quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL!


É o que desejamos a você e a toda a sua família!
.
SANTO E VERDADEIRO NATAL!

20:50 - Missa do Galo - AO VIVO DO VATICANO


Missa do Galo - AO VIVO
.
Basílica de São Pedro , Vaticano
.
Presidida pelo Papa Bento XVI

Na alegria do Natal, renovar compromisso de discípulos

Crédito imagem:Cardeal Odilo Scherer


Dia 24/12/2008
.
«\'A Palavra se fez carne e habitou entre nós\': esta é a grande verdade que faz do Natal uma festa tão feliz, enchendo de alegria nossas igrejas e nossos corações e trazendo ao mundo um eco de esperança e de paz», afirma o cardeal Odilo Scherer.
Em uma mensagem natalícia divulgada esta semana, o cardeal convida os fiéis da arquidiocese de São Paulo a serem instrumentos para que Jesus encontre lugar na vida das pessoas.
Dom Odilo recorda que este ano sua arquidiocese aprovou o seu 10° Plano de Pastoral, que, em linha com a Conferência de Aparecida, «nos convida a sermos, de maneira renovada, discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo».
«Que Jesus encontre sempre lugar nas igrejas, casas, ruas, praças e todos os ambientes de nossa cidade», afirma o arcebispo.
«Como os pastores de Belém, nós somos testemunhas de Deus, para proclamarmos à cidade, com a palavra e com nossa vida, aquilo que vimos e ouvimos! Manifestemos a todas as pessoas, sobretudo aos pobres, aos doentes e aos que vivem na tristeza e no desânimo, que são amados por Deus!»
Segundo o cardeal Scherer, a festa do nascimento de Jesus «foi preparada com inúmeras reuniões em família; as tradicionais novenas de Natal ajudaram certamente muitas pessoas a acolherem a Palavra de Deus, deixando que ela entrasse em nossos lares, confortasse os corações e infundisse esperança e vida nova nas pessoas».
«Não esqueçamos que o Natal cristão tem seu momento máximo nas belas litúrgicas da Missa em nossas comunidades. É ali que acontece nosso encontro vivo com Jesus, que se fez pequenino para vir ao nosso encontro!»
«Que o Natal seja uma festa de ternura e de renovação dos laços de amizade e fraternidade nas famílias e nas comunidades de toda a nossa arquidiocese», deseja o arcebispo.
.
Fonte: ZENIT – São Paulo - Cardeal Odilo Scherer

Palestra : O Universalismo e o Amor


AO VIVO

Encontro de oração no Natal lembra vítimas do terrorismo na Índia

Crédito imagem:mumbaii

.
Dia 23/12/2008

.
A cidade indiana de Mumbai (antiga Bombaim) vai acolher no dia de Natal um encontro de oração para lembrar as vítimas do terrorismo e reiterar o compromisso da cidade com a paz e a convivência civil.
O encontro, promovido pela organização "Bombay Catholic Sabha", que reúne os leigos católicos da cidade, conta com a colaboração de outras associações, movimentos e de diversas ONG’s. O encontro de 25 de Dezembro quer expressar, na oração e no testemunho de concórdia, o desejo de paz e de reconciliação.
A manifestação lembrará as vítimas dos ataques do dia 26 de Novembro e, também, todos os que foram vítimas de agressões, os que viram suas casas destruídas, não só em Mumbai, mas em todo o país, onde se verificaram casos de violência, nos últimos meses.
No comunicado que anuncia a iniciativa é pedido aos cidadãos que "participem e expressem a sua solidariedade também com gestos concretos, em favor daqueles que não têm casa ou perderam propriedades e meios de sustento".

.
Fonte: Canção Nova, da Redação – Ecclesia

Natal, festa da vida e da luz!

Crédito imagem:dimas lara barbosa_image CNBB


Dia 23/12/2008
.
O mistério do Verbo encarnado, celebrado a cada ano no Natal, renova em todos os cristãos o sonho da fraternidade universal, que rompe as barreiras das diferenças e das desigualdades e anuncia a nova sociedade, justa e solidária, prenúncio do Reino de Deus entre nós. Quanto mais nos deixamos embalar pelo clima festivo e alegre do Natal, tanto mais sentimos a força nova que nasce do amor de Deus manifestado a nós em seu filho, Jesus Cristo, que, vindo ao mundo, “armou sua tenda entre nós” (cf. Jo 1, 1).

Sol sem ocaso, o Cristo que nasce pobre em Belém vem para clarear os caminhos obscurecidos pela maldade que, muitas vezes, insiste em habitar o coração humano, desfigurando a criatura predileta de Deus. Natal é, portanto, a festa da luz que nunca se apaga! Quem o celebra na fé jamais caminha na escuridão do medo ou do erro. Como o mundo precisa desta luz!
Imbuída do espírito natalino, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – faz chegar a Deus sua prece em favor de todos os brasileiros e brasileiras, augurando-lhes graças e bênçãos especiais neste tempo de renovação da fé e de celebração da vida. Ao Menino-Deus que, da pobreza da manjedoura, manifesta ao mundo o sorriso novo da vida e da esperança, pedimos conceda paz e alegria a todos. As manifestações de congraçamento, próprias desse tempo, reafirmem o compromisso de todos com a paz inaugurada pelo Cristo, a Boa Notícia comunicada por Deus para salvar o mundo.

.
Feliz Natal a todos!

.
+ Dimas Lara Barbosa

Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Votos de Feliz Natal do Papa


Crédito imagem:rv image


Dia 23/12/2008
.
Bento XVI encontrou-se, na manhã desta segunda-feira, na Sala Clementina, no Vaticano, com os membros da Cúria Romana e da Família Pontifícia, por ocasião do tradicional intercâmbio de felicitações natalinas.

.
Em seu discurso, o papa analisou em profundidade, os eventos que caracterizaram sua missão e a missão da Igreja no decorrer de 2008 como, por exemplo, o Dia Mundial da Juventude (DMJ) de Sydney, em julho, e o Sínodo dos Bispos sobre a "Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", realizado em outubro passado, no Vaticano. Além disso, o Santo Padre ressaltou a necessidade de uma "ecologia do homem", ou seja, uma ecologia que respeite a natureza do ser humano, criado por Deus, homem e mulher.

.
Bento XVI disse que, quando Cristo fundou a Igreja, lhe confiou a tarefa de anunciar o Evangelho ao mundo e, com o ele, o Espírito que ilumina as palavras de Deus e a alegria que nasce em vivê-las. Tal responsabilidade não mudou após dois mil anos, e o pontífice a relançou, no final de seu discurso: "O Espírito Santo fala, também hoje, com palavras humanas, através das palavras de Jesus que são inseparáveis do Espírito, que por sua vez está ligado à Igreja, Corpo Místico de Cristo" _ frisou o Santo Padre, acrescentando que a Igreja tem a missão de anunciar e testemunhar essa verdade ao mundo.

.
O Papa recordou ainda, os 40 anos de publicação da encíclica Humanae vitae e os 30 anos da morte de Paulo VI, autor desse documento do magistério, além do início do Ano Paulino, e suas viagens apostólicas aos Estados Unidos e à França.

.
Na Humanae Vitae, Paulo VI defende o amor em contraposição à sexualidade vista como consumo; o futuro em contraposição à pretensão exclusiva do presente; e a natureza do homem em contraposição à sua manipulação.

.
De todos os eventos recordados, Bento XVI destacou, em particular, o DMJ de Sydney e o Sínodo dos Bispos, realizado em outubro, no Vaticano. "O fenômeno do DMJ foi objeto de várias análises que se esforçam para entender a cultura juvenil"_ sublinhou o pontífice, acrescentando
"As análises em questão consideram esse evento como uma variante da cultura juvenil moderna, como uma espécie de festival de rock modificado no sentido eclesial, tendo o papa como protagonista. Existem católicos que avaliam esse evento como um grande espetáculo, até bonito, mas com pouca incidência na vida de fé e na presença do Evangelho em nosso tempo. Seriam momentos de grande festa que, no final das contas, deixariam tudo como antes, sem influir profundamente na vida."

.
"Contudo _ prosseguiu o papa _ a alegria de Sydney, diferente da que se vê num show de rock, não aparece nessas análises. Os 200 mil jovens de Sydney não incomodaram a cidade, não provocaram violências e não usaram drogas. Isso porque foi uma festa que iniciou com um caminho de fé, que teve como símbolo a cruz."

.
O protagonista do DMJ é Cristo e seu Espírito, que o pontífice definiu como uma "força criadora de comunhão". "Ele está presente. Ele está em nosso meio" _ disse Bento XVI.

.
O Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus também manifestou uma profunda ligação entre Bíblia e Espírito Santo. "O Sínodo demonstrou que na Igreja existe também hoje, um Pentecostes" _ lembrou o pontífice, agradecendo as participações no Sínodo, do Rabino Cohen e do patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I.

.
"Entendemos que os livros bíblicos foram redigidos em determinadas épocas e fazem da Bíblia um livro proveniente de um tempo passado. Vimos que sua mensagem não permanece no passado nem pode ficar fechada em si mesma: Deus, fala sempre no presente, e ouviremos plenamente a Bíblia somente quando descobrirmos este presente de Deus, que nos chama agora" _ frisou o Santo Padre.

.
O Papa ressaltou em seu discurso a alegria, tipicamente cristã, que deve acompanhar a missão da Igreja no mundo. "O espírito missionário da Igreja é um impulso a comunicar a alegria que nos foi dada. Que ela seja sempre viva em nós e se irradie no mundo, em nossas tribulações.

.
É o que desejo a todos vocês neste fim de ano" _ finalizou o papa.
.

Fonte: Radio Vaticano

MOMENTO DE FÉ - Pe. Marcelo Rossi (AO VIVO)

Transmissão AO VIVO de 9 às 10 horas da manhã

Homilia Diária - 24/12/2008





A PROFECIA DE ZACARIAS Lc 1,67-79

Posted by Padre Bantu Mendonça K. Sayla on dez 24 2008



Como Maria na hora da visitação a Isabel, também Zacarias celebra, em longo cântico de louvor e ação de graças, as maravilhas de Deus, que ele contempla realizadas em sua própria casa. É o termo do Antigo Testamento, a aurora do Novo, à hora em que vai nascer o Sol de justiça, o Filho de Deus feito homem. É o cântico que a Igreja há-de cantar todas as manhãs na Hora de Laudes.
.
O cântico de Zacarias é um louvor ao Deus misericordioso que realiza, através de Jesus, a «visita» aos pobres. Em Jesus se manifesta a força que liberta dos inimigos e do medo, formando um povo santo diante de Deus e justo diante dos homens. Desse modo, manifesta-se a luz que ilumina a condição do povo, abrindo uma história nova, que se encaminha para a Paz, isto é, a plenitude da vida.
.
Ao tempo do Novo Testamento, muitos previram o cumprimento dessas promessas maravilhosas. Simeão “esperava a consolação de Israel” (Lucas 2:25). Ana representava aqueles que “esperavam a redenção de Jerusalém” (Lucas 2:38). José de Arimatéia “esperava o reino de Deus” (Lucas 23:51). Deus tinha preparado pessoas espirituais para o desenvolvimento de seu plano. Suas muitas promessas e a exposição delas pelos profetas despertaram certa expectativa nos corações do seu povo.
.
Os primeiros anúncios de que aquelas grandes promessas estavam sendo cumpridas deram alegria aos que ouviram as notícias. O anjo Gabriel disse a Maria: “Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim” (Lucas 1:32-33). Zacarias, inspirado pelo Espírito Santo, falou como Deus estava cumprindo as promessas que havia feito a Davi e a Abraão (Lucas 1:67-79, especialmente 69,73). João Batista e, mais tarde, Jesus e seus discípulos pregaram: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo” (Marcos 1:15).
.
O Magnificat de Maria, tal como o Benedictus de Zacarias é uma exultação no Espírito Santo. Ela resulta do fato de o Espírito Santo os ter feito compreender que as antigas profecias e as promessas de Deus atingiram a sua realização.
.
Lucas sublinha de modo muito claro que o reconhecimento do Messias e o alcance da sua missão salvadora só pode acontecer aos que têm o Espírito Santo em si. É com este mesmo sentido que Lucas apresenta o canto do velho Simeão no templo. Este ao ver o Menino de Maria, como estava em sintonia com o Espírito Santo, reconheceu naquele recém-nascido o Messias no qual se realizam as antigas profecias e as promessas de Deus.

.

Liturgia Diária - Primeira Leitura





Primeira leitura (2º Samuel 7,1-5.8b-12.14a.16)
Quarta-Feira, 24 de Dezembro de 2008
Pf. do Advento
.
Leitura do Segundo Livro de Samuel:
1Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa e tendo-lhe o Senhor dado a paz, livrando-o de todos os seus inimigos, 2ele disse ao profeta Natã: "Vê: eu resido num palácio de Cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!"3Natã respondeu ao rei: “Vai e faze tudo o que diz o teu coração, pois o Senhor está contigo”.
.
4Mas naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5“Vai dizer ao meu servo Davi: Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirá uma casa para eu habitar? 8bFui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 9Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre quanto o dos homens mais famosos da terra.10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranqüila, livrando-te de todos os teus inimigos. E o Senhor te anuncia que te fará uma casa.
.
12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre".
.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Liturgia Diária - SALMO




Salmo (Salmos 88)
Quarta-Feira, 24 de Dezembro de 2008
Pf. do Advento
.
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade. Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre”. E a vossa lealdade é tão firme quanto os céus.
— Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado.
— Ele, então, me invocará: 'Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!' Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel.
.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Liturgia Diária - Evangelho




Evangelho (Lucas 1,67-79)
Quarta-Feira, 24 de Dezembro de 2008
Pf. do Advento
.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
.
Naquele tempo, 67 Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.
69Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, 70como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, 71para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.
72Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança 73e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, 74que, sem temor e libertos das mãos dos nossos inimigos, nós o sirvamos, 75com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias.
.
76E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, 77anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. 78Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, 79para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz".
.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...