terça-feira, 6 de janeiro de 2009

MOMENTO DE FÉ - Pe. Marcelo Rossi (REPRISE)

REPRISE
.
6 janeiro 2009 , terça
Senhor, invocamos o Teu nome!
Deus fazia milagres extraordinários através de Apóstolo Paulo
.

.
.

Multiplicação dos pães Mc 6, 34-44 - 06/01/2009



por Dom Fernando
.
A multidão seguia Jesus, fome de Deus? Certamente. E Jesus contemplando toda aquela gente tem compaixão dela e percebendo que não tinha o que comer pergunta a Felipe: “Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?” Ele bem sabia, diz o Evangelho, o que havia de fazer. Àquela multidão de cinco mil pessoas, Ele vai manifestar a grande generosidade e ternura de Deus. Os Apóstolos e todos irão constatar que quando Deus dá, Ele dá com abundância, mais mesmo do que necessitamos.
Jesus pede sim a fé e Ele então toma o que se tem e o multiplica em benefício de muitos outros. Ele dá aos Apóstolos para que eles dêem à multidão. A Tradição cristã verá neste fato o sinal da função dos Apóstolos e seus sucessores que consiste em explicar as Escrituras como um pão rompido, para alimentar os fiéis. Assim a Palavra de Deus se multiplica, oferecendo a todos os povos um alimento superabundante, como nos falam S. Ambrósio e S. Agostinho.
Jesus toma o pão e rende graças, olhando para os céus, “para dar glória Àquele, escreve s. Hilário (367), de quem Ele procedia: não que lhe fosse necessário olhar o Pai com seus olhos de carne, mas para que a multidão compreendesse de quem provinha tal poder”. Já no Êxodo Deus tinha alimentado o povo judeu no deserto, enviando o maná do céu. Este era sombra do verdadeiro pão celestial que Jesus ofereceria aos seus seguidores. Neste relato evangélico, quando o Senhor toma os pães, rende ação de graças, parte-os e os distribui através de seus Apóstolos, Ele anuncia a infinita generosidade do único pão da Ceia do Senhor ou da Eucaristia. À pergunta que fizemos no início, encontra agora sua verdadeira resposta, com o próprio Jesus: Ele é o verdadeiro pão do céu, o único capaz de satisfazer a “Senhor Jesus Cristo, penetrai no mais profundo de nossos corações e saciai-nos com a flor do trigo e com mel do rochedo da vossa Palavra e do vosso amor”.

Mensagem do Dia: 06 de Janeiro de 2009



Mensagem do dia

Mensagem do Dia: 06 de Janeiro de 2009

Salmo 90
Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, dize ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio. É ele quem te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio.
Sua fidelidade te será um escudo de proteção. Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa à luz do dia, nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia.
Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, tu não serás atingido. Porém verás com teus próprios olhos, contemplarás o castigo dos pecadores, porque o Senhor é teu refúgio.
Escolheste, por asilo, o Altíssimo. Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão. Pois que se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome.
Quando me invocar, eu o atenderei; na tribulação estarei com ele. Hei de livrá-lo e o cobrirei de glória.
Será favorecido de longos dias, e mostrar-lhe-ei a minha salvação.

Palavra do Padre:

Amados, que Deus possa mostrar a nossa Salvação!

Estou de férias, mas não de Deus! E você também!

O Programa "Momento de Fé" na Rádio Globo AM continua normalmente das 9h às 10h.

Deus abençoe! Paz e Bem!






MOMENTO DE FÉ - Pe. Marcelo Rossi (AO VIVO)

Transmissão de 9 às 10 horas da manhã

AO VIVO
.
.

SANTA MISSA - 7:00 às 9:00 - AO VIVO


A graça de Deus é para todos!


Terça-Feira, 06 de janeiro de 2009
.
Quando invocamos o nome do Senhor, Ele se compadece de nossas misérias e se inclina em nossa direção.
O amor de Deus é tão grande que Ele vem ao nosso encontro, nos pega no colo, cuida de nossas feridas, restabelece nossa dignidade de filhos e cura o nosso coração de toda desesperança.
Se confiarmos os nossos problemas a Jesus e proclamarmos o senhorio d’Ele sobre toda e qualquer situação, não seremos abalados de forma alguma.
Vitorioso é aquele que confia no Senhor e não se afasta na hora do sofrimento:“Em minha angústia chamei o Senhor, bradei a meu Deus”.
O Senhor tem operado maravilhas em nosso meio; tem ocorrido uma clara manifestação do poder de Deus.
As pessoas têm testemunhado as curas, os milagres e os prodígios.
O nosso Deus não se deixa vencer em bondade, e você não pode se excluir desta graça que vem sendo derramada abundantemente sobre aqueles que confiam n’Ele.
A graça de Deus é para todos!
Se você está vivendo alguma situação difícil, não recorra aos homens: aproxime-se do trono da graça e entregue tudo a Deus, que é Onipotente, Onisciente e Onipresente.
A libertação tem acontecido em massa e você é convidado para se abandonar nas mãos do Senhor e proclamá-Lo como Senhor de sua vida.
.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Perguntemo-nos hoje: O que não posso trazer para 2009?



O Senhor nos concedeu de presente um novo ano, e precisamos viver de maneira nova. Como as empresas que fecham para balanço, também, se ainda não paramos, precisamos parar para rever a nossa vida.Três perguntas básicas podem nos ajudar a fazer um programa de vida, porque o desejo do nosso coração é o de sempre ser melhor.
O que não posso levar para 2009, por que não é compatível com a minha vida?O que preciso começar? Talvez você precise iniciar uma dieta ou tantas outras coisas práticas que foi adiando.O que preciso continuar? Algo que foi bom e que você precisa levar adiante."Nós somos de Deus" (I Jo 6a).
É claro que sozinhos não somos capazes de mudar hábitos e costumes, talvez já inveterados na nossa vida há anos; mas, da nossa parte, precisamos tomar uma firme decisão e pedir a Jesus que nos dê a graça de sermos homens e mulheres novos neste novo ano.
Com certeza Ele ajudar-nos-á.Jesus, derrama sobre nós o Espírito Santo, porque queremos viver segundo o teu coração.
.
Jesus, eu confio em Vós!
.
Luzia Santiago

Como acertar nas decisões?



Terça, 06 de janeiro de 2009
.
A Bíblia ensina duas grandes coisas: o conselho e os conselheiros. A Palavra de Deus ensina que o segredo das sábias resoluções está no conselho que nos dispomos a pedir e que "a vitória depende do grande número de conselheiros".Isso significa que ninguém vence sozinho. Quem tem a habilidade de contar com os outros, avança, compreendendo que O TODO é muito mais importante que A PARTE de cada um.
É sábio, portanto, jamais decidir sozinho.Quem sabe pedir ajuda, entendeu que foi chamado à vida unido aos outros, dos quais todos dependemos para ser felizes.
Felicidade é não ser feliz sozinho!
Com carinho e orações,
Seu irmão,
Ricardo Sá

Homilia Diária - 06/01/2009




JESUS ALIMENTA UMA MULTIDÃO Mc 6,34-44
.
Posted by Padre Bantu Mendonça K. Sayla on jan 06 2009
.
Três pontos merecem destaque no Evangelho de hoje. Primeiro a caridade. Se eliminarmos a hipótese de uma multiplicação milagrosa dos pães, o que explicaria que todos comessem os pães, ficassem saciados e ainda sobrassem 12 cestos? A explicação que eu já escutei de muitos padres e estudiosos foi que as pessoas que estavam lá, escutando Jesus, tinham seus pãezinhos guardados nas suas bolsas. No momento em que viram que era hora da ceia, cada um repartiu o que trouxe com aqueles que não trouxeram nada. E assim, todos comeram. Então a caridade foi um fator primordial na multiplicação dos pães. Inclusive, mesmo que tenha ocorrido realmente a multiplicação milagrosa dos pães, certamente houve também a partilha daqueles que trouxeram sua própria comida.O segundo ponto importante é que Jesus mandou que se formassem grupos e se sentassem. Por quê? Não poderia ter feito a oração e a distribuição dos pães com a multidão desorganizada? Qual seria a intenção de formarem grupos? Jesus sabia de algo básico do ser humano: a maioria das pessoas não consegue comer vendo outra pessoa passando fome na sua frente. Então se imagine na situação: você dentro de um daqueles grupos, com comida na sua bolsa, com fome. A maioria das pessoas, nessa situação, comeria e dividiria uma parte da sua comida com as pessoas mais próximas. Você é assim? Se não for, talvez seja hora de rever seus conceitos…No Evangelho não diz, mas eu fico imaginando a reação dos discípulos quando Jesus mandou que trouxessem os 5 pães e 2 peixes até Ele, na intenção de alimentar aquela multidão de 5 mil homens (sem contar mulheres e crianças). Para quem não entende o que é fé, aqui vai um bom exemplo do que é fé: quando todos ao seu redor dizem que aquilo em que você acredita não existe, mas mesmo assim você vai até o fim. Se a fé de Jesus fosse fraca, Ele nem teria tentado repartir os pães e peixes. Mas Jesus como em todos os milagres, Jesus fez a parte dEle, e deixou que cada pessoa na multidão também fizesse a sua parte.Cada um desses três pontos daria para falar muito mais, mas esse aprofundamento nós faremos em outras oportunidades… Por hoje, que saibamos repartir o nosso “pão” e nosso “peixe” com quem está do nosso lado…Durante o ministério de Jesus, muitos dos seus discípulos imaginaram seus sonhos se realizando. Sua demonstração de poder divino tinha-os convencido de que ele seria um rei capaz de atingir os objetivos políticos e suprir as necessidades físicas deles.Quando os discípulos vieram dizer a Jesus que despedisse a multidão por causa do horário avançado, podiam não estar realmente preocupados com o bem-estar do povo, tão somente. Talvez estivessem mais interessados neles próprios, uma vez que já vinham de uma outra jornada sem se alimentarem direito (Mc 6:31). De repente, eles ouvem a frase: “Dai-lhes vós de comer”. Podiam ter pensado assim: “Não temos comida, nem para nós mesmos, como vamos alimentar os outros?”Será que você já passou pela experiência de ter de oferecer alguma coisa que ainda não tivesse nem para si? Em algumas situações nos sentimos impotentes, sem saber como ajudar.Jesus queria ensinar aos discípulos que eles podiam fazer muito mais do que achavam que podiam. Estavam cansados, exaustos, e procuraram um meio de sair daquela situação.
Mas o Senhor os envolveu novamente e eles acabaram tendo uma experiência riquíssima com o Mestre, aprendendo que podiam alimentar multidões. Eles viram que era possível dar mais um passo.Os discípulos estavam desesperados diante da incumbência recebida de alimentar aquele grande número de pessoas. Onde achariam tanto dinheiro para cumprir aquela tarefa?Jesus, porém, não mantinha o foco da atenção voltado para o que eles não tinham, e sim para o que estava em suas mãos. Ele não perguntou: “de quanto vocês precisam”, mas sim “o quanto vocês têm”. Verificou-se que havia entre eles apenas cinco pães e dois peixes, e com essa quantidade, uma multidão foi alimentada.Há uma outra passagem bíblica, onde uma viúva pedia ajuda ao profeta para saldar suas dívidas. Ele lhe perguntou: “O que você tem em casa?” Ela respondeu: “Uma botija de azeite”. E com essa botija de azeite, toda a sua dívida foi paga (2 Reis 4:1-7).É possível que permaneçamos com um problema, porque insistimos em olhar para o que necessitamos ter, ao invés de percebermos o que já temos. Sempre achamos que não temos o suficiente.Precisamos hoje mudar o foco da atenção, se queremos que o pouco venha a se multiplicar, para poder ajudar as pessoas.Precisamos viver de forma planejada e organizada, mas nunca permitir que o nosso coração se torne insensível em face dos problemas dos outros. Devemos ajudar as pessoas a perceberem que elas podem fazer mais do que acham que podem. O foco da nossa atenção deve se voltar para o que já temos em mãos, com o qual Deus poderá fazer um tremendo milagre.Faça um levantamento, brevemente, do que você percebe que já tem em mãos, e que poderia disponibilizar para o progresso do Evangelho. Talvez Deus lhe revele uma habilidade especial, um talento, uma idéia, um sonho, um bem material, etc. Ele pode falar ao seu coração de várias formas. Esteja aberto para a Sua ministração.

Liturgia Diária - Primeira Leitura


Primeira leitura (1João 4,7-10)
Terça-Feira, 6 de Janeiro de 2009
Terça-feira depois da Epifania
.
Leitura da Primeira Carta de São João:Caríssimos: 7amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.
.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
.

Liturgia Diária - SALMO


Salmo (Salmos 71)
Terça-Feira, 6 de Janeiro de 2009

Terça-feira depois da Epifania
.
— Os reis de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Os reis de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!
— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres.
— Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.
— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Liturgia Diária - Evangelho


Evangelho (Marcos 6,34-44)
Terça-Feira, 6 de Janeiro de 2009
Terça-feira depois da Epifania
.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
.
Naquele tempo, 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: "Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer". 37Mas, Jesus respondeu: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Os discípulos perguntaram: "Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?" 38Jesus perguntou: "Quantos pães tendes? Ide ver". Eles foram e responderam: "Cinco pães e dois peixes". 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinqüenta pessoas. 41Depois Jesus pegou os cinco pães e dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.
.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...