quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

MOMENTO DE FÉ - Pe. Marcelo Rossi - 25 de dezembro de 2008


25 dezembro 2008 , quinta
Glória a Deus e Paz aos homens de boa vontade!
Anjos e homens devem louvar a Deus pela vinda de Jesus!
.
.

MOMENTO DE FÉ - Pe. Marcelo Rossi (AO VIVO)


MOMENTO DE FÉ - Pe. Marcelo Rossi

REPRISES

.
24 dezembro 2008 , quarta
Hoje é o dia do perdão.
Feliz aquele que sabe perdoar!
CLIQUE AQUI

.
23 dezembro 2008 , terça
Felizes aqueles que confiam no Senhor!
Cristo é nosso amigo real. Nele podemos confiar!
CLIQUE AQUI

.
22 dezembro 2008 , segunda
Jesus está assentado à direita de Deus!
Assim como Cristo foi assistido pelo Pai, nós também seremos.
CLIQUE AQUI

.
20 dezembro 2008 , sábado
Escutai-me e atendei-me, Senhor!
Cristo é amigo e nos ouve sempre

CLIQUE AQUI

.

SANTA MISSA - SANTUÁRIO DE APARECIDA (AO VIVO)


Hoje, excepcionalmente, a partir das 10:30 da manhã
Missa direto do Santuário Nacional
Equipe de celebração Santuario Nacional

Mensagem do Dia - 25/12/2008


Mensagem do dia

Quinta-Feira, 25 de dezembro 2008
No Natal o presépio é você!
.
O Evangelho diz: "Nasceu hoje na Cidade de Davi, para nós, o Salvador, que é Cristo Senhor" (Lucas 2, 11).
A liturgia atualiza o que aconteceu no passado. Ela é um mistério e, infelizmente, nós católicos não temos entrado nesse mistério.
Assim como na Páscoa se renova a Ressurreição de Cristo, hoje nasceu o Salvador, nasceu para sua vida, para sua casa e para a sua família.
Por pior que seja a sua situação, saiba: nasceu para você, para sua casa, o Salvador, que é Nosso Senhor Jesus Cristo.
Só falta você acolhê-Lo.
Jesus nasce para sua vida.
Então prepare o seu coração para que Ele, trazendo a salvação, nasça em você, que é o presépio. O presépio é você!
Acolha o Menino Jesus em seu coração, Ele se compadece de você e a salvação acontece, porque você é o presépio.
Ele não tem medo: Ele nasce no meio dos seus espinhos.
Ele está aí para salvar você e a sua família.
Talvez você tenha que pega-Lo no colo e apertá-Lo, porque os seus não O acolhem; mas Ele nasceu!
Deus nos ama com amor incondicional.
Você é amado por Jesus, por isso Ele nasceu na situação em que você se encontra.
Ele nasce para sua vida miserável.
Quanto mais miseráveis nós somos, tanto mais Ele nos ama.
Ele nasceu em Belém e nasce hoje em você.
Acredite: Cristo foi até a cruz por você, Ele já libertou as suas misérias.
Se você aceita o perdão e o amor d’Ele, o Senhor nasce em você.
Saiba: José e Maria trazem a salvação ao seu coração, mesmo que o seu "berço" esteja sujo.
Não se preocupe, não espere retirar os espinhos para receber o Menino Jesus.
Receba-O como você está. É Ele quem vai retirar os espinhos com a ajuda de Maria e José.
"O Menino que contemplamos no presépio é exigente. Mas é também compreensivo e paciente. Se formos dóceis à sua ação, Ele tomar-nos-á pela mão e acompanhar-nos-á: por isso, não devemos temer.
Às vezes pode parecer muito difícil seguir os seus passos, mas se Ele caminha conosco, tudo se torna mais fácil e ameno.
O Santo mártir Estêvão nos ajude a compreender esta verdade profunda e a pô-la em prática todos os dias".
(Mensagem de João Paulo II, Angelus, 26 de dezembro de 2001 -
Festa Litúrgica de Santo Estêvão).
.
Um feliz e um santo Natal!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Participemos do maior evento da face da terra: o nascimento de Jesus

Participemos do maior evento da face da terra: o nascimento de Jesus
.
"Um menino nos nasceu, um Filho nos foi dado" (Is 9,5).
É natal! É tempo de alegria e de abrir-nos ao novo; é tempo de acolher Jesus no nosso coração, na nossa casa e no seio de toda a nossa família.
Ele nasceu para nós, "para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam" (Lc 1,71).
Louvemos hoje a Deus incessantemete, como fez Zacarias ao experimentar a manifestação do poder de Deus:"Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.
Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas" (Lc 1,68-70).
Cantemos hoje: Glória a Deus no mais alto dos céus, junto com os anjos que anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus, com a nossa alma cheia de alegria.
Jesus, eu confio em vós!
Luzia Santiago

Homilia Diária - 25/12/2008




O NASCIMENTO DE JESUS Lc 2,1-14
.
Posted by Padre Bantu Mendonça K. Sayla on dez 25 2008
.

Hoje nasceu o nosso Salvador, Jesus Cristo Senhor! Alegremo-nos no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador. Hoje desceu do céu sobre nós a verdadeira Paz. Com Ela e n ‘Ela, quero louvar agradecer a Deus pelo dom da minha vida. E convido-te a cantar as mil ações de graças pelo meu aniversário natacío. Deus permitiu que partilhasse da graça do Seu Natal. Pois faço hoje completo 35 anos. Quero desde já agradecer a Deus pelo dom da minha vida e pelas tuas orações. Deus te pague!
.
Falando do Evangelho, começaremos pelo recenseamento! O de hoje, é o primeiro dos três de César foi feito no ano 28 aC, que corresponde ao 749 da fundação de Roma. Havia duas classes de censo pessoal: a) o dos cidadãos romanos tanto na Itália como nas províncias. O censo do povo era feito com a finalidade de recolherem impostos ou exigir o serviço militar. Normalmente requeria uma declaração e uma valoração das propriedades. Este tipo de censo foi feito nos anos 28 e 8aC, e 14Dc. b) dos habitantes nas províncias que não tinham cidadania romana, dependendo das condições da demarcação em curso. Nas província imperiais, os delegados como era o caso da Síra-Palestina, podiam convocar o censo por própria vontade.
.
No nosso caso não parece ser um censo fiscal mas uma convocação para prestar um juramento de fidelidade a César no tempo de Herodes. Este juramento foi feito por ordem de Roma e com os procedimentos romanos: isto é, no lugar de residência de cada um, especialmente no Oriente em que abundava a população flutuante. Foi feito para congraçar-se com César, aproximadamente no ano 7 aC. Este censo-juramento do ano 7/6 aC foi feito antes do censo de Quirino, legado da Síria no ano 6/7 dC. Por que Lucas escreve sobre Quirino se não era propriamente esse o censo que obrigou José a ir a Belém? A solução é a memória incorreta dos judeus que consideravam como datas memoráveis tanto a morte de Herodes como o censo de Quirino em que os tumultos do povo foram notáveis. Por outra parte devemos ter em conta que tais censos demoravam anos para serem cumpridos.
.
O motivo de Lucas foi para delimitar o nascimento de Jesus com fatos históricos conhecidos na sua época. À parte essa intenção temos a ação do Espírito que nos dá detalhes para combater uma das mais sugestivas heresias do primitivo cristianismo: o docetismo, que pretendia provar que o corpo de Jesus era aparente. Os detalhes de seu nascimento desbaratam semelhante disparate. Uma outra intenção é ligar Jesus com Davi, não unicamente como descendente, da mesma tribo, mas também como um nascido no mesmo lugar para indicar a ininterrupção da realeza fundada no mais famoso dos reis de Israel. O nome Betlehem, casa do pão, é simbolicamente uma referência ao que chamar-se-ia pão descido do céu ( Jo 6, 51). Belém era a cidade de Davi e seria logo a cidade de Jesus.
.
A palavra primogênito tem um valor religioso. Traduz a palavra por primícias que devem ser dadas a Deus.
.
O parto, segundo os dias costumeiros numa mulher, o envoltório em faixas era coisa rotineira entre as mulheres da época e da Palestina. Tudo par indicar que Jesus era um homem normal de corpo e osso, formado durante a gravidez no seio de Maria. O que não é normal é o presépio e por isso Lucas deve dar a razão do mesmo: Não havia lugar para eles no quarto de hóspedes. O simbolismo das faixas pode ser evidente, pois Salomão em Sb 7, 4 relaciona sua condição de REI com o fato de ter sido envolto em faixas. Ou como Moisés que foi envolto pela própria mãe por falta de parteira. Mais bem parece ser um sinal de que Jesus é como todo homem quando criança que é amado e acolhido, à diferença de Jerusalém que, segundo Ezequias 16, 4-5 afirma, tornar-se-ia uma cidade abandonada. Pelo contrário teve uma verdadeira mãe que o cuidava desde o primeiro instante. Um messias menino era praticamente impensado nos tempos de Jesus. Uma mãe solícita é o que descobrimos neste relato íntimo e familiar. Os católicos descobriram Maria como instrumento vivo para a vida do Salvador. O Verbo escolheu o Homem Jesus, mas também escolheu de modo especial Maria como mãe.
.
Quanto aos pastores diz-se que eram nômades, viviam no descampado pastoreando seu rebanho e à noite faziam suas vigílias para guardá-lo. Envolvidos em luz acolhem o anúncio do nascimento de Jesus. Deus toma como nova moradia os corpos simples dos pastores. São os novos tabernáculos, segundo o que Jesus declara à samaritana (Jo 4,24).
.
O nascimento de um Salvador, Messias Senhor se converte na causa de um grande gozo para todo o povo de Israel.Muitos acreditam que quanto mais divinizemos a figura de Jesus tanto mais se tornará em proveito próprio essa imagem sagrada do mesmo que aparentemente despojamos da vertente humana. O evangelho de hoje mostra o contrário: Deus quis se aproximar do homem, tornando-se um de nós, sem diferença, porque ele ama a humanidade e a admite no seu filho com e motivo de nossa meditação.
.
Se Cristo é como homem o modelo, poderemos pensar que tipo de homem o sábio, o rico, o poderoso, o louvado e estimado, ou pelo contrário o pobre, o humilde, o necessitado, o escondido e até excluído, foi desde o início o homem Jesus em quem o Verbo quis habitar pessoalmente unido a Ele. Evidentemente o evangelho de hoje escolhe este segundo tipo e o descreve com especiais detalhes de modo que ninguém se sinta envergonhado de sua pequenez e insignificância.
.
Jesus é pastor, nasce como pastor e é visitado e adorado por pastores antes de ser Rei. Deus entre os homens gostará de ser o verdadeiro pastor trocando uma realeza esperada como era O esperado de um descendente do rei Davi, pelo ofício que este tinha de cuidar das ovelhas. O reinado de Cristo começa pelo serviço como pastor que dá a vida pelas ovelhas.

Liturgia Diária - Primeira Leitura


Primeira leitura (Isaías 9,1-6)
Quinta-Feira, 25 de Dezembro de 2008
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo
.
Leitura do Livro do profeta Isaías:
.
1 O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.
2Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença, como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos.
3Pois o jugo que oprimia o povo, — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais — tu os abateste como na jornada de Madiã.
4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas.
5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz.
6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Liturgia Diária - Segunda Leitura


Segunda leitura (Tito 2,11-14)
Quinta-Feira, 25 de Dezembro de 2008
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo
.
Leitura da Carta de São Paulo a Tito:
Caríssimo: 11A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Liturgia Diária - SALMO



Salmo (Salmos 95)
Quinta-Feira, 25 de Dezembro de 2008

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo
.
— Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

— Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação,/ manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios!

— O céu se rejubile e exulte a terra,/ aplauda o mar com o que vive em suas águas;/ os campos com seus frutos rejubilem/ e exultem as florestas e as matas

— na presença do Senhor, pois ele vem,/ porque vem para julgar a terra inteira./ Governará o mundo com justiça,/ e os povos julgará com lealdade.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Liturgia Diária - Evangelho


Evangelho (Lucas 2,1-14)
Quinta-Feira, 25 de Dezembro de 2008

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo
.


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
.
1Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra.2Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.
3Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.
8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho.9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo.
10 O anjo, porém, disse aos pastores: "Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo. 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. 13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste.
.
Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados".
.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...