumindo toda a experiência acumulada, foi esta: "Filho, não faça nada contra a sua consciência!" Jamais conseguirei esquecer essas palavras! Gostaria de repeti-las milhões de vezes para milhões de pessoas: "Não faça nada contra a sua consciência"; não compensa. Nem o dinheiro vil, nem o poder, nem a fama, nem o prazer, tampouco a glória podem compensar o massacre da consciência, pois significa o massacre de si mesmo.

E, lamentavelmente, é este triste espetáculo que assistimos hoje: o "massacre da consciência". Por isso vemos a sociedade esfacelada. Colbert dizia "A grandeza de um país não depende da extensão do seu território, mas do caráter do seu povo". Esse caráter é o fruto de uma consciência bem formada, a qual Pascal dizia ser "o melhor livro de moral existente; e aquele que mais devia ser consultado".

A maior crise da sociedade é a da consciência de cada cidadão, dos governantes e dos governados. Rouba-se, mata-se, corrompe-se, tapeia-se, prostitui-se, engana-se… como se as consciências estivessem mortas e como se Deus não existisse.

É a grande decadência do homem: "vendendo-se a si mesmo" pelo preço vil da satisfação dos seus baixos instintos.

Urge que se recuperem as consciências, formando-as no seio dos lares, nos bancos das igrejas e das escolas, nas ruas e nas praças, nas oficinas e nas fábricas. É preciso dar a elas o referencial absoluto da verdade revelada por Deus, para que elas sejam bem formadas. Para que elas não sejam laxas nem escrupulosas, terão de se alimentar da Palavra de Deus, como diz São Paulo, "viva, eficaz, penetrante, capaz de separar a alma do espírito, discernindo os pensamentos e sentimentos do coração" (Hb 4,12).

O Catecismo da Igreja Católica ensina que:

"Uma consciência bem formada é reta e verídica. Formula seus julgamentos seguindo a razão, de acordo com o bem verdadeiro querido pela sabedoria do Criador. A educação da consciência é indispensável aos seres humanos submetidos a influências negativas e tentados pelo pecado a preferirem o próprio juízo e a recusar os ensinamentos autorizados […]. A educação da consciência é uma tarefa de toda a vida […] garante a liberdade e gera a paz do coração.

Na formação da consciência, a Palavra de Deus é a luz de nosso caminho; é preciso que a assimilemos na fé e na oração e a coloquemos em prática […]. É preciso ainda que examinemos nossa consciência confrontando-nos com a Cruz do Senhor. 'Somos assistidos pelos dons do Espírito Santo, ajudados pelos testemunhos e conselhos dos outros e guiados pelo ensinamento autorizado da Igreja' (1783-1785)".

São Paulo nos adverte que a Palavra de Deus "é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra" (II Tim 3,16-17).

Ela é o melhor meio para formar uma consciência reta.

"Quanto mais prevalecer a consciência reta, tanto mais as pessoas e os grupos se afastam de um arbítrio e se esforçam por conformar" se às normas objetivas da moralidade" (GS, 16).

Sem as âncoras presas em Deus, no Absoluto, nenhum homem terá uma consciência bem formada. Contudo, há que buscar o Deus único e verdadeiro; não aquele como muitos andam fazendo, hoje, criado a seu bel-prazer.

Para que não houvesse dúvida de quem Ele é, Deus se manifestou na plenitude da sua divindade em Jesus Cristo. Ele é a luz da consciência e a salvação do homem.

Padre Anderson Marçal

22/01/2009 - 08h30

Padre Marcelo Rossi - Mensagem do Dia: 22 de Janeiro de 2009


Mensagem do Dia: 22 de Janeiro de 2009

Sabemos, de fato, que a lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido ao pecado. Não entendo, absolutamente, o que faço, pois não faço o que quero; faço o que aborreço. E, se faço o que não quero, reconheço que a lei é boa. Mas, então, não sou eu que o faço, mas o pecado que em mim habita. Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo. Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita. Encontro, pois, em mim esta lei: quando quero fazer o bem, o que se me depara é o mal.
Deleito-me na lei de Deus, no íntimo do meu ser. Sinto, porém, nos meus membros outra lei, que luta contra a lei do meu espírito e me prende à lei do pecado, que está nos meus membros. Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte?
Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!

Carta do Apóstolo São Paulo aos Romanos 7, 14-25

Palavra do Padre:
 
Amados, Deus é mais que tudo!
"Eu quis ser fiel e o pecado como fel amargou meu coração. Eu quis fugir, da vida desistir, mas Deus não deixou."
Deus é mais! Jesus é demais!
A crise está ai, mas ela é oportunidade para crescer. Cresça!

Boa 5a. Feira! Paz e Bem!

MOMENTO DE FÉ - Pe. Marcelo Rossi (AO VIVO)

 
 
MOMENTO DE FÉ - Pe. Marcelo Rossi (AO VIVO)
.
9 às 10 horas
.
RADIO VERBO DE LUZ
.

O Segredo é Perdoar

O segredo é perdoar

Caridade é dar-se inteiro a alguém que não merece
Para perdoar os outros devemos sempre nos lembrar de como Deus nos perdoou em Cristo. Devo perdoar quem me ofendeu não porque eu seja bom ou a pessoa seja boa. Devo perdoar não porque a pessoa mereça ser perdoada. Afinal de contas, se formos tentar saber se a pessoa tem ou não tem a culpa, se fez aquilo consciente ou inconscientemente, acabaremos por cair no murmúrio, até porque naquele momento nosso coração está ferido e machucado e, numa situação assim, ninguém consegue pensar corretamente. Logo, para evitar qualquer possibilidade de alimentar a mágoa, o segredo é perdoar imediatamente. E perdoar como o Senhor nos perdoa. Para isso é preciso revestir-se da caridade.

Caridade não é dar alguma coisa a alguém. Isso é filantropia. Caridade é dar-se inteiro a alguém que não merece! Foi isso que Jesus fez por mim e por você. Foi isso que Jesus fez pela humanidade inteira. Ele se ofertou, inteiramente, a todos, inclusive àqueles que estavam sendo usados para crucificá-lo: "Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem" (Lc 23,34).

Jesus, na cruz, nos ensina um dos grandes segredos para a cura do ressentimento: Declarar o perdão! Independentemente do fato de o outro merecer, eu preciso perdoar e declarar o perdão. Ao rezar ao Pai pedindo que perdoasse aqueles que o estavam matando, Cristo nos ensinou uma oração de cura do ressentimento para ser usada em todas as circunstâncias, inclusive naquelas em que não estamos conseguindo perdoar. Ao pedir ao Pai que perdoasse aquelas pessoas, Jesus nos ensinou a contar com o Pai nas situações mais difíceis de nossa vida. Mostrou-nos que o Pai está sempre pronto a nos ajudar a perdoar. Ensinou-nos também que, quando não conseguimos perdoar, devemos pedir ao Pai que perdoe em nosso lugar. Mas está implícita também, na oração do Senhor, a verdade de que toda ofensa dirigida a alguém sempre termina por acertar no coração do Pai. Tudo o que fazemos de mal a alguém atinge afinal também o coração do Pai, pois Ele nos ama e nos fez imagem e semelhança d'Ele.

Como imagem e semelhança que somos de Deus, precisamos dar um passo a mais e nos transformar em filhos do Pai do Céu. Só nos tornamos verdadeiramente filhos de Deus quando passamos a agir segundo Deus. Quando não perdoamos, nos assemelhamos ao encardido e aos poucos nos tornamos filhos dele, quando o reproduzimos em nossos sentimentos e depois em nossas atitudes. O filho deve ter a cara do pai. O filho traz consigo o sangue do pai. Se fizer um exame genético no filho, acaba-se por descobrir o pai. Por isso tanta gente faz hoje o exame de DNA.

Quando cheguei a Nagoya, uma das maiores cidades do Japão, vi um jovem com uma camiseta na qual estava estampada a sigla DNA – e sob ela algo que um dia eu disse num acampamento da Canção Nova: Deus, nosso Autor!. Fiquei tão feliz em ver uma frase que tive a inspiração de dizer estampada naquela camiseta. Imagine, então, a alegria de Deus quando vê estampado em nosso coração o amor que Ele semeou em nós. Somente pelo perdão vivido explicitamente é que nos tornamos, de fato, filhos e filhas de Deus. Enquanto não perdoamos, estamos vivendo como se fôssemos adotados pelo encardido. Aliás, muitas vezes, nos comportamos assim.

É preciso perdoar sempre e perdoar especialmente os que não merecem nosso perdão. Esse é o segredo que nos faz agir como filhos e filhas de Deus.

(Trecho extraído do livro "A Cura do Ressentimento" do saudoso padre Léo - SCJ).

Só ao Senhor adoraremos!


Quinta-Feira, 22 de janeiro 2009
.
Só ao Senhor adoraremos!
.
"Se o nosso Deus, a quem rendemos culto, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente, ele também poderá libertar-nos de tuas mãos, ó rei. Mas, se ele não quiser libertar-nos, fica sabendo, ó rei, que não prestaremos culto a teus deuses e tampouco adoraremos a estátua de ouro que mandaste fazer" (Daniel 3, 17-18).
.
O rei Nabucodonosor ficou furioso com a firmeza e a coragem desses jovens judeus que se recusaram a adorar uma imagem dele feita de ouro, por causa disso mandou acender uma fornalha ardente para jogá-los dentro dela. Por três dias os guardas ficaram vendo que os rapazes estavam ilesos e repararam também que havia um jovem a mais com eles. O rei, informado disso, foi às pressas para lá e viu que isso era verdade. Era um anjo do Senhor que foi enviado aos jovens.
Essa passagem nos mostra que, a cada dia, estamos mais próximos da vinda do Senhor, mas também do anticristo que vai procedê-lo, governar o mundo inteiro e querer que adoremos a sua “estátua”. Desde então, Deus está nos preparando para que nenhum de nós caia nessa tentação.
Precisamos agüentar firmes, o Senhor vai guardar os seus. Hoje é dia de colhermos d'Ele esta verdade, especialmente você, jovem, precisa adestrar-se e ser firme. Você não foi feito para fazer todas as estripulias que estão por aí, mas para ser forte, corajoso e firme como esses jovens retratados no livro de Daniel.
Por quê? Porque o mundo precisa de cristãos. Tenha certeza de que não é sendo igual a todo mundo que você vai salvar aqueles que precisam, mas justamente sendo diferente.
.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
.

Fazer o bem enche-nos de esperança e nos mantém de cabeça erguida


Fazer o bem enche-nos de esperança e nos mantém de cabeça erguida
.
Quarta-Feira, 21 de Janeiro 2009
.
Fazer o bem precisa ser para cada um de nós um autêntico programa de vida porque somos filhos de Deus.
Jesus passou por esta vida fazendo o bem a todos, e precisamos aprender com Ele.
Quando fazemos o bem somos transformados; tornamo-nos pessoas melhores, ficamos mais bonitos, o nosso semblante fica sereno e, naturalmente, as pessoas se aproximam de nós e até dizem assim: "Quando estou perto de você sinto uma paz muito grande".
Muitos andam cabisbaixos e tristes, porque ainda não aprenderam a fazer o bem.
"Não é verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida? (Gn 4,7)
Os homens e mulheres de bem naturalmente são promotores da paz.
Uma virtude sempre leva-nos a outra.
Do bem passamos à paz, e o mundo precisa de muita paz; mas esta primeiramente deve começar no nosso coração.
Jesus, ensina-nos a fazer o bem sem olhar a quem.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

Como escolher melhor?


Quinta, 22 de janeiro de 2009
.
Como escolher melhor?
.
A Bíblia pede que o nosso amor seja cada vez mais enriquecido de compreensão e critério.
Então, eu compreendo que é a caridade a força capaz de fazer a melhor escolha, uma vez que reúne essas duas virtudes [compreensão e critério] para que nossas escolhas sejam perfeitas e para que nossa vida frutifique.
Descobri que quem ama escolhe melhor!
Com carinho e orações!
Seu irmão,
Ricardo Sá

Homilia Diária - 22/01/2009


TODOS OS QUE TOCAVAM JESUS FICAVAM CURADOS Mc 3,7-12
.
Posted by Padre Bantu Mendonça K. Sayla on jan 22, 2009
.
Jesus está no auge de sua popularidade. Ele está andando por toda parte fazendo o bem e curando a todos. Mas ao mesmo tempo, as forças hostis se levantam contra Ele para matá-Lo. Jesus, então, retira-se, porque ainda tinha muitas lições a ensinar aos discípulos e ao povo. E também porque ainda não era o Seu tempo de morrer.Jesus não se retirou das multidões necessitadas que o seguiam por toda parte, mas dos inimigos. Esse episódio da perseguição leva Jesus a romper completamente com a sinagoga judaica. Após o confronto em Marcos 3,1-6, Jesus retira-se do judaísmo oficial, simbolizado pela sinagoga. Ele volta-se para as pessoas até chegar ao templo em Jerusalém e conduz seu ministério em lares e ao ar livre.Embora rejeitado pelos líderes religiosos e políticos, as multidões vinham de toda a Palestina e também da Fenícia para serem curadas por Jesus. Algumas pessoas vieram do Sul: Judéia e Jerusalém. Outras vieram do Norte: Tiro e Sidom. Outras vieram do Leste: Dalém do Jordão ou do Oeste: Galiléia. Estradas empoeiradas, desertos e rios profundos não mantiveram aquelas pessoas longe de Cristo. Nenhuma dificuldade, nenhum obstáculo impediu aquelas multidões de virem a Cristo.As pessoas do tempo de Jesus eram carentes e necessitadas e nós pertencemos a essa família. Elas se lançavam aos pés de Cristo, queriam tocá-Lo. Eles queriam ser pessoas curadas, inteiras, salvas. Imagine se elas pensassem: “Não, nós só iremos a Cristo quando nossa vida estiver certa. Vamos dar mais um tempo.” Se assim fosse, elas não precisariam de Cristo e Cristo não seria necessário para elas.Deixe o cego vir enquanto é cego, deixe o paralítico vir mesmo se arrastando, o leproso vir coberto de sua lepra, pois as pessoas devem vir como estão. Assim como os médicos vieram para os doentes , Cristo veio para os pecadores. Venha como você está: endividado, desonesto, bêbado, drogado, impuro. É Jesus quem vai curá-lo, perdoá-lo e salvá-lo. Você não pode fazer nada para a sua salvação. Jesus o recebe como você está. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Cante: “Eu venho como estou, eu venho como estou, porque Jesus por mim morreu. Eu venho como estou”.De todos os que vieram a Cristo nenhum foi mandado embora. Aliás, desde que o mundo começou, nenhum pecador chegou a Deus, nenhuma alma foi a Cristo sem ser recebida. Jesus disse: “O que vem a mim, jamais lançarei fora”. Jesus Cristo jamais quebrou sua promessa. Desafiamos o céu, a terra e o inferno para levantar uma prova sequer de uma pessoa que tenha vindo a Cristo com seu coração quebrantado e que tenha sido rejeitada por Ele. É Ele mesmo quem convida: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados”. “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.”Todas as pessoas que vieram a Cristo foram atendidas por Cristo. Os enfermos foram curados, os possessos foram libertos, os perdidos foram encontrados, os que estavam em trevas viram a luz, os que estavam aflitos foram consolados e os que estavam sem esperança receberam uma nova razão para viver.As pessoas vieram a Cristo não apenas para ouvir os seus ensinos, serem curadas e libertas. Elas se lançaram aos pés de Jesus, tocaram n’Ele e se derramaram diante d’Ele. Hoje, eu convido você e vir a Jesus. Só Ele pode curar, libertar, perdoar e salvar você.Mateus 12,15-21, o texto paralelo, afirma que Jesus não esmaga a cana quebrada nem apaga a torcida que fumega. Jesus alivia as pessoas do fardo que as oprime. Ele não esmaga aquele que já está caído. Foi assim que Jesus fez com a mulher apanhada em flagrante adultério. Ele não a apedrejou, antes, perdoou-a, restaurando-lhe a dignidade da vida.Cada pessoa tocada, curada e salva por Jesus era mais uma testemunha d’Ele.Imagine que duzentas pessoas que foram curadas estavam no meio daquela multidão. Eram mais duzentas testemunhas de Jesus a falar sobre Seu poder. O círculo daqueles que eram salvos aumentava, o número daqueles que testemunhavam crescia. Cada nova pessoa curada e salva era uma voz a mais a chamar as outras a virem a Jesus.Hoje, depois de dois mil anos, milhões e milhões de vidas já foram tocadas, curadas e transformadas por Jesus. Você não pode desculpar-se. Cada nova vida salva por Jesus é um forte argumento para você de que Ele é suficiente para ser o seu salvador. Oh! amigo, há uma nuvem de testemunhas ao seu redor proclamando para você que Jesus é o único salvador, a única esperança para a sua alma. Venha a Ele agora mesmo.Jesus não apenas cura os enfermos, mas prioriza o ensino. Este anseio descontrolado por cura (3:8,10), principalmente ou exclusivamente por cura, Jesus corrige com sua atitude (1:37s, Jo 6:26). Ele não quer ser apenas um curandeiro, por isso cria espaço para o ensino da verdade (4:1). Esse barco usado por Jesus tinha duas finalidades: proteção e maior alcance. Jesus tem para você palavras de vida eterna que satisfazem a sua mente, aquietam o seu coração e lhe dão segurança eterna, porque:a) O próprio nome de Jesus convida você. Seu nome é Jesus Cristo, que significa Salvador. Você é pecador, mas Ee é o Salvador. Você tem sede, mas Ele é a água da vida. Você tem fome, mas Ele é o pão da vida. Você está perdido, mas Ele é o caminho. Você está morto, mas Ele é a ressurreição e a vida.b) O poder de Jesus encoraja você a vir a Ele. Jesus tem todo o poder no céu e na terra. Os astros O obedecem, o vento escuta a Sua voz, as ondas do mar se acalmam diante da Sua palavra, a doença atende a Sua ordem, os demônios se rendem à Sua autoridade, os inimigos prostram-se diante dos Seus pés. Ele tem poder para libertar e salvar você. Portanto, venha a Ele agora mesmo.c) O amor de Jesus encoraja você a vir a Ele. Cristo ama você e importa-se com você. Ele foi à cruz por você. Suas mãos foram rasgadas, seus pés foram pregados na cruz e Ele foi transpassado no madeiro por amor a você. Ele o ama com amor eterno. Por isso, venha a Ele.d) O banquete da salvação já está preparado para receber você. Deus já fez tudo. A mesa já está preparada. Os céus estão prontos para festejar sua volta para Deus. Os anjos se alegram com a sua salvação. A noiva de Cristo, a igreja: convida você: Venha! O Espírito do Deus eterno, diz a você: “Se você tem sede, venha e beba, de graça, da água da vida”.O Evangelho é uma mensagem urgente: amanhã pode ser tarde. Hoje é o tempo de Deus. A Palavra que você está ouvindo é a voz de Jesus. Venha a Ele. Aquelas pessoas não ficaram esperando até Jesus ir às suas cidades, elas foram até Ele, pois tinham pressa. Elas se arrojavam aos Seus pés para o tocá-Lo.Não deixe que alguma dificuldade impeça você de vir a Cristo: família, amigos, prazeres, dinheiro, preconceito.Venha a Cristo sem demora. Somente Ele pode perdoar os seus pecados, preencher o vazio da sua alma e satisfazer os anseios do seu coração. Ele pode tirar o seu coração endurecido e dar-lhe um coração sensível. Ele pode abrir os seus olhos para que você veja a glória de Deus. Ele pode tirar você do poço profundo em que você se encontra. Ele pode dar a você um novo nome, um novo coração, uma nova mente, uma nova esperança, uma nova vida, basta toca-l’O. Pois todos os que o fizeram ficaram curados.Jesus já tem transformado vidas que estavam na sua mesma condição. Ele é o mesmo sempre. Seus braços não estão encolhidos para que não possam salvar nem seus ouvidos surdos que não possam ouvir o seu clamor.
Portanto, venha a Jesus. Toque-O pela fé e serás tu também curado, curada.
.

Primeira Leitura - Liturgia Diária


Primeira leitura (Hebreus 7,25–8,6)
Quinta-Feira, 22 de Janeiro de 2009
Preciosíssimo Sangue NSJC
.
Leitura da Carta aos Hebreus:
.
Irmãos, 25Jesus é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles. 26Tal é precisamente o sumo sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27Ele não precisa, como os sumos sacerdotes, oferecer sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo. 28A Lei, com efeito, constituiu sumos sacerdotes sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do juramento, que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para sempre. 8,1O tema mais importante da nossa exposição é este: temos um sumo sacerdote tão grande, que se assentou à direita do trono da majestade, nos céus. 2Ele é ministro do Santuário e da Tenda verdadeira, armada pelo Senhor, e não por mão humana. 3Todo sumo sacerdote, com efeito, é constituído para oferecer dádivas e sacrifícios; portanto, é necessário que tenha algo a oferecer. 4Na verdade, se Cristo estivesse na terra, não seria nem mesmo sacerdote, pois já existem os que oferecem dádivas de acordo com a Lei. 5Estes celebram um culto que é cópia e sombra das realidades celestes, como foi dito a Moisés, quando estava para executar a construção da Tenda. "Vê, faze tudo segundo o modelo que te foi mostrado sobre a montanha". 6Agora, porém, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores.
.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
.

SALMO - Liturgia Diária


Salmo (Salmos 39)
Quinta-Feira, 22 de Janeiro de 2009
Preciosíssimo Sangue NSJC
.
— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e então eu vos disse: "Eis que venho!"
— Sobre mim está escrito no livro: "Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!"
— Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembléia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!
— Mas se alegre e em vós rejubile todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: "É grande o Senhor!" os que buscam em vós seu auxílio.
.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho - Liturgia Diária


Evangelho (Marcos 3,7-12)
Quinta-Feira, 22 de Janeiro de 2009
Preciosíssimo Sangue NSJC
.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
.
Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galiléia o seguia. 8E também muita gente da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: "Tu és o Filho de Deus!" 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.
.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
.

Multidões seguem a Jesus - 22/01/2009

22/01/2009
 
Multidões seguem a Jesus
Mc 3, 7-12

Há algo em nós que nos impede de nos dar totalmente a Deus? Jesus ofereceu a liberdade a cada um que o buscava sinceramente.
Onde quer que Jesus estivesse, o povo acorria para ouvi-lo e ver as obras quer realizava. 
Eles tinham fome de Deus e desejavam a libertação de seus males.
Na fé se achegavam a Jesus para tocá-lo.
E quantas vezes o poder, que provinha de Jesus os salvava.
Mesmo os demônios tremiam na presença de Jesus e reconheciam sua verdadeira identidade: "Tu és o Filho de Deus".
Quando ouvimos a palavra de Deus e consideramos tudo o que Jesus fazia, como respondemos?
Com dúvidas, ceticismo ou com fé? Respondamos ao Senhor com fé crescente em seu poder salvador e em sua graça divina. 
         Não esqueçamos as palavras de s. Agostinho, que "muito melhor que estar com o Senhor é ter fé nEle", "esta é mais forte que tocá-lo com a mão".
De fato, continua s. Agostinho, "os demônios podem crer e tremer, mas não respondem com amor".
Nós tocamos de fato Jesus com a fé, e é preferível não tocá-lo com as mãos e sim com a fé.
"Se pensas que Cristo é somente homem, tu o tocas com as mãos, escreve s. Agostinho, na terra.
Se tu crês que Cristo é o Senhor e igual ao Pai, então tu o tocas na glória do céu".
"Senhor Jesus Cristo, vós sois o Filho de Deus e o Salvador do mundo.
Inflamai meu coração com um amor ardente a vós e com uma fé esperançosa em vosso poder salvador.
Livrai-me de tudo o que me impede de deixar-me atrair por vós". 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...