sábado, 3 de janeiro de 2009

MENSAGENS DO DIA - por Dom Fernando


03/01/2009
Pregação de João Batista Jo 1, 29-34
.
João Batista utiliza o tema habitual da pregação profética denunciando o pecado, de modo ainda mais intenso diante da vinda de Jesus que irá inaugurar o Julgamento, o que é anunciado como iminente.
Ele volta para os fariseus e os denomina “raça de víboras”. Estes se separando dos demais membros do povo, olhava-os do alto e de longe, com desprezo. Sem falar da hipocrisia que os caracterizava, pois observavam uma vida rigorosa só de fachada.
Os saduceus formavam o partido sacerdotal e tinham uma vida instalada, muito mais politizada. Estavam alinhados com o poder romano até mesmo em algumas questões religiosas.
Ao falar da ira que está para vir, ele se refere ao dia do julgamento e, ao mesmo tempo, suas palavras soam como um apelo à conversão e à penitência:
“Fazei, pois dignos frutos de penitência”.
Não só uma boa vontade vaga, mas atos que sejam fruto de uma penitência interior.
Atos, não só formais e exteriores, mas que fossem testemunhas indispensáveis e assim a árvore fosse reconhecida por seus frutos.
A pregação de João Batista tem assim um triplice anúncio:
A aproximação do Reino-Julgamento; Fazer penitência, conversão; Evitar o perigo de serem presas do pecado.
Caso contrário a árvore será cortada e jogada ao fogo, ou seja, pelo fogo será julgado o valor da obra.
“Porque, comenta S. Agostinho, existem dois reinos e dois povos, o de Cristo e o do diabo”.
Por isso, João Batista dirá mais adiante que
“aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo”.
S. Hipólito dirá que “a água está significando o Espírito e o fogo, o sangue”,
que segundo S. Agostinho significa “a tribulação que iram padecer os fiéis pelo nome de Cristo”. ”Senhor Jesus Cristo, enchei-me com o poder de vosso Espírito Santo e deixai-me crescer no conhecimento de vosso amor e de vossa verdade. Que vosso Espírito inflame meu coração de modo que eu possa conhecer e amar mais fortemente vossa mensagem em todas as coisas”.
.

MENSAGENS DO DIA - por Mons.Jonas Abib


Não somos deste mundo
.
Você que tem caminhado numa vida no Espírito, que tem lido, meditado e lutado por viver a Palavra de Deus, tem falas e atitudes diferentes das outras pessoas.
Imediatamente, elas começaram a achar que você não é deste mundo. Irão achá-lo estranho. Isso vai acontecer entre parentes e amigos.
Quem sabe entre marido e mulher, quando um está seguindo o Senhor e o outro não. Aquele que não segue o Senhor logo nota que sua mulher ou seu marido está diferente. Essa é uma feliz realidade! Realmente você mudou, já não é a mesma pessoa. Você se tornou diferente. Isso é uma confirmação da Palavra do Senhor:
''Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. O mundo antigo passou, eis que aí está uma realidade nova'' (2 Cor 5,17).
Muitas vezes, você está caminhando bem, como o Senhor quer que caminhe, orientado pela vontade d'Ele e, justamente para não ser diferente, acaba retrocedendo.
É uma pena! O sal deixou de ser sal, a luz deixou de ser luz.
Não estranhe, mas você precisa ser diferente! Não porque você quer, mas porque o cristão é realmente diferente.
O sal é diferente do restante dos alimentos.
A luz é diferente da escuridão. Jesus afirma claramente:
''Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo'' .
Em Jo 17,14, o Senhor declara também:
''Eu lhe dei a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. E não peço que os tirei do mundo.''
Por quê?...
Porque o mundo precisa de cristãos.
Tenha certeza de que não é sendo igual a todo mundo que você vai salvar aqueles que precisam, mas justamente sendo diferente.
Feliz Ano Novo!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

MENSAGENS DO DIA - por Luzia Santiago



A palavra de ordem é DECISÃO
.
Sexta-Feira, 02 de Janeiro 2009
.
Precisamos ser homens e mulheres decididos. Diante de cada situação e diante de cada pessoa que nós encontramos, precisamos ter uma atitude ativa.
Muitas situações adversas acontecem no dia-a-dia e despertam no nosso coração a dúvida, o medo, a tristeza, o ressentimento, a mágoa; contudo, não podemos nos deixar arrastar por eles, nem alimentá-los no nosso coração, porque eles nos cegam, tornando-nos impotentes, de modo que não conseguimos enxergar uma saída para tudo o que estamos vivendo, e, assim, acabamos por nos tornar pessoas amargas e negativistas.
Diga para você mesmo, para o Senhor e para as pessoas com as quais você convive: eu me decido de hoje em diante a amar, a perdoar, a fazer o bem. Eu quero viver este ano de maneira diferente, segundo os desígnios de Deus para mim.
Com certeza, Deus já abençoou a sua decisão.
Vamos fazer juntos este propósito?
Deus o abençoe neste novo tempo.
Coloquemos toda a nossa confiança no Senhor.
"Só em Deus repousa a minha alma, é d'Ele que me vem o que eu espero" (Sl 61,6).
Jesus, eu confio em Vós!
.
Luzia Santiago

Homilia Diária - 03/01/2009


O CORDEIRO DE DEUS Jo 1,29-34
.
Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla, on janeiro 3rd, 2009
.
O Amor de Deus marcou para sempre nossas vidas. Ele nos tirou das trevas e nos fez enxergar a luz da eternidade. Não há mais razão para ficar triste ou viver amargurado se Deus está conosco e no meio de nós. Grande significado tem para nós, hoje, o dedo indicador de João: “ Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.Cordeiro de Deus em latim é Agnus Dei, uma expressão utilizada pela religião cristã para se referir a Jesus Cristo, identificado como o salvador da humanidade, ao ter sido sacrificado em resgate pelo pecado original. Na arte e na simbologia icônica cristã, é freqüentemente representado por um cordeiro com uma cruz. A expressão aparece no Novo Testamento, principalmente no Evangelho de hoje, onde João Batista diz de Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29).Os hebreus tinham o costume de matar um cordeiro em sacrifício a Deus, para remissão dos pecados. O sacrifício de animais era freqüente entre vários grupos étnicos, em várias partes do mundo. Na Bíblia é referido, por exemplo, o caso de Abraão que, para provar a sua fé em Deus teria de sacrificar o seu único filho, imolando-o e queimando-o numa pira de lenha, como era costume para os sacrifícios de animais - o relato bíblico refere, contudo, que Deus não permitiu tal execução. A morte de Jesus Cristo, considerado pelos cristãos como Filho unigênito de Deus, tornaria estes sacrifícios desnecessários, já que sendo considerado perfeito, não tendo pecado e tendo nascido de uma virgem por graça do Espírito Santo, semelhante a Adão antes do pecado original, seria o sacrifício supremo, interpretado como o maior ato de amor de Deus para a humanidade.João Batista tem uma atuação fundamental no projeto de Deus realizado em Jesus. O batismo de João tinha características originais e sua proclamação foi tão marcante que o tornou conhecido como “o Batista”. Enquanto as abluções de purificação com água, tradicionais entre os judeus, eram repetidas com freqüência, o mergulho nas águas do batismo, com João, era feito uma única vez e tinha o sentido de sinalizar uma mudança de vida para um compromisso perene com a prática da justiça que fortalece a vida.Jesus assume a proclamação de João dando-lhe um novo sentido de atualidade e eternidade, identificando-a com o projeto de Deus de conferir vida plena e eterna à humanidade. O Espírito sobre Jesus é a confirmação de sua divindade e da divinização de toda a humanidade n’Ele assumida em todos seus valores e em toda sua dignidade. A presença de Jesus, Filho de Deus, entre nós renova a nossa vida e nos impele ao empenho na construção do mundo novo possível de justiça e paz.Interpelado estou eu e estás tu também a sermos o dedo em nossos dia que aponte para Jesus e diga. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
.

Liturgia Diária - Primeira Leitura


Primeira leitura (1João 2,29–3,6)
Sábado, 3 de Janeiro de 2009
Sábado do Tempo do Natal
.
Leitura da Primeira Carta de São João:
.
Caríssimos:
.
29Já que sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele. 3,1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 4Todo o que comete pecado, comete também a iniqüidade, porque o pecado é a iniqüidade. 5Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6Todo aquele que peca mostra que não o viu, nem o conheceu.
.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Liturgia Diária - SALMO


Salmo (Salmos 97)
Sábado, 3 de Janeiro de 2009
Sábado do Tempo do Natal
.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, nosso Rei!
.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Liturgia Diária - Evangelho


Evangelho (João 1,29-34)
Sábado, 3 de Janeiro de 2009
Sábado do Tempo do Natal
.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo+ segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
.
29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel".32E João deu testemunho, dizendo: "Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: 'Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!"
.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...