segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

MOMENTO DE FÉ - Pe. Marcelo Rossi (AO VIVO)

Transmissão AO VIVO de 9 às 10 horas da manhã


Homilia Diária - 29/12/2008






LUZ DAS NAÇÕES E GLORIA DE ISRAEL SEU POVO - Lc 2,22-35
.
Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayladezembro 29th, 2008
.
Fiéis às tradições religiosas do povo, Maria e José cumpriram o rito de apresentação do filho primogênito. Este gesto simples revestiu-se de simbolismo.
Quem tinha sido levado ao templo, mais que filho de Maria e José, era o Filho de Deus.
A liturgia de apresentação evidenciou os dois grandes eixos da existência de Jesus: sua humanidade e sua divindade. Fora apresentado o homem Jesus, com todas as suas características socioculturais e familiares, em sua fragilidade de recém-nascido, na pobreza de seus pais, inferiorizado, em termos religiosos, por ser Galileu.
No menino Jesus, expressou-se a humanidade, de forma irrestrita. Ele não fora poupado em nada, ao aceitar encarnar-se na história humana.Entretanto, ao consagrá-lo a Deus e fazendo-o, daí em diante, pertencer-lhe totalmente, a liturgia evidenciava a divindade de Jesus.
Aquele menino indefeso pertencia inteiramente a Deus, em quem sua existência estava enraizada. Era o Filho de Deus.
Por isso, no templo, estava em sua própria casa. Suas palavras e ações seriam a manifestação do amor de Deus.
Por meio dele, seria possível chegar até Deus. Uma vez que podia ser contemplada em sua pessoa, sua divindade fazia-se palpável na história humana. Assim se explica por que Simeão viu a salvação de Deus.Como síntese e imagem de toda a esperança messiânica de Israel, vai ao encontro de Jesus, que é apresentado ao templo e oferecido a Deus como primogênito, um homem justo, movido pelo Espírito. A expectativa de Simeão já se cumpriu, e ele já pode morrer. Nele, com sua espera de redenção, está todo o Antigo Testamento, a lei antiga que é cumprida, enquanto se abre a salvação e se acende a luz para todos os povos.
Mas, não sem o julgamento e a crise; o menino será o ponto de referência discriminante, o ponto de comparação: um sinal de contradição.
Deverá ser acolhido ou rejeitado. A provação vai se refletir também em Maria. Na apresentação ao templo já se esboçam e se refletem a cruz, o Crucificado e a Senhora das Dores. Naquele menino, a profetisa Ana também percebe a redenção e faz disso motivo de ação de graças e de anúncio.
Neste dia em que meditamos o Evangelho da apresentação de Jesus ao templo, eu te convido a agradecer comigo ao Senhor pelo dom da vida consagrada, que o Espírito Santo suscitou na Igreja.Tu que estás consagrado ao serviço de Deus, numa maravilhosa variedade de ministérios eclesiais, tu deves renovar o empenho de seguir Cristo obediente, pobre e casto, a fim de que, pelo teu testemunho evangélico, resplendas na Igreja e ilumine o mundo, Cristo Senhor, luz das nações.

Liturgia Diária - Primeira Leitura






Primeira leitura (1João 2,3-11)
Segunda-Feira, 29 de Dezembro de 2008
5º Dia na Oitava do Natal
.
Leitura da Primeira Carta de São João:
Caríssimos, 3para saber que conhecemos Jesus, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: "Eu conheço a Deus", mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para sabermos se estamos com Jesus é este: 6quem diz que permanece nele, deve também proceder como ele procedeu.7Caríssimos, não vos comunico um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que recebestes desde o início; este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 8No entanto, o que vos escrevo é um mandamento novo — que é verdadeiro nele e em vós — pois que as trevas passam e já brilha a luz verdadeira. 9Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. 10O que ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar. 11Mas o que odeia o seu irmão está nas trevas, caminha nas trevas, e não sabe aonde vai, porque as trevas ofuscaram os seus olhos. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Liturgia Diária - SALMO



Salmo (Salmos 95)
Segunda-Feira, 29 de Dezembro de 2008
5º Dia na Oitava do Natal
.
— O céu se rejubile e exulte a terra!
— O céu se rejubile e exulte a terra!
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!
— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
— Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus: diante dele vão a glória e a majestade, e o seu templo, que beleza e esplendor!
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Liturgia Diária - Evangelho





Evangelho (Lucas 2,22-35)
Segunda-Feira, 29 de Dezembro de 2008
5º Dia na Oitava do Natal

.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
.
22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor.
23Conforme está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor".
24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor.
25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, 26e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus:
29 "Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos:
32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel".
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele.
34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus:
"Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel.
Ele será um sinal de contradição.
35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te traspassará a alma".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTA MISSA - 7:00 - AO VIVO


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...